Ler é brincar: uma visão sobre espaços lúdicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Gabriela Santos Paiva da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/24466
Resumo: Analisa a mediação de leitura nos espaços lúdicos e como esta auxilia na formação dos hábitos de leitura de crianças na primeira infância. Demonstra a importância da leitura na primeira infância através de revisão de literatura. Apresenta os espaços lúdicos como agentes incentivadores de leitura e a influência dos brinquedos eletrônicos e outros aparelhos digitais no desenvolvimento infantil. Define mediação de leitura e expõe sua importância nos espaços lúdicos. Caracteriza os espaços lúdicos e as atividades por eles realizadas. Relata que a leitura e o livro são recomendações médicas. Discorre sobre o contexto histórico da mediação de leitura e oralidade. Afirma que introduzir a criança ao livro e aos espaços de leitura é responsabilidade dos pais. Apresenta diversos estudos a respeito de mediação de leitura, espaços lúdicos e dispositivos eletrônicos. Aponta os malefícios no desenvolvimento infantil causados pelo uso de brinquedos e outros dispositivos eletrônicos. Conclui que o livro traz muitos benefícios ao desenvolvimento da criança na primeira infância.
id UFF-2_0b6dcaf33311b1339fe137fbe9648ebb
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/24466
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Ler é brincar: uma visão sobre espaços lúdicosBiblioteconomiaEspaços lúdicosMediação de leituraPrimeira infânciaHábitos de leituraHábito de leituraPrimeira infânciaLúdicoLibrarianshipPlay spacesReading mediationEarly childhoodReading habitsAnalisa a mediação de leitura nos espaços lúdicos e como esta auxilia na formação dos hábitos de leitura de crianças na primeira infância. Demonstra a importância da leitura na primeira infância através de revisão de literatura. Apresenta os espaços lúdicos como agentes incentivadores de leitura e a influência dos brinquedos eletrônicos e outros aparelhos digitais no desenvolvimento infantil. Define mediação de leitura e expõe sua importância nos espaços lúdicos. Caracteriza os espaços lúdicos e as atividades por eles realizadas. Relata que a leitura e o livro são recomendações médicas. Discorre sobre o contexto histórico da mediação de leitura e oralidade. Afirma que introduzir a criança ao livro e aos espaços de leitura é responsabilidade dos pais. Apresenta diversos estudos a respeito de mediação de leitura, espaços lúdicos e dispositivos eletrônicos. Aponta os malefícios no desenvolvimento infantil causados pelo uso de brinquedos e outros dispositivos eletrônicos. Conclui que o livro traz muitos benefícios ao desenvolvimento da criança na primeira infância.It analyzes reading mediation in play spaces and how it assists in the formation of reading habits of children in early childhood. It demonstrates the importance of reading in early childhood through literature review. It presents the play spaces as agents to encourage reading and the influence of electronic toys and other digital devices in child development. Defines mediation of reading and exposes its importance in play spaces. It characterizes the play spaces and the activities performed by them. It reports that reading and the book are medical recommendations. It discusses the historical context of reading mediation and orality. It states that introducing the child to the book and reading spaces is the responsibility of the parents. It presents several studies on reading mediation, play spaces and electronic devices. It points out the harms in child development caused by the use of toys and other electronic devices. It concludes that the book brings many benefits to early childhood development.Universidade Federal FluminenseNiteróiCabral, Rosimere MendesLück, Esther HermesSouza, Elisabete Gonçalves deSilva, Gabriela Santos Paiva da2022-02-02T11:39:58Z2022-02-02T11:39:58Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSilva, Gabriela Santos Paiva da. Ler é brincar: uma visão sobre espaços lúdicos. 2017. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2017.http://app.uff.br/riuff/handle/1/24466Aluno de GraduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-02-02T11:40:02Zoai:app.uff.br:1/24466Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-02-02T11:40:02Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Ler é brincar: uma visão sobre espaços lúdicos
title Ler é brincar: uma visão sobre espaços lúdicos
spellingShingle Ler é brincar: uma visão sobre espaços lúdicos
Silva, Gabriela Santos Paiva da
Biblioteconomia
Espaços lúdicos
Mediação de leitura
Primeira infância
Hábitos de leitura
Hábito de leitura
Primeira infância
Lúdico
Librarianship
Play spaces
Reading mediation
Early childhood
Reading habits
title_short Ler é brincar: uma visão sobre espaços lúdicos
title_full Ler é brincar: uma visão sobre espaços lúdicos
title_fullStr Ler é brincar: uma visão sobre espaços lúdicos
title_full_unstemmed Ler é brincar: uma visão sobre espaços lúdicos
title_sort Ler é brincar: uma visão sobre espaços lúdicos
author Silva, Gabriela Santos Paiva da
author_facet Silva, Gabriela Santos Paiva da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cabral, Rosimere Mendes
Lück, Esther Hermes
Souza, Elisabete Gonçalves de
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Gabriela Santos Paiva da
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioteconomia
Espaços lúdicos
Mediação de leitura
Primeira infância
Hábitos de leitura
Hábito de leitura
Primeira infância
Lúdico
Librarianship
Play spaces
Reading mediation
Early childhood
Reading habits
topic Biblioteconomia
Espaços lúdicos
Mediação de leitura
Primeira infância
Hábitos de leitura
Hábito de leitura
Primeira infância
Lúdico
Librarianship
Play spaces
Reading mediation
Early childhood
Reading habits
description Analisa a mediação de leitura nos espaços lúdicos e como esta auxilia na formação dos hábitos de leitura de crianças na primeira infância. Demonstra a importância da leitura na primeira infância através de revisão de literatura. Apresenta os espaços lúdicos como agentes incentivadores de leitura e a influência dos brinquedos eletrônicos e outros aparelhos digitais no desenvolvimento infantil. Define mediação de leitura e expõe sua importância nos espaços lúdicos. Caracteriza os espaços lúdicos e as atividades por eles realizadas. Relata que a leitura e o livro são recomendações médicas. Discorre sobre o contexto histórico da mediação de leitura e oralidade. Afirma que introduzir a criança ao livro e aos espaços de leitura é responsabilidade dos pais. Apresenta diversos estudos a respeito de mediação de leitura, espaços lúdicos e dispositivos eletrônicos. Aponta os malefícios no desenvolvimento infantil causados pelo uso de brinquedos e outros dispositivos eletrônicos. Conclui que o livro traz muitos benefícios ao desenvolvimento da criança na primeira infância.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2022-02-02T11:39:58Z
2022-02-02T11:39:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Silva, Gabriela Santos Paiva da. Ler é brincar: uma visão sobre espaços lúdicos. 2017. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2017.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/24466
Aluno de Graduação
identifier_str_mv Silva, Gabriela Santos Paiva da. Ler é brincar: uma visão sobre espaços lúdicos. 2017. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2017.
Aluno de Graduação
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/24466
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135485161668608