Ler é brincar: uma visão sobre espaços lúdicos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/24466 |
Resumo: | Analisa a mediação de leitura nos espaços lúdicos e como esta auxilia na formação dos hábitos de leitura de crianças na primeira infância. Demonstra a importância da leitura na primeira infância através de revisão de literatura. Apresenta os espaços lúdicos como agentes incentivadores de leitura e a influência dos brinquedos eletrônicos e outros aparelhos digitais no desenvolvimento infantil. Define mediação de leitura e expõe sua importância nos espaços lúdicos. Caracteriza os espaços lúdicos e as atividades por eles realizadas. Relata que a leitura e o livro são recomendações médicas. Discorre sobre o contexto histórico da mediação de leitura e oralidade. Afirma que introduzir a criança ao livro e aos espaços de leitura é responsabilidade dos pais. Apresenta diversos estudos a respeito de mediação de leitura, espaços lúdicos e dispositivos eletrônicos. Aponta os malefícios no desenvolvimento infantil causados pelo uso de brinquedos e outros dispositivos eletrônicos. Conclui que o livro traz muitos benefícios ao desenvolvimento da criança na primeira infância. |
id |
UFF-2_0b6dcaf33311b1339fe137fbe9648ebb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/24466 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Ler é brincar: uma visão sobre espaços lúdicosBiblioteconomiaEspaços lúdicosMediação de leituraPrimeira infânciaHábitos de leituraHábito de leituraPrimeira infânciaLúdicoLibrarianshipPlay spacesReading mediationEarly childhoodReading habitsAnalisa a mediação de leitura nos espaços lúdicos e como esta auxilia na formação dos hábitos de leitura de crianças na primeira infância. Demonstra a importância da leitura na primeira infância através de revisão de literatura. Apresenta os espaços lúdicos como agentes incentivadores de leitura e a influência dos brinquedos eletrônicos e outros aparelhos digitais no desenvolvimento infantil. Define mediação de leitura e expõe sua importância nos espaços lúdicos. Caracteriza os espaços lúdicos e as atividades por eles realizadas. Relata que a leitura e o livro são recomendações médicas. Discorre sobre o contexto histórico da mediação de leitura e oralidade. Afirma que introduzir a criança ao livro e aos espaços de leitura é responsabilidade dos pais. Apresenta diversos estudos a respeito de mediação de leitura, espaços lúdicos e dispositivos eletrônicos. Aponta os malefícios no desenvolvimento infantil causados pelo uso de brinquedos e outros dispositivos eletrônicos. Conclui que o livro traz muitos benefícios ao desenvolvimento da criança na primeira infância.It analyzes reading mediation in play spaces and how it assists in the formation of reading habits of children in early childhood. It demonstrates the importance of reading in early childhood through literature review. It presents the play spaces as agents to encourage reading and the influence of electronic toys and other digital devices in child development. Defines mediation of reading and exposes its importance in play spaces. It characterizes the play spaces and the activities performed by them. It reports that reading and the book are medical recommendations. It discusses the historical context of reading mediation and orality. It states that introducing the child to the book and reading spaces is the responsibility of the parents. It presents several studies on reading mediation, play spaces and electronic devices. It points out the harms in child development caused by the use of toys and other electronic devices. It concludes that the book brings many benefits to early childhood development.Universidade Federal FluminenseNiteróiCabral, Rosimere MendesLück, Esther HermesSouza, Elisabete Gonçalves deSilva, Gabriela Santos Paiva da2022-02-02T11:39:58Z2022-02-02T11:39:58Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSilva, Gabriela Santos Paiva da. Ler é brincar: uma visão sobre espaços lúdicos. 2017. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2017.http://app.uff.br/riuff/handle/1/24466Aluno de GraduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-02-02T11:40:02Zoai:app.uff.br:1/24466Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:19:18.843763Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ler é brincar: uma visão sobre espaços lúdicos |
title |
Ler é brincar: uma visão sobre espaços lúdicos |
spellingShingle |
Ler é brincar: uma visão sobre espaços lúdicos Silva, Gabriela Santos Paiva da Biblioteconomia Espaços lúdicos Mediação de leitura Primeira infância Hábitos de leitura Hábito de leitura Primeira infância Lúdico Librarianship Play spaces Reading mediation Early childhood Reading habits |
title_short |
Ler é brincar: uma visão sobre espaços lúdicos |
title_full |
Ler é brincar: uma visão sobre espaços lúdicos |
title_fullStr |
Ler é brincar: uma visão sobre espaços lúdicos |
title_full_unstemmed |
Ler é brincar: uma visão sobre espaços lúdicos |
title_sort |
Ler é brincar: uma visão sobre espaços lúdicos |
author |
Silva, Gabriela Santos Paiva da |
author_facet |
Silva, Gabriela Santos Paiva da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cabral, Rosimere Mendes Lück, Esther Hermes Souza, Elisabete Gonçalves de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Gabriela Santos Paiva da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biblioteconomia Espaços lúdicos Mediação de leitura Primeira infância Hábitos de leitura Hábito de leitura Primeira infância Lúdico Librarianship Play spaces Reading mediation Early childhood Reading habits |
topic |
Biblioteconomia Espaços lúdicos Mediação de leitura Primeira infância Hábitos de leitura Hábito de leitura Primeira infância Lúdico Librarianship Play spaces Reading mediation Early childhood Reading habits |
description |
Analisa a mediação de leitura nos espaços lúdicos e como esta auxilia na formação dos hábitos de leitura de crianças na primeira infância. Demonstra a importância da leitura na primeira infância através de revisão de literatura. Apresenta os espaços lúdicos como agentes incentivadores de leitura e a influência dos brinquedos eletrônicos e outros aparelhos digitais no desenvolvimento infantil. Define mediação de leitura e expõe sua importância nos espaços lúdicos. Caracteriza os espaços lúdicos e as atividades por eles realizadas. Relata que a leitura e o livro são recomendações médicas. Discorre sobre o contexto histórico da mediação de leitura e oralidade. Afirma que introduzir a criança ao livro e aos espaços de leitura é responsabilidade dos pais. Apresenta diversos estudos a respeito de mediação de leitura, espaços lúdicos e dispositivos eletrônicos. Aponta os malefícios no desenvolvimento infantil causados pelo uso de brinquedos e outros dispositivos eletrônicos. Conclui que o livro traz muitos benefícios ao desenvolvimento da criança na primeira infância. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2022-02-02T11:39:58Z 2022-02-02T11:39:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Silva, Gabriela Santos Paiva da. Ler é brincar: uma visão sobre espaços lúdicos. 2017. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2017. http://app.uff.br/riuff/handle/1/24466 Aluno de Graduação |
identifier_str_mv |
Silva, Gabriela Santos Paiva da. Ler é brincar: uma visão sobre espaços lúdicos. 2017. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2017. Aluno de Graduação |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/24466 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Fluminense Niterói |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Fluminense Niterói |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823722934304768 |