Mediando o ato de ler: reflexões a partir de Paulo Freire

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Parise Brandalise Dalsotto, Mariana
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Borges da Silveira, João Paulo, Luchese, Terciane Ângela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educa (Porto Velho)
Texto Completo: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6436
Resumo: Discutir o ato de ler e de mediação da leitura, ou seja, a ação de educadores a alguém ou a um grupo em diferentes contextos e possibilidades, é o nosso objetivo com este texto. Não nos referimos apenas à leitura da palavra escrita, mas às leituras de mundo, em relação dialética, entendendo-as como um processo educativo que se constitui de modo permanente ao longo da vida. Nos alicerçamos em nossas experiências acadêmicas e profissionais enquanto educadores e em uma pesquisa bibliográfica para ancorar teoricamente a análise e apresentar um diálogo entre nossos itinerários e os conceitos de leitura e de mediação em Paulo Freire e alguns outros autores. Tomando essas ideias como pressupostos, tivemos a intenção de abordar o ato de ler e a mediação da leitura, indicando a relevância de estar entre ambientes e pessoas que têm a leitura como hábito a fim de potencializar o ser mais e a leitura como ato de liberdade e de cidadania. Com Freire tematizamos o entendimento de leitura – do mundo e da palavra – para depois apresentar reflexões acerca de contribuições freireanas para o ato de ler e sua relação com o aprender, interligando exemplos práticos com o pensamento do educador, frisando a importância da leitura no cotidiano e da mediação, reforçadas pelo contexto pandêmico que vivemos.
id UNIR-3_c2c82e9fc0859c652a3c377f040c6098
oai_identifier_str oai:periodicos.unir.br:article/6436
network_acronym_str UNIR-3
network_name_str Educa (Porto Velho)
repository_id_str
spelling Mediando o ato de ler: reflexões a partir de Paulo FreireMediating the act of reading: reflections from Paulo FreireMediando el acto de leer: reflexiones de Paulo FreireLeitura. Mediação pedagógica. Hábito de leitura.EducaçãoReadingPedagogical mediationReading habitLecturaMediación pedagógicaHábito de lecturaDiscutir o ato de ler e de mediação da leitura, ou seja, a ação de educadores a alguém ou a um grupo em diferentes contextos e possibilidades, é o nosso objetivo com este texto. Não nos referimos apenas à leitura da palavra escrita, mas às leituras de mundo, em relação dialética, entendendo-as como um processo educativo que se constitui de modo permanente ao longo da vida. Nos alicerçamos em nossas experiências acadêmicas e profissionais enquanto educadores e em uma pesquisa bibliográfica para ancorar teoricamente a análise e apresentar um diálogo entre nossos itinerários e os conceitos de leitura e de mediação em Paulo Freire e alguns outros autores. Tomando essas ideias como pressupostos, tivemos a intenção de abordar o ato de ler e a mediação da leitura, indicando a relevância de estar entre ambientes e pessoas que têm a leitura como hábito a fim de potencializar o ser mais e a leitura como ato de liberdade e de cidadania. Com Freire tematizamos o entendimento de leitura – do mundo e da palavra – para depois apresentar reflexões acerca de contribuições freireanas para o ato de ler e sua relação com o aprender, interligando exemplos práticos com o pensamento do educador, frisando a importância da leitura no cotidiano e da mediação, reforçadas pelo contexto pandêmico que vivemos.Our aim in this paper is to discuss the act of reading and the reading mediation act to the other, that is, the action of educators to someone or group in different contexts and possibilities. We are not referring only to the reading of the written word, but to the readings of the world, understanding them as an educational process which is constituted by a permanent way throughout life. We are based on our academic and professional experiences as educators and on bibliographic research to theoretically anchor the analysis and present a dialogue between our itineraries and the concepts of reading and mediation in Paulo Freire and some other authors. Taking these ideas as an assumption, we intended to address the act of reading and the reading mediation, indicating the relevance of being in environments and with people who have reading as a habit, in order to potentialize the being more and the reading as an act of freedom and citizenship. With Freire, we thematized the concept of reading – the world and the word – and then we exposed reflections on Freire's contributions to the act of reading and its relation with learning, relating practical examples to the educator's thinking, stressing the importance of reading in everyday life and the mediation, reinforced by the pandemic context in which we lived. Discutir el acto de leer y la mediación lectora, es decir, la acción de los educadores hacia alguien o un grupo, en diferentes contextos y posibilidades es nuestro objetivo. No nos referimos solamente a la lectura de la palabra escrita, sino también a las lecturas del mundo, en una relación dialéctica, entendiéndolas como un proceso educativo que se constituye de manera permanente, a lo largo de la vida. Nos basamos en nuestras experiencias académicas y profesionales como educadores y en una investigación bibliográfica para anclar teóricamente el análisis y presentar un diálogo entre nuestros itinerarios y los conceptos de lectura y mediación en Paulo Freire y algunos otros autores. Tomando estas ideas como un presupuesto, intentamos abordar el acto de leer y la mediación de la lectura, señalando la relevancia del estar en entornos y con personas que tienen la lectura como hábito para potenciar el ser más y la lectura como acto de libertad y ciudadanía. Con Freire discutimos la comprensión de la lectura – del mundo y de la palabra – y luego presentamos reflexiones sobre las contribuciones de Freire al acto de leer y su relación con el aprendizaje, conectando ejemplos prácticos con el pensamiento del educador, subrayando la importancia de la lectura en la vida cotidiana y la mediación, reforzadas por el contexto pandémico en que vivimos.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2022-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesRevisão de Literaturaapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/643610.26568/2359-2087.2022.6436EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 9 (2022); 1-192359-20872359-208710.26568/educa.v9i0reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6436/336Copyright (c) 2023 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessParise Brandalise Dalsotto, MarianaBorges da Silveira, João PauloLuchese, Terciane Ângela2023-01-21T19:11:37Zoai:periodicos.unir.br:article/6436Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2023-01-21T19:11:37Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false
dc.title.none.fl_str_mv Mediando o ato de ler: reflexões a partir de Paulo Freire
Mediating the act of reading: reflections from Paulo Freire
Mediando el acto de leer: reflexiones de Paulo Freire
title Mediando o ato de ler: reflexões a partir de Paulo Freire
spellingShingle Mediando o ato de ler: reflexões a partir de Paulo Freire
Parise Brandalise Dalsotto, Mariana
Leitura. Mediação pedagógica. Hábito de leitura.
Educação
Reading
Pedagogical mediation
Reading habit
Lectura
Mediación pedagógica
Hábito de lectura
title_short Mediando o ato de ler: reflexões a partir de Paulo Freire
title_full Mediando o ato de ler: reflexões a partir de Paulo Freire
title_fullStr Mediando o ato de ler: reflexões a partir de Paulo Freire
title_full_unstemmed Mediando o ato de ler: reflexões a partir de Paulo Freire
title_sort Mediando o ato de ler: reflexões a partir de Paulo Freire
author Parise Brandalise Dalsotto, Mariana
author_facet Parise Brandalise Dalsotto, Mariana
Borges da Silveira, João Paulo
Luchese, Terciane Ângela
author_role author
author2 Borges da Silveira, João Paulo
Luchese, Terciane Ângela
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Parise Brandalise Dalsotto, Mariana
Borges da Silveira, João Paulo
Luchese, Terciane Ângela
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura. Mediação pedagógica. Hábito de leitura.
Educação
Reading
Pedagogical mediation
Reading habit
Lectura
Mediación pedagógica
Hábito de lectura
topic Leitura. Mediação pedagógica. Hábito de leitura.
Educação
Reading
Pedagogical mediation
Reading habit
Lectura
Mediación pedagógica
Hábito de lectura
description Discutir o ato de ler e de mediação da leitura, ou seja, a ação de educadores a alguém ou a um grupo em diferentes contextos e possibilidades, é o nosso objetivo com este texto. Não nos referimos apenas à leitura da palavra escrita, mas às leituras de mundo, em relação dialética, entendendo-as como um processo educativo que se constitui de modo permanente ao longo da vida. Nos alicerçamos em nossas experiências acadêmicas e profissionais enquanto educadores e em uma pesquisa bibliográfica para ancorar teoricamente a análise e apresentar um diálogo entre nossos itinerários e os conceitos de leitura e de mediação em Paulo Freire e alguns outros autores. Tomando essas ideias como pressupostos, tivemos a intenção de abordar o ato de ler e a mediação da leitura, indicando a relevância de estar entre ambientes e pessoas que têm a leitura como hábito a fim de potencializar o ser mais e a leitura como ato de liberdade e de cidadania. Com Freire tematizamos o entendimento de leitura – do mundo e da palavra – para depois apresentar reflexões acerca de contribuições freireanas para o ato de ler e sua relação com o aprender, interligando exemplos práticos com o pensamento do educador, frisando a importância da leitura no cotidiano e da mediação, reforçadas pelo contexto pandêmico que vivemos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Revisão de Literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6436
10.26568/2359-2087.2022.6436
url https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6436
identifier_str_mv 10.26568/2359-2087.2022.6436
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6436/336
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
dc.source.none.fl_str_mv EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 9 (2022); 1-19
2359-2087
2359-2087
10.26568/educa.v9i0
reponame:Educa (Porto Velho)
instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron:UNIR
instname_str Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron_str UNIR
institution UNIR
reponame_str Educa (Porto Velho)
collection Educa (Porto Velho)
repository.name.fl_str_mv Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
repository.mail.fl_str_mv revistaeduca@unir.br || dti@unir.br
_version_ 1797174541463584768