Mediando o ato de ler: reflexões a partir de Paulo Freire
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educa (Porto Velho) |
Texto Completo: | https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6436 |
Resumo: | Discutir o ato de ler e de mediação da leitura, ou seja, a ação de educadores a alguém ou a um grupo em diferentes contextos e possibilidades, é o nosso objetivo com este texto. Não nos referimos apenas à leitura da palavra escrita, mas às leituras de mundo, em relação dialética, entendendo-as como um processo educativo que se constitui de modo permanente ao longo da vida. Nos alicerçamos em nossas experiências acadêmicas e profissionais enquanto educadores e em uma pesquisa bibliográfica para ancorar teoricamente a análise e apresentar um diálogo entre nossos itinerários e os conceitos de leitura e de mediação em Paulo Freire e alguns outros autores. Tomando essas ideias como pressupostos, tivemos a intenção de abordar o ato de ler e a mediação da leitura, indicando a relevância de estar entre ambientes e pessoas que têm a leitura como hábito a fim de potencializar o ser mais e a leitura como ato de liberdade e de cidadania. Com Freire tematizamos o entendimento de leitura – do mundo e da palavra – para depois apresentar reflexões acerca de contribuições freireanas para o ato de ler e sua relação com o aprender, interligando exemplos práticos com o pensamento do educador, frisando a importância da leitura no cotidiano e da mediação, reforçadas pelo contexto pandêmico que vivemos. |
id |
UNIR-3_c2c82e9fc0859c652a3c377f040c6098 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.unir.br:article/6436 |
network_acronym_str |
UNIR-3 |
network_name_str |
Educa (Porto Velho) |
repository_id_str |
|
spelling |
Mediando o ato de ler: reflexões a partir de Paulo FreireMediating the act of reading: reflections from Paulo FreireMediando el acto de leer: reflexiones de Paulo FreireLeitura. Mediação pedagógica. Hábito de leitura.EducaçãoReadingPedagogical mediationReading habitLecturaMediación pedagógicaHábito de lecturaDiscutir o ato de ler e de mediação da leitura, ou seja, a ação de educadores a alguém ou a um grupo em diferentes contextos e possibilidades, é o nosso objetivo com este texto. Não nos referimos apenas à leitura da palavra escrita, mas às leituras de mundo, em relação dialética, entendendo-as como um processo educativo que se constitui de modo permanente ao longo da vida. Nos alicerçamos em nossas experiências acadêmicas e profissionais enquanto educadores e em uma pesquisa bibliográfica para ancorar teoricamente a análise e apresentar um diálogo entre nossos itinerários e os conceitos de leitura e de mediação em Paulo Freire e alguns outros autores. Tomando essas ideias como pressupostos, tivemos a intenção de abordar o ato de ler e a mediação da leitura, indicando a relevância de estar entre ambientes e pessoas que têm a leitura como hábito a fim de potencializar o ser mais e a leitura como ato de liberdade e de cidadania. Com Freire tematizamos o entendimento de leitura – do mundo e da palavra – para depois apresentar reflexões acerca de contribuições freireanas para o ato de ler e sua relação com o aprender, interligando exemplos práticos com o pensamento do educador, frisando a importância da leitura no cotidiano e da mediação, reforçadas pelo contexto pandêmico que vivemos.Our aim in this paper is to discuss the act of reading and the reading mediation act to the other, that is, the action of educators to someone or group in different contexts and possibilities. We are not referring only to the reading of the written word, but to the readings of the world, understanding them as an educational process which is constituted by a permanent way throughout life. We are based on our academic and professional experiences as educators and on bibliographic research to theoretically anchor the analysis and present a dialogue between our itineraries and the concepts of reading and mediation in Paulo Freire and some other authors. Taking these ideas as an assumption, we intended to address the act of reading and the reading mediation, indicating the relevance of being in environments and with people who have reading as a habit, in order to potentialize the being more and the reading as an act of freedom and citizenship. With Freire, we thematized the concept of reading – the world and the word – and then we exposed reflections on Freire's contributions to the act of reading and its relation with learning, relating practical examples to the educator's thinking, stressing the importance of reading in everyday life and the mediation, reinforced by the pandemic context in which we lived. Discutir el acto de leer y la mediación lectora, es decir, la acción de los educadores hacia alguien o un grupo, en diferentes contextos y posibilidades es nuestro objetivo. No nos referimos solamente a la lectura de la palabra escrita, sino también a las lecturas del mundo, en una relación dialéctica, entendiéndolas como un proceso educativo que se constituye de manera permanente, a lo largo de la vida. Nos basamos en nuestras experiencias académicas y profesionales como educadores y en una investigación bibliográfica para anclar teóricamente el análisis y presentar un diálogo entre nuestros itinerarios y los conceptos de lectura y mediación en Paulo Freire y algunos otros autores. Tomando estas ideas como un presupuesto, intentamos abordar el acto de leer y la mediación de la lectura, señalando la relevancia del estar en entornos y con personas que tienen la lectura como hábito para potenciar el ser más y la lectura como acto de libertad y ciudadanía. Con Freire discutimos la comprensión de la lectura – del mundo y de la palabra – y luego presentamos reflexiones sobre las contribuciones de Freire al acto de leer y su relación con el aprendizaje, conectando ejemplos prácticos con el pensamiento del educador, subrayando la importancia de la lectura en la vida cotidiana y la mediación, reforzadas por el contexto pandémico en que vivimos.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2022-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesRevisão de Literaturaapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/643610.26568/2359-2087.2022.6436EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 9 (2022); 1-192359-20872359-208710.26568/educa.v9i0reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6436/336Copyright (c) 2023 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessParise Brandalise Dalsotto, MarianaBorges da Silveira, João PauloLuchese, Terciane Ângela2023-01-21T19:11:37Zoai:periodicos.unir.br:article/6436Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2023-01-21T19:11:37Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mediando o ato de ler: reflexões a partir de Paulo Freire Mediating the act of reading: reflections from Paulo Freire Mediando el acto de leer: reflexiones de Paulo Freire |
title |
Mediando o ato de ler: reflexões a partir de Paulo Freire |
spellingShingle |
Mediando o ato de ler: reflexões a partir de Paulo Freire Parise Brandalise Dalsotto, Mariana Leitura. Mediação pedagógica. Hábito de leitura. Educação Reading Pedagogical mediation Reading habit Lectura Mediación pedagógica Hábito de lectura |
title_short |
Mediando o ato de ler: reflexões a partir de Paulo Freire |
title_full |
Mediando o ato de ler: reflexões a partir de Paulo Freire |
title_fullStr |
Mediando o ato de ler: reflexões a partir de Paulo Freire |
title_full_unstemmed |
Mediando o ato de ler: reflexões a partir de Paulo Freire |
title_sort |
Mediando o ato de ler: reflexões a partir de Paulo Freire |
author |
Parise Brandalise Dalsotto, Mariana |
author_facet |
Parise Brandalise Dalsotto, Mariana Borges da Silveira, João Paulo Luchese, Terciane Ângela |
author_role |
author |
author2 |
Borges da Silveira, João Paulo Luchese, Terciane Ângela |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Parise Brandalise Dalsotto, Mariana Borges da Silveira, João Paulo Luchese, Terciane Ângela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura. Mediação pedagógica. Hábito de leitura. Educação Reading Pedagogical mediation Reading habit Lectura Mediación pedagógica Hábito de lectura |
topic |
Leitura. Mediação pedagógica. Hábito de leitura. Educação Reading Pedagogical mediation Reading habit Lectura Mediación pedagógica Hábito de lectura |
description |
Discutir o ato de ler e de mediação da leitura, ou seja, a ação de educadores a alguém ou a um grupo em diferentes contextos e possibilidades, é o nosso objetivo com este texto. Não nos referimos apenas à leitura da palavra escrita, mas às leituras de mundo, em relação dialética, entendendo-as como um processo educativo que se constitui de modo permanente ao longo da vida. Nos alicerçamos em nossas experiências acadêmicas e profissionais enquanto educadores e em uma pesquisa bibliográfica para ancorar teoricamente a análise e apresentar um diálogo entre nossos itinerários e os conceitos de leitura e de mediação em Paulo Freire e alguns outros autores. Tomando essas ideias como pressupostos, tivemos a intenção de abordar o ato de ler e a mediação da leitura, indicando a relevância de estar entre ambientes e pessoas que têm a leitura como hábito a fim de potencializar o ser mais e a leitura como ato de liberdade e de cidadania. Com Freire tematizamos o entendimento de leitura – do mundo e da palavra – para depois apresentar reflexões acerca de contribuições freireanas para o ato de ler e sua relação com o aprender, interligando exemplos práticos com o pensamento do educador, frisando a importância da leitura no cotidiano e da mediação, reforçadas pelo contexto pandêmico que vivemos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Revisão de Literatura |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6436 10.26568/2359-2087.2022.6436 |
url |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6436 |
identifier_str_mv |
10.26568/2359-2087.2022.6436 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6436/336 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 9 (2022); 1-19 2359-2087 2359-2087 10.26568/educa.v9i0 reponame:Educa (Porto Velho) instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR) instacron:UNIR |
instname_str |
Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
instacron_str |
UNIR |
institution |
UNIR |
reponame_str |
Educa (Porto Velho) |
collection |
Educa (Porto Velho) |
repository.name.fl_str_mv |
Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaeduca@unir.br || dti@unir.br |
_version_ |
1797174541463584768 |