O empresariado e a agenda automotiva: programa Rota 2030: mobilidade e logística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Tamara Anita Alves Lima
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/29270
Resumo: A presente pesquisa visa compreender, a partir do Programa Rota 2030 — Mobilidade e Logística, como o empresariado industrial automotivo utiliza da sua habilidade social para influenciar e exercer poder sobre os processos decisórios no executivo e legislativo. Por entender que o empresariado foi responsável por influenciar a elaboração das últimas políticas industriais setoriais, parte-se da apresentação do histórico da indústria automotiva brasileira e das políticas públicas que a impactam para subsidiar a análise sobre a atuação do empresariado automotivo na elaboração do Rota 2030. A partir de um levantamento bibliográfico e documental, com entrevistas, busca-se testar a hipótese de que a construção do Programa Rota 2030 visou atender a interesses privados. Como principal resultado, a análise do Programa Rota 2030, evidencia como atores corporativos e individuais ligados ao setor têm utilizado de sua habilidade social para pressionar e influenciar executivo e legislativo na elaboração de leis para o setor automotivo que atendam suas demandas de prorrogação de incentivos fiscais mesmo em momentos de redução dos gastos públicos.
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spelling O empresariado e a agenda automotiva: programa Rota 2030: mobilidade e logísticaAnfaveaInovar-AutoPolítica industrialRota 2030Indústria automobilísticaEmpresário industrialAnfaveaInovar-AutoIndustrial PolicyRota 2030A presente pesquisa visa compreender, a partir do Programa Rota 2030 — Mobilidade e Logística, como o empresariado industrial automotivo utiliza da sua habilidade social para influenciar e exercer poder sobre os processos decisórios no executivo e legislativo. Por entender que o empresariado foi responsável por influenciar a elaboração das últimas políticas industriais setoriais, parte-se da apresentação do histórico da indústria automotiva brasileira e das políticas públicas que a impactam para subsidiar a análise sobre a atuação do empresariado automotivo na elaboração do Rota 2030. A partir de um levantamento bibliográfico e documental, com entrevistas, busca-se testar a hipótese de que a construção do Programa Rota 2030 visou atender a interesses privados. Como principal resultado, a análise do Programa Rota 2030, evidencia como atores corporativos e individuais ligados ao setor têm utilizado de sua habilidade social para pressionar e influenciar executivo e legislativo na elaboração de leis para o setor automotivo que atendam suas demandas de prorrogação de incentivos fiscais mesmo em momentos de redução dos gastos públicos.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior ( CAPES )The presente research aims to understand, based on the Rota 2030 Program - Mobility and Logistics, how the automotive industrial business community uses its social skills to influence and exercise power over decision-making processes in the executive and legislative branches. Understanding that business Community was responsible for influencing the elaboration of the last sectorial industrial policies, the presentation of the history of the Brazilian automotive industry and the public policies that impact it are used to support the analysis of the automotive business community's role in the elaboration of Rota 2030. Based on a bibliographic and documentar survey, along with interviews, the intent is to test the hypothesis that the construction of the Rota 2030 Program aimed to serve private interests. As a main result, the analysis of the Rota 2030 Program shows how corporate and individual actors linked to the sector have used their social skills to pressure and influence the executive and legislative branches in the elaboration of laws for the automotive sector that meet their demands for the extension of tax incentives even in times of reduced public spending.98 p.Lima, Raphael Jonathas da CostaCarvalho, Lucas CorreiaDulci, João AssisMarques, Tamara Anita Alves Lima2023-07-05T12:56:33Z2023-07-05T12:56:33Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMARQUES, Tamara Anita Alves Lima. O empresariado e a agenda automotiva: programa Rota 2030: mobilidade e logística. 2023. 98 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.http://app.uff.br/riuff/handle/1/29270http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-07-05T12:56:38Zoai:app.uff.br:1/29270Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:15:24.806815Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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