Contribuição dos jogos na compreensão de conceitos matemáticos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/31192 http://dx.doi.org/10.26512/2017.06.D.31192 |
Resumo: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2017. |
id |
UNB_99717acda87ca8d318af4e606ffed077 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/31192 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Contribuição dos jogos na compreensão de conceitos matemáticosJogos educativos - matemáticaTeoria dos grafosSocioeducaçãoMatemática - estudo e ensinoMatemática (Ensino médio)Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2017.A teoria dos Grafos é um campo da Matemática que surgiu no século XVIII e que vem se desenvolvendo muito desde então. Tem aplicações notáveis em diversas áreas, tais como Lógica, Biologia, Análise Combinatória, Programação Computacional e Química. É ainda, de uma forma geral, uma ferramenta muito útil no estudo de relações, na construção de algoritmos e na análise de viabilidade de certas situações. Esse trabalho tem como objetivo mostrar como a Teoria dos Grafos pode ser usada como ferramenta para auxiliar no ensino da Matemática a Nível Médio. Para isso, será exposto como essa teoria se encaixa em alguns conteúdos específicos previstos no currículo de cada um dos três anos do Ensino Médio.Graph theory is a field of Mathematics which first emerged in the 17th century and has been developed ever since. Such theory has outstanding applications in many other areas, such as Logic, Biology, Combinatories, Computer Programming and Chemistry. It also is, generally speaking, a very useful tool in studying relations, building algorithms and analysing the viability of certain situations. The work has the purpose of showing that Graph Theory can be used as an auxiliary tool in the teaching of mathematics at the high school level. We will show how the subject fits in some of the topics covered in the standard curriculum for each of the three years of the brazilian high school.Instituto de Ciências Exatas (IE)Departamento de Matemática (IE MAT)Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Mestrado ProfissionalBastos Júnior, Raimundo de AraújoTorres, Thiago Henrique Santos2018-02-08T18:49:10Z2018-02-08T18:49:10Z2018-02-082017-06-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfTORRES, Thiago Henrique Santos. Contribuição dos jogos na compreensão de conceitos matemáticos. 2017. viii, 90 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.http://repositorio.unb.br/handle/10482/31192http://dx.doi.org/10.26512/2017.06.D.31192A concessão da licença desta coleção refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-09-24T20:53:35Zoai:repositorio.unb.br:10482/31192Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-09-24T20:53:35Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contribuição dos jogos na compreensão de conceitos matemáticos |
title |
Contribuição dos jogos na compreensão de conceitos matemáticos |
spellingShingle |
Contribuição dos jogos na compreensão de conceitos matemáticos Torres, Thiago Henrique Santos Jogos educativos - matemática Teoria dos grafos Socioeducação Matemática - estudo e ensino Matemática (Ensino médio) |
title_short |
Contribuição dos jogos na compreensão de conceitos matemáticos |
title_full |
Contribuição dos jogos na compreensão de conceitos matemáticos |
title_fullStr |
Contribuição dos jogos na compreensão de conceitos matemáticos |
title_full_unstemmed |
Contribuição dos jogos na compreensão de conceitos matemáticos |
title_sort |
Contribuição dos jogos na compreensão de conceitos matemáticos |
author |
Torres, Thiago Henrique Santos |
author_facet |
Torres, Thiago Henrique Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bastos Júnior, Raimundo de Araújo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Torres, Thiago Henrique Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos educativos - matemática Teoria dos grafos Socioeducação Matemática - estudo e ensino Matemática (Ensino médio) |
topic |
Jogos educativos - matemática Teoria dos grafos Socioeducação Matemática - estudo e ensino Matemática (Ensino médio) |
description |
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2017. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06-14 2018-02-08T18:49:10Z 2018-02-08T18:49:10Z 2018-02-08 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
TORRES, Thiago Henrique Santos. Contribuição dos jogos na compreensão de conceitos matemáticos. 2017. viii, 90 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. http://repositorio.unb.br/handle/10482/31192 http://dx.doi.org/10.26512/2017.06.D.31192 |
identifier_str_mv |
TORRES, Thiago Henrique Santos. Contribuição dos jogos na compreensão de conceitos matemáticos. 2017. viii, 90 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/31192 http://dx.doi.org/10.26512/2017.06.D.31192 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508370323832832 |