Memória de uma escola de trabalhadores que fizeram história : estudos sobre o CADTS - Centro de Apoio e Desenvolvimento Técnico Social (1984-2008)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/16220 |
Resumo: | Entre os anos de 1984 e 2008 funcionou no município de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, o Centro de Apoio e Desenvolvimento Técnico Social (CADTS). Trata-se de uma escola com origem no interior de uma fábrica no Rio de Janeiro, na qual trabalhadores assumiram a responsabilidade e o protagonismo de suas próprias formações. A pesquisa teve como objetivo principal refletir sobre as relações entre educação, trabalho, política, sentidos e possibilidades para sujeitos jovens e adultos do tempo presente, tomando como campo de análise a educação popular através da experiência do CADTS. As perguntas que nortearam a construção do trabalho foram: Que elementos podemos extrair da relação entre a proposta de uma formação crítica e emancipatória oriunda da educação popular e de uma crítica sobre o papel do trabalho na sociedade contemporânea? Quais os princípios e elementos que fundamentam as propostas de formação de uma escola de trabalhadores? Qual a efetividade prática na experiência de sujeitos que por lá passaram? Sendo uma pesquisa qualitativa, dados foram produzidos a partir de análise de documentos de fontes primárias e secundárias e entrevistas com monitores, alunos e membros da equipe de trabalho da escola. Por ser ainda pouco conhecida, foi dedicada uma parte da pesquisa ao resgate histórico da experiência, a qual ocorreu em paralelo aos rumos da educação profissional do país, sempre se adequando aos desafios sociais e conjunturais que se apresentavam, mas sem perder sua identidade e compromisso com outro modelo de sociedade. Além do resgate histórico foi realizada uma análise da experiência em si, considerando memórias de sujeitos que passaram pela escola e relatos obtidos nos documentos. Com uma lógica de gestão democrática, pautada na horizontalidade e solidariedade das relações, o CADTS construiu uma experiência de educação cuja efetividade está na integralidade da relação educação, trabalho e política |
id |
UFF-2_122f8ae05cfae2ffdb5c735bd66dc8cd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/16220 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Memória de uma escola de trabalhadores que fizeram história : estudos sobre o CADTS - Centro de Apoio e Desenvolvimento Técnico Social (1984-2008)CADTSEscola de trabalhadoresEducação popularEJAEscolaTrabalhoEducação popularEducação de adultosCADTSSchool of workersPopular educationYouth and Adult EducationEntre os anos de 1984 e 2008 funcionou no município de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, o Centro de Apoio e Desenvolvimento Técnico Social (CADTS). Trata-se de uma escola com origem no interior de uma fábrica no Rio de Janeiro, na qual trabalhadores assumiram a responsabilidade e o protagonismo de suas próprias formações. A pesquisa teve como objetivo principal refletir sobre as relações entre educação, trabalho, política, sentidos e possibilidades para sujeitos jovens e adultos do tempo presente, tomando como campo de análise a educação popular através da experiência do CADTS. As perguntas que nortearam a construção do trabalho foram: Que elementos podemos extrair da relação entre a proposta de uma formação crítica e emancipatória oriunda da educação popular e de uma crítica sobre o papel do trabalho na sociedade contemporânea? Quais os princípios e elementos que fundamentam as propostas de formação de uma escola de trabalhadores? Qual a efetividade prática na experiência de sujeitos que por lá passaram? Sendo uma pesquisa qualitativa, dados foram produzidos a partir de análise de documentos de fontes primárias e secundárias e entrevistas com monitores, alunos e membros da equipe de trabalho da escola. Por ser ainda pouco conhecida, foi dedicada uma parte da pesquisa ao resgate histórico da experiência, a qual ocorreu em paralelo aos rumos da educação profissional do país, sempre se adequando aos desafios sociais e conjunturais que se apresentavam, mas sem perder sua identidade e compromisso com outro modelo de sociedade. Além do resgate histórico foi realizada uma análise da experiência em si, considerando memórias de sujeitos que passaram pela escola e relatos obtidos nos documentos. Com uma lógica de gestão democrática, pautada na horizontalidade e solidariedade das relações, o CADTS construiu uma experiência de educação cuja efetividade está na integralidade da relação educação, trabalho e políticaCAPESBetween 1984 and 2008, the Center for Support and Social Technical Development (CADTS) worked in the municipality of São João de Meriti, in the region of Baixada Fluminense. It is a school that originated inside a factory in Rio de Janeiro, in which workers assumed the responsibility and protagonism of their own formations. The main objective of the research was to reflect on the relationship between education, work, politics, senses and possibilities for youth and adult of the present time, taking as a field of analysis popular education through CADTS experience. The questions that guided the construction of the work were: What elements can we draw from the relation between the proposal of a critical and emancipatory formation coming from popular education and from a critique about the role of work in contemporary society? What are the principles and elements that underpin the proposals for the formation of a workers' school? What is the practical effectiveness in the experience of subjects who have been there? Being a qualitative research, data were produced from analysis of primary and secondary source documents and interviews with monitors, students, and school staff members. As it is still little known, part of the research was devoted to the historical rescue of the experience, which occurred in parallel with the directions of professional education in the country, always adapting to the social and conjunctural challenges that faced, but without losing their identity and commitment with another model of society. In addition to the historical rescue, an analysis of the experience was carried out, considering the memories of subjects who passed through the school and reports obtained in the documents. With a logic of democratic management, based on the horizontality and solidarity of relationships, CADTS has built an education experience whose effectiveness is in the integrality of the relation education, work and politics289 f.Fávero, OsmarCarrano, Paulo César RodriguesJulião, Elionaldo FernandesFrigotto, GaudêncioIreland, Timothy DenisSilva, Alessandra Nicodemos Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/5930015958459593http://lattes.cnpq.br/8036529328259644http://lattes.cnpq.br/8036529328259644http://lattes.cnpq.br/9106017105325057http://lattes.cnpq.br/8517681757007026http://lattes.cnpq.br/4535332644982596http://lattes.cnpq.br/5935627249778242http://lattes.cnpq.br/0557589488604397Baptista, Anderson José Lisboa2020-12-07T18:16:45Z2020-12-07T18:16:45Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfBAPTISTA, Anderson José Lisboa. 2018. 289 f. Memória de uma escola de trabalhadores que fizeram história: estudos sobre o CADTS - Centro de Apoio e Desenvolvimento Técnico Social (1984-2008). Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.https://app.uff.br/riuff/handle/1/16220http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-29T20:12:29Zoai:app.uff.br:1/16220Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:04:44.714893Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Memória de uma escola de trabalhadores que fizeram história : estudos sobre o CADTS - Centro de Apoio e Desenvolvimento Técnico Social (1984-2008) |
title |
Memória de uma escola de trabalhadores que fizeram história : estudos sobre o CADTS - Centro de Apoio e Desenvolvimento Técnico Social (1984-2008) |
spellingShingle |
Memória de uma escola de trabalhadores que fizeram história : estudos sobre o CADTS - Centro de Apoio e Desenvolvimento Técnico Social (1984-2008) Baptista, Anderson José Lisboa CADTS Escola de trabalhadores Educação popular EJA Escola Trabalho Educação popular Educação de adultos CADTS School of workers Popular education Youth and Adult Education |
title_short |
Memória de uma escola de trabalhadores que fizeram história : estudos sobre o CADTS - Centro de Apoio e Desenvolvimento Técnico Social (1984-2008) |
title_full |
Memória de uma escola de trabalhadores que fizeram história : estudos sobre o CADTS - Centro de Apoio e Desenvolvimento Técnico Social (1984-2008) |
title_fullStr |
Memória de uma escola de trabalhadores que fizeram história : estudos sobre o CADTS - Centro de Apoio e Desenvolvimento Técnico Social (1984-2008) |
title_full_unstemmed |
Memória de uma escola de trabalhadores que fizeram história : estudos sobre o CADTS - Centro de Apoio e Desenvolvimento Técnico Social (1984-2008) |
title_sort |
Memória de uma escola de trabalhadores que fizeram história : estudos sobre o CADTS - Centro de Apoio e Desenvolvimento Técnico Social (1984-2008) |
author |
Baptista, Anderson José Lisboa |
author_facet |
Baptista, Anderson José Lisboa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fávero, Osmar Carrano, Paulo César Rodrigues Julião, Elionaldo Fernandes Frigotto, Gaudêncio Ireland, Timothy Denis Silva, Alessandra Nicodemos Oliveira http://lattes.cnpq.br/5930015958459593 http://lattes.cnpq.br/8036529328259644 http://lattes.cnpq.br/8036529328259644 http://lattes.cnpq.br/9106017105325057 http://lattes.cnpq.br/8517681757007026 http://lattes.cnpq.br/4535332644982596 http://lattes.cnpq.br/5935627249778242 http://lattes.cnpq.br/0557589488604397 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Baptista, Anderson José Lisboa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CADTS Escola de trabalhadores Educação popular EJA Escola Trabalho Educação popular Educação de adultos CADTS School of workers Popular education Youth and Adult Education |
topic |
CADTS Escola de trabalhadores Educação popular EJA Escola Trabalho Educação popular Educação de adultos CADTS School of workers Popular education Youth and Adult Education |
description |
Entre os anos de 1984 e 2008 funcionou no município de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, o Centro de Apoio e Desenvolvimento Técnico Social (CADTS). Trata-se de uma escola com origem no interior de uma fábrica no Rio de Janeiro, na qual trabalhadores assumiram a responsabilidade e o protagonismo de suas próprias formações. A pesquisa teve como objetivo principal refletir sobre as relações entre educação, trabalho, política, sentidos e possibilidades para sujeitos jovens e adultos do tempo presente, tomando como campo de análise a educação popular através da experiência do CADTS. As perguntas que nortearam a construção do trabalho foram: Que elementos podemos extrair da relação entre a proposta de uma formação crítica e emancipatória oriunda da educação popular e de uma crítica sobre o papel do trabalho na sociedade contemporânea? Quais os princípios e elementos que fundamentam as propostas de formação de uma escola de trabalhadores? Qual a efetividade prática na experiência de sujeitos que por lá passaram? Sendo uma pesquisa qualitativa, dados foram produzidos a partir de análise de documentos de fontes primárias e secundárias e entrevistas com monitores, alunos e membros da equipe de trabalho da escola. Por ser ainda pouco conhecida, foi dedicada uma parte da pesquisa ao resgate histórico da experiência, a qual ocorreu em paralelo aos rumos da educação profissional do país, sempre se adequando aos desafios sociais e conjunturais que se apresentavam, mas sem perder sua identidade e compromisso com outro modelo de sociedade. Além do resgate histórico foi realizada uma análise da experiência em si, considerando memórias de sujeitos que passaram pela escola e relatos obtidos nos documentos. Com uma lógica de gestão democrática, pautada na horizontalidade e solidariedade das relações, o CADTS construiu uma experiência de educação cuja efetividade está na integralidade da relação educação, trabalho e política |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2020-12-07T18:16:45Z 2020-12-07T18:16:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BAPTISTA, Anderson José Lisboa. 2018. 289 f. Memória de uma escola de trabalhadores que fizeram história: estudos sobre o CADTS - Centro de Apoio e Desenvolvimento Técnico Social (1984-2008). Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018. https://app.uff.br/riuff/handle/1/16220 |
identifier_str_mv |
BAPTISTA, Anderson José Lisboa. 2018. 289 f. Memória de uma escola de trabalhadores que fizeram história: estudos sobre o CADTS - Centro de Apoio e Desenvolvimento Técnico Social (1984-2008). Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018. |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/16220 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823653803786240 |