Famílias e questão social: os dilemas da medida socioeducativa em meio fechado no CRIAAD/Campos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/22531 |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso tem como principal objetivo pensar a realidade das famílias e dos adolescentes que estão em cumprimento de medida socioeducativa no Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (CRIAAD/Campos), a partir de análises das expressões da questão social materializadas na vida dos mesmos. Como fontes este trabalho parte da pesquisa qualitativa, bibliográfica e documental, a fim de traçar uma abordagem histórica e teórica que permitisse compreender a realidade dos adolescentes/jovens, suas famílias e o Estado como responsável pelas políticas sociais e públicas. Através da experiência do estágio curricular em Serviço Social, foi possível verificar que os adolescentes/jovens e suas famílias que se apresentam no CRIAAD/Campos, são atingidos pela desigualdade de classes, presente no sistema capitalista, vivenciando em seu cotidiano, situações precárias de vida e falta de acesso aos direitos sociais, com políticas sociais e públicas insuficientes, inadequadas e fragmentadas. Além disso, compreendeu-se que as medidas socioeducativas, na prática, ainda se têm apresentado como estratégia de encarceramento dos adolescentes e jovens, pautadas na lógica punitiva e repressiva do Estado capitalista. |
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Famílias e questão social: os dilemas da medida socioeducativa em meio fechado no CRIAAD/CamposQuestão socialMedidas socioeducativasFamíliasAdolescentes em conflito com a leiAdolescente institucionalizadoInstituição penalFamíliaServiço socialPrática profissionalSocial issueEducational measuresFamiliesAdolescents in conflict with the lawO presente trabalho de conclusão de curso tem como principal objetivo pensar a realidade das famílias e dos adolescentes que estão em cumprimento de medida socioeducativa no Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (CRIAAD/Campos), a partir de análises das expressões da questão social materializadas na vida dos mesmos. Como fontes este trabalho parte da pesquisa qualitativa, bibliográfica e documental, a fim de traçar uma abordagem histórica e teórica que permitisse compreender a realidade dos adolescentes/jovens, suas famílias e o Estado como responsável pelas políticas sociais e públicas. Através da experiência do estágio curricular em Serviço Social, foi possível verificar que os adolescentes/jovens e suas famílias que se apresentam no CRIAAD/Campos, são atingidos pela desigualdade de classes, presente no sistema capitalista, vivenciando em seu cotidiano, situações precárias de vida e falta de acesso aos direitos sociais, com políticas sociais e públicas insuficientes, inadequadas e fragmentadas. Além disso, compreendeu-se que as medidas socioeducativas, na prática, ainda se têm apresentado como estratégia de encarceramento dos adolescentes e jovens, pautadas na lógica punitiva e repressiva do Estado capitalista.The main objective of this course conclusion work is to think about the reality of families and adolescents who are in compliance with a socio-educational measure at the Center for Integrated Resources for Adolescent Care (CRIAAD / Campos), based on analyzes of the expressions of the social issue materialized in their lives. As sources this work starts from qualitative, bibliographic and documentary research, in order to outline a historical and theoretical approach that would allow understanding the reality of adolescents / young people, their families and the State as responsible for social and public policies. Through the experience of the curricular internship in Social Work, it was possible to verify that the adolescents / young people and their families that present themselves at CRIAAD / Campos, are affected by the inequality of classes, present in the capitalist system, experiencing in their daily lives, precarious situations of life and lack of access to social rights, with insufficient, inadequate and fragmented social and public policies. In addition, it was understood that socio-educational measures in practice have still been presented as a strategy for the incarceration of adolescents and young people, based on the punitive and repressive logic of the capitalist StateBarreto, Ketnen Rose MedeirosBarreto, Ketnen Rose MedeirosCoelho, Maria Clélia PintoMoraes, Carlos Antônio de SouzaMuniz, Taíany Pereira2021-07-12T13:33:33Z2021-07-12T13:33:33Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMUNIZ, Taíany Pereira. Famílias e questão social: os dilemas da medida soicoeducativa em meio fechado no CRIAAD/Campos. 2021. Trabalho de Conclusão Curso (Bacharelado em Serviço Social) - Universidade Federal Fluminense, Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, Campos dos Goytacazes, 2021.https://app.uff.br/riuff/handle/1/22531Aluno de GraduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-03T20:46:31Zoai:app.uff.br:1/22531Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-09-03T20:46:31Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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