Tópicos de óptica para o Curso Normal por meio de uma sequência didática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Carlos José Sá da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/22244
http://dx.doi.org/10.22409/PROFIS.2021.mp.08463038760
Resumo: Este trabalho apresenta uma sequência didática para que os professores de física possam lecionar o conteúdo de óptica no Curso Normal a nível médio do estado do Rio de Janeiro. Os tópicos abordados estão em consonância com o currículo proposto para o Curso Normal, como também com a nova Base Nacional Comum Curricular do ensino fundamental, haja vista que os futuros professores trabalharão conteúdos de ciências nas séries iniciais do ensino fundamental. A sequência didática proposta traz aspectos da óptica física e da óptica geométrica por meio de experimentos de baixo custo, alicerçados na teoria da aprendizagem significativa e nos 3 momentos pedagógicos, onde a dialogicidade entre professor e aluno é peça chave no desenvolvimento das atividades propostas. Durante a sequência os alunos são convidados a conhecer o mundo da luz através das práticas experimentais, tão importantes para o desenvolvimento da ciência ao longo da história, tratando das diferenças entre som e luz, a natureza da luz, sua velocidade de propagação seus princípios, os fenômenos da reflexão e da refração, o estudo das cores bem como os instrumentos ópticos. Dessa forma o intuito da sequência é despertar nos alunos, futuros professores, a curiosidade, o interesse, novas formas de ensinar ciências e também proporcionar condições para que haja uma aprendizagem significativa de um assunto tão presente no cotidiano das pessoas
id UFF-2_14635fb40ccaf46488a9e8aba9d8c6a3
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/22244
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Tópicos de óptica para o Curso Normal por meio de uma sequência didáticaOptics topics for elementar teaching training course through a didatic sequenceÓpticaExperimentosSequência didáticaCurso NormalEnsino de físicaRio de Janeiro (Estado)Aprendizagem por atividadesCurso NormalOpticsExperimentsDidactic sequenceElementary teaching training courseEste trabalho apresenta uma sequência didática para que os professores de física possam lecionar o conteúdo de óptica no Curso Normal a nível médio do estado do Rio de Janeiro. Os tópicos abordados estão em consonância com o currículo proposto para o Curso Normal, como também com a nova Base Nacional Comum Curricular do ensino fundamental, haja vista que os futuros professores trabalharão conteúdos de ciências nas séries iniciais do ensino fundamental. A sequência didática proposta traz aspectos da óptica física e da óptica geométrica por meio de experimentos de baixo custo, alicerçados na teoria da aprendizagem significativa e nos 3 momentos pedagógicos, onde a dialogicidade entre professor e aluno é peça chave no desenvolvimento das atividades propostas. Durante a sequência os alunos são convidados a conhecer o mundo da luz através das práticas experimentais, tão importantes para o desenvolvimento da ciência ao longo da história, tratando das diferenças entre som e luz, a natureza da luz, sua velocidade de propagação seus princípios, os fenômenos da reflexão e da refração, o estudo das cores bem como os instrumentos ópticos. Dessa forma o intuito da sequência é despertar nos alunos, futuros professores, a curiosidade, o interesse, novas formas de ensinar ciências e também proporcionar condições para que haja uma aprendizagem significativa de um assunto tão presente no cotidiano das pessoasCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESThis study presents a didactic sequence elaborated so that physics teachers can teach the optics content at the elementary teaching training course in high schools in the state of Rio de Janeiro. The covered topics are in agreement with the proposed curriculum for the teaching training, as well as with the new NCSB (National Common Syllabus Base) for the elementary school, once future teachers will work with the Science contents in the first years of that segment. The proposed didactical sequence brings aspects of the optical physics and geometric physics by low-cost experiments, based on the meaningful learning theory and on the three pedagogical moments where the dialogue between the teacher and student is the key to the development of the proposed activities. During the sequence, the students are invited to know the world of light through the experimental practices that are so important for the development of science throughout history pointing out the difference between sound and light, nature of light, its speed of propagation, its principles, the phenomena of reflection and refraction, the study of colors as well as the optical instruments. Therefore, the aim of the sequence is to awaken in students, future teachers, the curiosity, the interest in new ways of teaching science and also to provide conditions to a meaningful learning of a subject so present in people’s daily lives182f.Ferreira, Douglas Santos RodriguesAuler, Luiz Telmo da SilvaHelayël-Neto, José AbdallaRodrigues, Flavio NapolePimenta, André Rochahttp://lattes.cnpq.br/5562620583226453http://lattes.cnpq.br/0015478917428941http://lattes.cnpq.br/2962103182860488http://lattes.cnpq.br/7964458773966012http://lattes.cnpq.br/4044332658989430http://lattes.cnpq.br/5930350614206693Silva, Carlos José Sá da2021-05-31T17:57:08Z2021-05-31T17:57:08Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfSILVA, Carlos José Sá da. Tópicos de óptica para o Curso Normal por meio de uma sequência didática. 2021. 182 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2021.https://app.uff.br/riuff/handle/1/22244Aluno de Mestradohttp://dx.doi.org/10.22409/PROFIS.2021.mp.08463038760http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-20T19:46:00Zoai:app.uff.br:1/22244Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:17:50.913804Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Tópicos de óptica para o Curso Normal por meio de uma sequência didática
Optics topics for elementar teaching training course through a didatic sequence
title Tópicos de óptica para o Curso Normal por meio de uma sequência didática
spellingShingle Tópicos de óptica para o Curso Normal por meio de uma sequência didática
Silva, Carlos José Sá da
Óptica
Experimentos
Sequência didática
Curso Normal
Ensino de física
Rio de Janeiro (Estado)
Aprendizagem por atividades
Curso Normal
Optics
Experiments
Didactic sequence
Elementary teaching training course
title_short Tópicos de óptica para o Curso Normal por meio de uma sequência didática
title_full Tópicos de óptica para o Curso Normal por meio de uma sequência didática
title_fullStr Tópicos de óptica para o Curso Normal por meio de uma sequência didática
title_full_unstemmed Tópicos de óptica para o Curso Normal por meio de uma sequência didática
title_sort Tópicos de óptica para o Curso Normal por meio de uma sequência didática
author Silva, Carlos José Sá da
author_facet Silva, Carlos José Sá da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Douglas Santos Rodrigues
Auler, Luiz Telmo da Silva
Helayël-Neto, José Abdalla
Rodrigues, Flavio Napole
Pimenta, André Rocha
http://lattes.cnpq.br/5562620583226453
http://lattes.cnpq.br/0015478917428941
http://lattes.cnpq.br/2962103182860488
http://lattes.cnpq.br/7964458773966012
http://lattes.cnpq.br/4044332658989430
http://lattes.cnpq.br/5930350614206693
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Carlos José Sá da
dc.subject.por.fl_str_mv Óptica
Experimentos
Sequência didática
Curso Normal
Ensino de física
Rio de Janeiro (Estado)
Aprendizagem por atividades
Curso Normal
Optics
Experiments
Didactic sequence
Elementary teaching training course
topic Óptica
Experimentos
Sequência didática
Curso Normal
Ensino de física
Rio de Janeiro (Estado)
Aprendizagem por atividades
Curso Normal
Optics
Experiments
Didactic sequence
Elementary teaching training course
description Este trabalho apresenta uma sequência didática para que os professores de física possam lecionar o conteúdo de óptica no Curso Normal a nível médio do estado do Rio de Janeiro. Os tópicos abordados estão em consonância com o currículo proposto para o Curso Normal, como também com a nova Base Nacional Comum Curricular do ensino fundamental, haja vista que os futuros professores trabalharão conteúdos de ciências nas séries iniciais do ensino fundamental. A sequência didática proposta traz aspectos da óptica física e da óptica geométrica por meio de experimentos de baixo custo, alicerçados na teoria da aprendizagem significativa e nos 3 momentos pedagógicos, onde a dialogicidade entre professor e aluno é peça chave no desenvolvimento das atividades propostas. Durante a sequência os alunos são convidados a conhecer o mundo da luz através das práticas experimentais, tão importantes para o desenvolvimento da ciência ao longo da história, tratando das diferenças entre som e luz, a natureza da luz, sua velocidade de propagação seus princípios, os fenômenos da reflexão e da refração, o estudo das cores bem como os instrumentos ópticos. Dessa forma o intuito da sequência é despertar nos alunos, futuros professores, a curiosidade, o interesse, novas formas de ensinar ciências e também proporcionar condições para que haja uma aprendizagem significativa de um assunto tão presente no cotidiano das pessoas
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-31T17:57:08Z
2021-05-31T17:57:08Z
2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Carlos José Sá da. Tópicos de óptica para o Curso Normal por meio de uma sequência didática. 2021. 182 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2021.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/22244
Aluno de Mestrado
http://dx.doi.org/10.22409/PROFIS.2021.mp.08463038760
identifier_str_mv SILVA, Carlos José Sá da. Tópicos de óptica para o Curso Normal por meio de uma sequência didática. 2021. 182 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2021.
Aluno de Mestrado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/22244
http://dx.doi.org/10.22409/PROFIS.2021.mp.08463038760
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823715929817088