Tópicos de óptica para o Curso Normal por meio de uma sequência didática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/22244 http://dx.doi.org/10.22409/PROFIS.2021.mp.08463038760 |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma sequência didática para que os professores de física possam lecionar o conteúdo de óptica no Curso Normal a nível médio do estado do Rio de Janeiro. Os tópicos abordados estão em consonância com o currículo proposto para o Curso Normal, como também com a nova Base Nacional Comum Curricular do ensino fundamental, haja vista que os futuros professores trabalharão conteúdos de ciências nas séries iniciais do ensino fundamental. A sequência didática proposta traz aspectos da óptica física e da óptica geométrica por meio de experimentos de baixo custo, alicerçados na teoria da aprendizagem significativa e nos 3 momentos pedagógicos, onde a dialogicidade entre professor e aluno é peça chave no desenvolvimento das atividades propostas. Durante a sequência os alunos são convidados a conhecer o mundo da luz através das práticas experimentais, tão importantes para o desenvolvimento da ciência ao longo da história, tratando das diferenças entre som e luz, a natureza da luz, sua velocidade de propagação seus princípios, os fenômenos da reflexão e da refração, o estudo das cores bem como os instrumentos ópticos. Dessa forma o intuito da sequência é despertar nos alunos, futuros professores, a curiosidade, o interesse, novas formas de ensinar ciências e também proporcionar condições para que haja uma aprendizagem significativa de um assunto tão presente no cotidiano das pessoas |
id |
UFF-2_14635fb40ccaf46488a9e8aba9d8c6a3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/22244 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Tópicos de óptica para o Curso Normal por meio de uma sequência didáticaOptics topics for elementar teaching training course through a didatic sequenceÓpticaExperimentosSequência didáticaCurso NormalEnsino de físicaRio de Janeiro (Estado)Aprendizagem por atividadesCurso NormalOpticsExperimentsDidactic sequenceElementary teaching training courseEste trabalho apresenta uma sequência didática para que os professores de física possam lecionar o conteúdo de óptica no Curso Normal a nível médio do estado do Rio de Janeiro. Os tópicos abordados estão em consonância com o currículo proposto para o Curso Normal, como também com a nova Base Nacional Comum Curricular do ensino fundamental, haja vista que os futuros professores trabalharão conteúdos de ciências nas séries iniciais do ensino fundamental. A sequência didática proposta traz aspectos da óptica física e da óptica geométrica por meio de experimentos de baixo custo, alicerçados na teoria da aprendizagem significativa e nos 3 momentos pedagógicos, onde a dialogicidade entre professor e aluno é peça chave no desenvolvimento das atividades propostas. Durante a sequência os alunos são convidados a conhecer o mundo da luz através das práticas experimentais, tão importantes para o desenvolvimento da ciência ao longo da história, tratando das diferenças entre som e luz, a natureza da luz, sua velocidade de propagação seus princípios, os fenômenos da reflexão e da refração, o estudo das cores bem como os instrumentos ópticos. Dessa forma o intuito da sequência é despertar nos alunos, futuros professores, a curiosidade, o interesse, novas formas de ensinar ciências e também proporcionar condições para que haja uma aprendizagem significativa de um assunto tão presente no cotidiano das pessoasCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESThis study presents a didactic sequence elaborated so that physics teachers can teach the optics content at the elementary teaching training course in high schools in the state of Rio de Janeiro. The covered topics are in agreement with the proposed curriculum for the teaching training, as well as with the new NCSB (National Common Syllabus Base) for the elementary school, once future teachers will work with the Science contents in the first years of that segment. The proposed didactical sequence brings aspects of the optical physics and geometric physics by low-cost experiments, based on the meaningful learning theory and on the three pedagogical moments where the dialogue between the teacher and student is the key to the development of the proposed activities. During the sequence, the students are invited to know the world of light through the experimental practices that are so important for the development of science throughout history pointing out the difference between sound and light, nature of light, its speed of propagation, its principles, the phenomena of reflection and refraction, the study of colors as well as the optical instruments. Therefore, the aim of the sequence is to awaken in students, future teachers, the curiosity, the interest in new ways of teaching science and also to provide conditions to a meaningful learning of a subject so present in people’s daily lives182f.Ferreira, Douglas Santos RodriguesAuler, Luiz Telmo da SilvaHelayël-Neto, José AbdallaRodrigues, Flavio NapolePimenta, André Rochahttp://lattes.cnpq.br/5562620583226453http://lattes.cnpq.br/0015478917428941http://lattes.cnpq.br/2962103182860488http://lattes.cnpq.br/7964458773966012http://lattes.cnpq.br/4044332658989430http://lattes.cnpq.br/5930350614206693Silva, Carlos José Sá da2021-05-31T17:57:08Z2021-05-31T17:57:08Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfSILVA, Carlos José Sá da. Tópicos de óptica para o Curso Normal por meio de uma sequência didática. 2021. 182 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2021.https://app.uff.br/riuff/handle/1/22244Aluno de Mestradohttp://dx.doi.org/10.22409/PROFIS.2021.mp.08463038760http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-20T19:46:00Zoai:app.uff.br:1/22244Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:17:50.913804Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tópicos de óptica para o Curso Normal por meio de uma sequência didática Optics topics for elementar teaching training course through a didatic sequence |
title |
Tópicos de óptica para o Curso Normal por meio de uma sequência didática |
spellingShingle |
Tópicos de óptica para o Curso Normal por meio de uma sequência didática Silva, Carlos José Sá da Óptica Experimentos Sequência didática Curso Normal Ensino de física Rio de Janeiro (Estado) Aprendizagem por atividades Curso Normal Optics Experiments Didactic sequence Elementary teaching training course |
title_short |
Tópicos de óptica para o Curso Normal por meio de uma sequência didática |
title_full |
Tópicos de óptica para o Curso Normal por meio de uma sequência didática |
title_fullStr |
Tópicos de óptica para o Curso Normal por meio de uma sequência didática |
title_full_unstemmed |
Tópicos de óptica para o Curso Normal por meio de uma sequência didática |
title_sort |
Tópicos de óptica para o Curso Normal por meio de uma sequência didática |
author |
Silva, Carlos José Sá da |
author_facet |
Silva, Carlos José Sá da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ferreira, Douglas Santos Rodrigues Auler, Luiz Telmo da Silva Helayël-Neto, José Abdalla Rodrigues, Flavio Napole Pimenta, André Rocha http://lattes.cnpq.br/5562620583226453 http://lattes.cnpq.br/0015478917428941 http://lattes.cnpq.br/2962103182860488 http://lattes.cnpq.br/7964458773966012 http://lattes.cnpq.br/4044332658989430 http://lattes.cnpq.br/5930350614206693 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Carlos José Sá da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Óptica Experimentos Sequência didática Curso Normal Ensino de física Rio de Janeiro (Estado) Aprendizagem por atividades Curso Normal Optics Experiments Didactic sequence Elementary teaching training course |
topic |
Óptica Experimentos Sequência didática Curso Normal Ensino de física Rio de Janeiro (Estado) Aprendizagem por atividades Curso Normal Optics Experiments Didactic sequence Elementary teaching training course |
description |
Este trabalho apresenta uma sequência didática para que os professores de física possam lecionar o conteúdo de óptica no Curso Normal a nível médio do estado do Rio de Janeiro. Os tópicos abordados estão em consonância com o currículo proposto para o Curso Normal, como também com a nova Base Nacional Comum Curricular do ensino fundamental, haja vista que os futuros professores trabalharão conteúdos de ciências nas séries iniciais do ensino fundamental. A sequência didática proposta traz aspectos da óptica física e da óptica geométrica por meio de experimentos de baixo custo, alicerçados na teoria da aprendizagem significativa e nos 3 momentos pedagógicos, onde a dialogicidade entre professor e aluno é peça chave no desenvolvimento das atividades propostas. Durante a sequência os alunos são convidados a conhecer o mundo da luz através das práticas experimentais, tão importantes para o desenvolvimento da ciência ao longo da história, tratando das diferenças entre som e luz, a natureza da luz, sua velocidade de propagação seus princípios, os fenômenos da reflexão e da refração, o estudo das cores bem como os instrumentos ópticos. Dessa forma o intuito da sequência é despertar nos alunos, futuros professores, a curiosidade, o interesse, novas formas de ensinar ciências e também proporcionar condições para que haja uma aprendizagem significativa de um assunto tão presente no cotidiano das pessoas |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-31T17:57:08Z 2021-05-31T17:57:08Z 2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Carlos José Sá da. Tópicos de óptica para o Curso Normal por meio de uma sequência didática. 2021. 182 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2021. https://app.uff.br/riuff/handle/1/22244 Aluno de Mestrado http://dx.doi.org/10.22409/PROFIS.2021.mp.08463038760 |
identifier_str_mv |
SILVA, Carlos José Sá da. Tópicos de óptica para o Curso Normal por meio de uma sequência didática. 2021. 182 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2021. Aluno de Mestrado |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/22244 http://dx.doi.org/10.22409/PROFIS.2021.mp.08463038760 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823715929817088 |