Inovações no processo de ensino-aprendizagem de enfermagem da Universidade Federal Fluminense
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/4820 |
Resumo: | Trata-se de estudo exploratório sobre as iniciativas de inovação no ensino no Curso de Graduação e Licenciatura em Enfermagem da Universidade Federal Fluminense. Objetivo: Conhecer conceitos e experiências de inovação no ensino de graduação em enfermagem da UFF. Método: Os dados foram obtidos por meio de entrevistas dirigidas a 10 docentes apontados como inovadores por estudantes do último período do Curso de Graduação em enfermagem. Os dados foram analisados através da técnica de análise temática de conteúdo. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, CAAE:12812413.0.0000.5243. Resultados: com base nos achados do estudo os dados foram agrupados em quatro categorias, a saber: conceito de inovação; características do docente inovador; descrição de práticas inovadoras e reconhecimento dos docentes inovadores. Conclusões e Contribuições: Os docentes acreditam que a inovação é a introdução de algo novo, algo diferente do cotidiano de suas práticas de ensino, sendo assim, algo que rompa com o modelo tradicional de ensino inovando-o. Apontam também que suas práticas não são inovadoras uma vez que já foram ou são utilizadas por outros docentes. As experiências inovadoras encontradas foram baseadas na escuta sensível e no diálogo além do uso de tecnologias de informação. Como características de docentes inovadores apontam-se o real comprometimento com o processo ensino aprendizagem, a construção coletiva de conhecimento e o estímulo à criatividade. Assim, estudos relacionados aos processos de formação profissional são imprescindíveis para promover e ampliar mudanças dos conteúdos e práticas dos cursos, assim como para o estabelecimento de novas diretrizes e políticas públicas de formação em saúde e também por que busca potencializar recursos e interesses para minimizar ou resolver os problemas de capacitação profissional de trabalhadores e docentes de enfermagem para atuar no SUS. |
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Inovações no processo de ensino-aprendizagem de enfermagem da Universidade Federal FluminenseEnfermagem/ensinoInovaçãoEnsino superiorCriatividadeEnfermagemEnsinoAprendizagemInovaçãoEducação superiorCriatividadeNursing / educationInnovationHigher educationCreativityTrata-se de estudo exploratório sobre as iniciativas de inovação no ensino no Curso de Graduação e Licenciatura em Enfermagem da Universidade Federal Fluminense. Objetivo: Conhecer conceitos e experiências de inovação no ensino de graduação em enfermagem da UFF. Método: Os dados foram obtidos por meio de entrevistas dirigidas a 10 docentes apontados como inovadores por estudantes do último período do Curso de Graduação em enfermagem. Os dados foram analisados através da técnica de análise temática de conteúdo. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, CAAE:12812413.0.0000.5243. Resultados: com base nos achados do estudo os dados foram agrupados em quatro categorias, a saber: conceito de inovação; características do docente inovador; descrição de práticas inovadoras e reconhecimento dos docentes inovadores. Conclusões e Contribuições: Os docentes acreditam que a inovação é a introdução de algo novo, algo diferente do cotidiano de suas práticas de ensino, sendo assim, algo que rompa com o modelo tradicional de ensino inovando-o. Apontam também que suas práticas não são inovadoras uma vez que já foram ou são utilizadas por outros docentes. As experiências inovadoras encontradas foram baseadas na escuta sensível e no diálogo além do uso de tecnologias de informação. Como características de docentes inovadores apontam-se o real comprometimento com o processo ensino aprendizagem, a construção coletiva de conhecimento e o estímulo à criatividade. Assim, estudos relacionados aos processos de formação profissional são imprescindíveis para promover e ampliar mudanças dos conteúdos e práticas dos cursos, assim como para o estabelecimento de novas diretrizes e políticas públicas de formação em saúde e também por que busca potencializar recursos e interesses para minimizar ou resolver os problemas de capacitação profissional de trabalhadores e docentes de enfermagem para atuar no SUS.This is an exploratory study on innovation initiatives in teaching the Nursing Graduation Course, at Federal Fluminense University (UFF). Objective: To understand innovation concepts and experiences in teaching nursing at UFF. Method: We obtained Data through interviewing 10 teachers appointed by the last period students as innovative . Data were analyzed by thematic content analysis. The research project was approved by the Research Ethics, CAAE: 12812413.0.0000.5243 . Results: Based on findings of the study , data were separated in four categories: 1) the concept of innovation, 2)characteristics of innovative teaching , 3)description of innovative practices and 4) Recognition of innovative teachers . Conclusions and Contributions: Teachers believe that innovation is the introduction of something new, something different from their everyday teaching practices, in other words anything that breaks with the traditional model of teaching, innovating it. They also point out that their practices are not innovative since they have been used, or are used, by other teachers. The Innovative experiences found were based on sensitive listening and dialogue and by the use of information technology. As characteristics of innovative teaching we point out the real commitment to the teaching learning process, the collective construction of knowledge and Stimulating creativity. Thus , Studies about vocational training are essential to promote changes in the course’s contents and practices, as well as to establish new guidelines and training policies in public health and also because it aims to leverage resources and interests to minimize or solve the problems in professional training with nursing workers and teachers to serve on SUS.Tavares, Claudia Mara de MeloTavares, Claudia Mara de MeloCortez, Elaine AntunesFonseca, Paula Isabella Marujo Nunes daGama, Linda NiceAlvarenga, Cynthia Medeiros2017-10-09T16:38:05Z2017-10-09T16:38:05Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfAlvarenga, Cynthia Medeiros. Inovações no processo de ensino-aprendizagem de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense. 2014. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, 2014.https://app.uff.br/riuff/handle/1/4820http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-08-08T21:37:04Zoai:app.uff.br:1/4820Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:14:04.935626Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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Trata-se de estudo exploratório sobre as iniciativas de inovação no ensino no Curso de Graduação e Licenciatura em Enfermagem da Universidade Federal Fluminense. Objetivo: Conhecer conceitos e experiências de inovação no ensino de graduação em enfermagem da UFF. Método: Os dados foram obtidos por meio de entrevistas dirigidas a 10 docentes apontados como inovadores por estudantes do último período do Curso de Graduação em enfermagem. Os dados foram analisados através da técnica de análise temática de conteúdo. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, CAAE:12812413.0.0000.5243. Resultados: com base nos achados do estudo os dados foram agrupados em quatro categorias, a saber: conceito de inovação; características do docente inovador; descrição de práticas inovadoras e reconhecimento dos docentes inovadores. Conclusões e Contribuições: Os docentes acreditam que a inovação é a introdução de algo novo, algo diferente do cotidiano de suas práticas de ensino, sendo assim, algo que rompa com o modelo tradicional de ensino inovando-o. Apontam também que suas práticas não são inovadoras uma vez que já foram ou são utilizadas por outros docentes. As experiências inovadoras encontradas foram baseadas na escuta sensível e no diálogo além do uso de tecnologias de informação. Como características de docentes inovadores apontam-se o real comprometimento com o processo ensino aprendizagem, a construção coletiva de conhecimento e o estímulo à criatividade. Assim, estudos relacionados aos processos de formação profissional são imprescindíveis para promover e ampliar mudanças dos conteúdos e práticas dos cursos, assim como para o estabelecimento de novas diretrizes e políticas públicas de formação em saúde e também por que busca potencializar recursos e interesses para minimizar ou resolver os problemas de capacitação profissional de trabalhadores e docentes de enfermagem para atuar no SUS. |
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