A afetividade no contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amorim, Carolina de Souza
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9852
Resumo: A análise empreendida neste trabalho objetiva compreender como a questão afetiva na prática docente interfere nos processos que ocorrem no ambiente escolar. A fim de responder essa questão, o estudo empreendido parte da análise de processos em que pode surgir a questão afetiva no ambiente escolar e busca identificar como a prática docente com foco nessa perspectiva pode interferir neles. A metodologia utilizada respalda-se a) no levantamento bibliográfico em busca da compreensão da temática; b) na observação do cotidiano escolar e das aulas da disciplina Sociologia em turmas da Nova Educação de Jovens e Adultos (Nova EJA) junto a uma professora da escola básica do Estado do Rio de Janeiro; c) no uso de algumas técnicas de pesquisa para levantamento de dados, como aplicação de questionário aos alunos e d) nos relatos da professora da escola básica. O resultado aponta que, na medida em que coletivamente é construído entre professores e alunos formas de guiar as situações vivenciadas no ambiente escolar, a relação entre eles ultrapassa as representações socialmente estabelecidas e ocorre uma transformação mútua por meio da dimensão afetiva que favorece o processo de construção de conhecimento.
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