O letramento informacional na biblioteca escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santelli, Sabrina Barcellos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/2748
Resumo: O presente trabalho aborda o tema letramento informacional na biblioteca escolar. Este, primeiramente se baseia fazendo um apanhado histórico sobre como, quando e onde, as bibliotecas escolares começaram a ser implantadas no Brasil. Aborda a importância da biblioteca escolar para o incentivo à leitura e ao letramento informacional e de como esta é capaz de formar cidadãos leitores, além de desempenhar sua função social na escola. Faz uma comparação entre alfabetização e letramento, evidenciando suas principais características e sua suma importância para toda uma sociedade. Explica o papel essencial do bibliotecário para que haja um despertar de interesse pela leitura nos alunos, e de como este profissional passou a ser imprescindível no âmbito educacional, devido a grande massa informacional e ao seu principal objetivo, que é a formação de alunos-leitores, criando uma visão de que a leitura também é lazer e que ao mesmo tempo desempenha a função de disseminar saberes de todo o mundo. Aponta a importância do profissional bibliotecário para ajudar no desenvolvimento do letramento informacional nos alunos, mas que este deve trabalhar conjuntamente com outros funcionários da escola, para que haja um maior desempenho intelectual e seja exercido um trabalho de qualidade e que obtenha sucesso. Explica a importância da leitura para o aprimoramento da escrita e para o exercício da cidadania. Desperta através da lei 12.244/10 a esperança de que haverá os profissionais adequados na biblioteca e com a construção de bibliotecas em todas as escolas, independente de serem públicas ou privadas. Evidencia a necessidade de programas de incentivo à leitura, a falta de investimento nas bibliotecas por parte dos governos, e a desvalorização da leitura na grande massa populacional
id UFF-2_199832fc34a9ae0af3d66b8f199417cf
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/2748
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling O letramento informacional na biblioteca escolarBiblioteca escolarLetramento informacionalAlfabetizaçãoBibliotecárioLeituraEscritaFunção socialCidadaniaAlunosBiblioteca escolarLetramentoCompetência em informaçãoIncentivo à leituraBibliotecário - aspecto socialSchool libraryInformation literacyLiteracyLibrarianReadingWritingSocial roleCitizenshipStudentsO presente trabalho aborda o tema letramento informacional na biblioteca escolar. Este, primeiramente se baseia fazendo um apanhado histórico sobre como, quando e onde, as bibliotecas escolares começaram a ser implantadas no Brasil. Aborda a importância da biblioteca escolar para o incentivo à leitura e ao letramento informacional e de como esta é capaz de formar cidadãos leitores, além de desempenhar sua função social na escola. Faz uma comparação entre alfabetização e letramento, evidenciando suas principais características e sua suma importância para toda uma sociedade. Explica o papel essencial do bibliotecário para que haja um despertar de interesse pela leitura nos alunos, e de como este profissional passou a ser imprescindível no âmbito educacional, devido a grande massa informacional e ao seu principal objetivo, que é a formação de alunos-leitores, criando uma visão de que a leitura também é lazer e que ao mesmo tempo desempenha a função de disseminar saberes de todo o mundo. Aponta a importância do profissional bibliotecário para ajudar no desenvolvimento do letramento informacional nos alunos, mas que este deve trabalhar conjuntamente com outros funcionários da escola, para que haja um maior desempenho intelectual e seja exercido um trabalho de qualidade e que obtenha sucesso. Explica a importância da leitura para o aprimoramento da escrita e para o exercício da cidadania. Desperta através da lei 12.244/10 a esperança de que haverá os profissionais adequados na biblioteca e com a construção de bibliotecas em todas as escolas, independente de serem públicas ou privadas. Evidencia a necessidade de programas de incentivo à leitura, a falta de investimento nas bibliotecas por parte dos governos, e a desvalorização da leitura na grande massa populacionalThis paper discusses the informational literacy theme in the school library. The first is based on making a historical overview on how, when and where school libraries began to be implemented in Brazil. Discusses the importance of the school library to encourage reading and information literacy and how it is able to form readers citizens, in addition to performing its social function in school. Makes a comparison between teach to read and to write and competence in reading and writing: be able to read, understand and interpret. Showing its main characteristics and its great importance for the whole society. Explains the essential role of the librarian so that there is an awakening of interest in reading among students, and how this professional has become essential in the education sector due to large informational mass and to its main objective, which is the training of students-readers creating a view that reading is also leisure and at the same time performs the function of spreading knowledge of the world. Points out the importance of the librarian to help in the development of information literacy in students, but this should work together with other school staff, so there is a greater intellectual performance and is exercised quality work and get success. Explains the importance of reading for writing improvement and citizenship. Awake by law 12,244/10 the hope that there will be appropriate professionals in the library and the construction of libraries in all schools, whether they are public or private. It highlights the need for encouraging reading programs, the lack of investment in libraries by governments, and the devaluation of reading in large population massSouza, Elisabete Gonçalves deCabral, Rosimere MendesBadini, Sandra BorgesSantelli, Sabrina Barcellos2017-01-17T15:41:48Z2017-01-17T15:41:48Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/2748Aluno de GraduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-07T19:07:43Zoai:app.uff.br:1/2748Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-10-07T19:07:43Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O letramento informacional na biblioteca escolar
title O letramento informacional na biblioteca escolar
spellingShingle O letramento informacional na biblioteca escolar
Santelli, Sabrina Barcellos
Biblioteca escolar
Letramento informacional
Alfabetização
Bibliotecário
Leitura
Escrita
Função social
Cidadania
Alunos
Biblioteca escolar
Letramento
Competência em informação
Incentivo à leitura
Bibliotecário - aspecto social
School library
Information literacy
Literacy
Librarian
Reading
Writing
Social role
Citizenship
Students
title_short O letramento informacional na biblioteca escolar
title_full O letramento informacional na biblioteca escolar
title_fullStr O letramento informacional na biblioteca escolar
title_full_unstemmed O letramento informacional na biblioteca escolar
title_sort O letramento informacional na biblioteca escolar
author Santelli, Sabrina Barcellos
author_facet Santelli, Sabrina Barcellos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Elisabete Gonçalves de
Cabral, Rosimere Mendes
Badini, Sandra Borges
dc.contributor.author.fl_str_mv Santelli, Sabrina Barcellos
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioteca escolar
Letramento informacional
Alfabetização
Bibliotecário
Leitura
Escrita
Função social
Cidadania
Alunos
Biblioteca escolar
Letramento
Competência em informação
Incentivo à leitura
Bibliotecário - aspecto social
School library
Information literacy
Literacy
Librarian
Reading
Writing
Social role
Citizenship
Students
topic Biblioteca escolar
Letramento informacional
Alfabetização
Bibliotecário
Leitura
Escrita
Função social
Cidadania
Alunos
Biblioteca escolar
Letramento
Competência em informação
Incentivo à leitura
Bibliotecário - aspecto social
School library
Information literacy
Literacy
Librarian
Reading
Writing
Social role
Citizenship
Students
description O presente trabalho aborda o tema letramento informacional na biblioteca escolar. Este, primeiramente se baseia fazendo um apanhado histórico sobre como, quando e onde, as bibliotecas escolares começaram a ser implantadas no Brasil. Aborda a importância da biblioteca escolar para o incentivo à leitura e ao letramento informacional e de como esta é capaz de formar cidadãos leitores, além de desempenhar sua função social na escola. Faz uma comparação entre alfabetização e letramento, evidenciando suas principais características e sua suma importância para toda uma sociedade. Explica o papel essencial do bibliotecário para que haja um despertar de interesse pela leitura nos alunos, e de como este profissional passou a ser imprescindível no âmbito educacional, devido a grande massa informacional e ao seu principal objetivo, que é a formação de alunos-leitores, criando uma visão de que a leitura também é lazer e que ao mesmo tempo desempenha a função de disseminar saberes de todo o mundo. Aponta a importância do profissional bibliotecário para ajudar no desenvolvimento do letramento informacional nos alunos, mas que este deve trabalhar conjuntamente com outros funcionários da escola, para que haja um maior desempenho intelectual e seja exercido um trabalho de qualidade e que obtenha sucesso. Explica a importância da leitura para o aprimoramento da escrita e para o exercício da cidadania. Desperta através da lei 12.244/10 a esperança de que haverá os profissionais adequados na biblioteca e com a construção de bibliotecas em todas as escolas, independente de serem públicas ou privadas. Evidencia a necessidade de programas de incentivo à leitura, a falta de investimento nas bibliotecas por parte dos governos, e a desvalorização da leitura na grande massa populacional
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-17T15:41:48Z
2017-01-17T15:41:48Z
2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/2748
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/2748
identifier_str_mv Aluno de Graduação
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135280339124224