A biblioteca no contexto escolar como centro difusor do fazer educativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribas, Yuri Folly
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/24428
Resumo: Conceber a biblioteca escolar como parte indispensável da educação é essencial para a formação dos indivíduos. Neste sentido, o papel da biblioteca escolar deve ultrapassar a função de somente armazenar documentos. Deve promover atividades e eventos que tenham como objetivo capacitar os indivíduos em formação em atender às suas necessidades educacionais e informacionais. O bibliotecário em conjunto com a equipe pedagógica promove a plena integração da biblioteca para que se torne fonte e promotora de cultura e de saber. Portanto, a biblioteca e a escola devem convergir entre si, pois ambas buscam promover a educação e cultura por meio da disseminação do conhecimento para o letramento e competência informacional. Para tratar deste tema, a presente pesquisa formulou o seguinte problema: Qual a importância das bibliotecas escolares na formação e na educação dos indivíduos na sociedade e o que se espera seja a atuação do bibliotecário neste ambiente educacional? O objetivo principal do presente estudo foi o de apresentar a biblioteca escolar como centro difusor do fazer educativo, que desperta o interesse e prazer de ler através de atividades e eventos promovidos pelo bibliotecário em conjunto com a equipe pedagógica, para além de demonstrar a importância do desenvolvimento da competência informacional para uma atuação cidadã. O presente estudo foi conduzido por meio de uma pesquisa bibliográfica. Conclui-se que é de suma importância que a biblioteca escolar faça parte da educação dos indivíduos em formação, junto com a interação da equipe pedagógica, tornando-se integrada na instituição de ensino na qual está inserida, para que se torne fonte e promotora de cultura e de saber.
id UFF-2_95d80d6de1a43525cbc3b09068130fcf
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/24428
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A biblioteca no contexto escolar como centro difusor do fazer educativoBiblioteca escolarBibliotecário escolarCompetência informacionalLetramento informacionalBiblioteca escolarLetramento informacionalBibliotecárioSchool librarySchool librarianInformation literacyConceber a biblioteca escolar como parte indispensável da educação é essencial para a formação dos indivíduos. Neste sentido, o papel da biblioteca escolar deve ultrapassar a função de somente armazenar documentos. Deve promover atividades e eventos que tenham como objetivo capacitar os indivíduos em formação em atender às suas necessidades educacionais e informacionais. O bibliotecário em conjunto com a equipe pedagógica promove a plena integração da biblioteca para que se torne fonte e promotora de cultura e de saber. Portanto, a biblioteca e a escola devem convergir entre si, pois ambas buscam promover a educação e cultura por meio da disseminação do conhecimento para o letramento e competência informacional. Para tratar deste tema, a presente pesquisa formulou o seguinte problema: Qual a importância das bibliotecas escolares na formação e na educação dos indivíduos na sociedade e o que se espera seja a atuação do bibliotecário neste ambiente educacional? O objetivo principal do presente estudo foi o de apresentar a biblioteca escolar como centro difusor do fazer educativo, que desperta o interesse e prazer de ler através de atividades e eventos promovidos pelo bibliotecário em conjunto com a equipe pedagógica, para além de demonstrar a importância do desenvolvimento da competência informacional para uma atuação cidadã. O presente estudo foi conduzido por meio de uma pesquisa bibliográfica. Conclui-se que é de suma importância que a biblioteca escolar faça parte da educação dos indivíduos em formação, junto com a interação da equipe pedagógica, tornando-se integrada na instituição de ensino na qual está inserida, para que se torne fonte e promotora de cultura e de saber.Designing the school library as an indispensable part of education is essential for the formation of individuals. In this sense, the role of the school library must go beyond the function of just storing documents. It should promote activities and events that aim to train individuals in training to meet their educational and informational needs. The librarian, together with the pedagogical team, promotes the full integration of the library so that it becomes a source and promoter of culture and knowledge. Therefore, the library and the school must converge with each other, as both seek to promote education and culture through the dissemination of knowledge for literacy and informational competence. To address this issue, this research formulated the following problem: What is the importance of school libraries in the formation and education of individuals in society and what is expected to be the role of the librarian in this educational environment? The main objective of this study was to present the school library as a diffusing center of educational practice, which arouses the interest and pleasure of reading through activities and events promoted by the librarian in conjunction with the pedagogical team, in addition to demonstrating the importance of development of informational competence for citizen action. The present study was conducted through a literature review. It is concluded that it is of paramount importance that the school library is part of the education of individuals in training, together with the interaction of the pedagogical team, becoming integrated in the educational institution in which it is inserted, so that it becomes a source and promoter of culture and knowledge.Universidade Federal FluminenseNiteróiLück, Esther HermesAndrade, Julietti deMilani, Suellen OliveiraRibas, Yuri Folly2022-01-31T18:32:51Z2022-01-31T18:32:51Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfRibas, Yury Folly. A biblioteca no contexto escolar como centro difusor do saber educativo. 2021. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2021.http://app.uff.br/riuff/handle/1/24428Aluno de GraduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-01-31T18:32:55Zoai:app.uff.br:1/24428Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:58:56.194830Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A biblioteca no contexto escolar como centro difusor do fazer educativo
title A biblioteca no contexto escolar como centro difusor do fazer educativo
spellingShingle A biblioteca no contexto escolar como centro difusor do fazer educativo
Ribas, Yuri Folly
Biblioteca escolar
Bibliotecário escolar
Competência informacional
Letramento informacional
Biblioteca escolar
Letramento informacional
Bibliotecário
School library
School librarian
Information literacy
title_short A biblioteca no contexto escolar como centro difusor do fazer educativo
title_full A biblioteca no contexto escolar como centro difusor do fazer educativo
title_fullStr A biblioteca no contexto escolar como centro difusor do fazer educativo
title_full_unstemmed A biblioteca no contexto escolar como centro difusor do fazer educativo
title_sort A biblioteca no contexto escolar como centro difusor do fazer educativo
author Ribas, Yuri Folly
author_facet Ribas, Yuri Folly
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lück, Esther Hermes
Andrade, Julietti de
Milani, Suellen Oliveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribas, Yuri Folly
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioteca escolar
Bibliotecário escolar
Competência informacional
Letramento informacional
Biblioteca escolar
Letramento informacional
Bibliotecário
School library
School librarian
Information literacy
topic Biblioteca escolar
Bibliotecário escolar
Competência informacional
Letramento informacional
Biblioteca escolar
Letramento informacional
Bibliotecário
School library
School librarian
Information literacy
description Conceber a biblioteca escolar como parte indispensável da educação é essencial para a formação dos indivíduos. Neste sentido, o papel da biblioteca escolar deve ultrapassar a função de somente armazenar documentos. Deve promover atividades e eventos que tenham como objetivo capacitar os indivíduos em formação em atender às suas necessidades educacionais e informacionais. O bibliotecário em conjunto com a equipe pedagógica promove a plena integração da biblioteca para que se torne fonte e promotora de cultura e de saber. Portanto, a biblioteca e a escola devem convergir entre si, pois ambas buscam promover a educação e cultura por meio da disseminação do conhecimento para o letramento e competência informacional. Para tratar deste tema, a presente pesquisa formulou o seguinte problema: Qual a importância das bibliotecas escolares na formação e na educação dos indivíduos na sociedade e o que se espera seja a atuação do bibliotecário neste ambiente educacional? O objetivo principal do presente estudo foi o de apresentar a biblioteca escolar como centro difusor do fazer educativo, que desperta o interesse e prazer de ler através de atividades e eventos promovidos pelo bibliotecário em conjunto com a equipe pedagógica, para além de demonstrar a importância do desenvolvimento da competência informacional para uma atuação cidadã. O presente estudo foi conduzido por meio de uma pesquisa bibliográfica. Conclui-se que é de suma importância que a biblioteca escolar faça parte da educação dos indivíduos em formação, junto com a interação da equipe pedagógica, tornando-se integrada na instituição de ensino na qual está inserida, para que se torne fonte e promotora de cultura e de saber.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-01-31T18:32:51Z
2022-01-31T18:32:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Ribas, Yury Folly. A biblioteca no contexto escolar como centro difusor do saber educativo. 2021. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2021.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/24428
Aluno de Graduação
identifier_str_mv Ribas, Yury Folly. A biblioteca no contexto escolar como centro difusor do saber educativo. 2021. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2021.
Aluno de Graduação
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/24428
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823626496770048