Tornar sonoro: gesto de escuta, educação, cinema

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Ana Luísa Mariquito
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/16118
Resumo: O objetivo desta monografia é investigar possíveis relações entre a criação sonora para cinema e audiovisual em geral e práticas pedagógicas no campo do cinema-educação. Para tanto, nos apoiamos na concepção de antropologia da percepção apresentada por Tim Ingold (2015) para caminhar entre os conceitos de paisagem sonora, de Murray Schafer (2001), cenografia sonora, de Virginia Flôres (2013) e território sonoro de Giuliano Obici (2006) com o intuito de buscar modos de produção cinematográfica que se relacionem com o som de forma menos representativa. Propomos alguns conceitos e metodologias do campo de cinema-educação, principalmente a pedagogia do dispositivo, como uma possível forma de influenciar as formas de escuta que podem dar início à construção da escuta fílmica. Ao longo do trabalho, trazemos relatos de experiência em práticas educativas, bem como entrevistas com profissionais de som, visando estabelecer paralelos entre o educador audiovisual e o diretor de som
id UFF-2_1a57e2d335ddedd8dd2353e578a69ee0
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/16118
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Tornar sonoro: gesto de escuta, educação, cinemaEstudos de somCinema-educaçãoPedagogia do dispositivoPaisagem sonoraTerritório sonoroCenografia sonoraEscutaAntropologia da percepçãoEducaçãoCinemaAudiovisualEscutaSound studiesCinema-educaçãoPedagogy of apparatusSoundscapeAnthropology of perceptionSound scenographySound territoryListeningO objetivo desta monografia é investigar possíveis relações entre a criação sonora para cinema e audiovisual em geral e práticas pedagógicas no campo do cinema-educação. Para tanto, nos apoiamos na concepção de antropologia da percepção apresentada por Tim Ingold (2015) para caminhar entre os conceitos de paisagem sonora, de Murray Schafer (2001), cenografia sonora, de Virginia Flôres (2013) e território sonoro de Giuliano Obici (2006) com o intuito de buscar modos de produção cinematográfica que se relacionem com o som de forma menos representativa. Propomos alguns conceitos e metodologias do campo de cinema-educação, principalmente a pedagogia do dispositivo, como uma possível forma de influenciar as formas de escuta que podem dar início à construção da escuta fílmica. Ao longo do trabalho, trazemos relatos de experiência em práticas educativas, bem como entrevistas com profissionais de som, visando estabelecer paralelos entre o educador audiovisual e o diretor de somThe purpose of this monograph is to investigate possible connections between the creation of sound design for films and pedagogical practices on the field of cinema-educação. To achieve this, we rely on the anthropological concept of perception of the environment presented by Tim Ingold (2015) to walk among the concepts of soundscape by Murray Schafer (2001), sound scenography by Virginia Flôres (2013) and sound territory of Giuliano Obici (2006) in order to seek modes of cinematographic production that treat sound in a less representative way. We propose some concepts and methodologies in the field of cinema-educação, mainly the pedagogy of apparatus, as a possible way of influencing the forms of listening that can propel the construction of film listening. Throughout the work, we bring reports of experiences in educational practices, as well as interviews with sound professionals, with the aim of establishing parallels between the audiovisual educator and the sound designerUniversidade Federal FluminenseNiteróiCosta, Fernando Morais daMachado, Eliany SalvatierraFlores, Virginia OsórioCosta, Joice ScavoneReis, Ana Luísa Mariquito2020-11-26T14:20:11Z2020-11-26T14:20:11Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfREIS, Ana Luísa Mariquito. Tornar sonoro: gesto de escuta, educação, cinema. 2020. 92 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2020.https://app.uff.br/riuff/handle/1/16118Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-03-18T20:16:25Zoai:app.uff.br:1/16118Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-03-18T20:16:25Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Tornar sonoro: gesto de escuta, educação, cinema
title Tornar sonoro: gesto de escuta, educação, cinema
spellingShingle Tornar sonoro: gesto de escuta, educação, cinema
Reis, Ana Luísa Mariquito
Estudos de som
Cinema-educação
Pedagogia do dispositivo
Paisagem sonora
Território sonoro
Cenografia sonora
Escuta
Antropologia da percepção
Educação
Cinema
Audiovisual
Escuta
Sound studies
Cinema-educação
Pedagogy of apparatus
Soundscape
Anthropology of perception
Sound scenography
Sound territory
Listening
title_short Tornar sonoro: gesto de escuta, educação, cinema
title_full Tornar sonoro: gesto de escuta, educação, cinema
title_fullStr Tornar sonoro: gesto de escuta, educação, cinema
title_full_unstemmed Tornar sonoro: gesto de escuta, educação, cinema
title_sort Tornar sonoro: gesto de escuta, educação, cinema
author Reis, Ana Luísa Mariquito
author_facet Reis, Ana Luísa Mariquito
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Fernando Morais da
Machado, Eliany Salvatierra
Flores, Virginia Osório
Costa, Joice Scavone
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Ana Luísa Mariquito
dc.subject.por.fl_str_mv Estudos de som
Cinema-educação
Pedagogia do dispositivo
Paisagem sonora
Território sonoro
Cenografia sonora
Escuta
Antropologia da percepção
Educação
Cinema
Audiovisual
Escuta
Sound studies
Cinema-educação
Pedagogy of apparatus
Soundscape
Anthropology of perception
Sound scenography
Sound territory
Listening
topic Estudos de som
Cinema-educação
Pedagogia do dispositivo
Paisagem sonora
Território sonoro
Cenografia sonora
Escuta
Antropologia da percepção
Educação
Cinema
Audiovisual
Escuta
Sound studies
Cinema-educação
Pedagogy of apparatus
Soundscape
Anthropology of perception
Sound scenography
Sound territory
Listening
description O objetivo desta monografia é investigar possíveis relações entre a criação sonora para cinema e audiovisual em geral e práticas pedagógicas no campo do cinema-educação. Para tanto, nos apoiamos na concepção de antropologia da percepção apresentada por Tim Ingold (2015) para caminhar entre os conceitos de paisagem sonora, de Murray Schafer (2001), cenografia sonora, de Virginia Flôres (2013) e território sonoro de Giuliano Obici (2006) com o intuito de buscar modos de produção cinematográfica que se relacionem com o som de forma menos representativa. Propomos alguns conceitos e metodologias do campo de cinema-educação, principalmente a pedagogia do dispositivo, como uma possível forma de influenciar as formas de escuta que podem dar início à construção da escuta fílmica. Ao longo do trabalho, trazemos relatos de experiência em práticas educativas, bem como entrevistas com profissionais de som, visando estabelecer paralelos entre o educador audiovisual e o diretor de som
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-26T14:20:11Z
2020-11-26T14:20:11Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv REIS, Ana Luísa Mariquito. Tornar sonoro: gesto de escuta, educação, cinema. 2020. 92 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2020.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/16118
Aluno de Graduação
identifier_str_mv REIS, Ana Luísa Mariquito. Tornar sonoro: gesto de escuta, educação, cinema. 2020. 92 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2020.
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/16118
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1797044695091642368