Tornar sonoro: gesto de escuta, educação, cinema
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/16118 |
Resumo: | O objetivo desta monografia é investigar possíveis relações entre a criação sonora para cinema e audiovisual em geral e práticas pedagógicas no campo do cinema-educação. Para tanto, nos apoiamos na concepção de antropologia da percepção apresentada por Tim Ingold (2015) para caminhar entre os conceitos de paisagem sonora, de Murray Schafer (2001), cenografia sonora, de Virginia Flôres (2013) e território sonoro de Giuliano Obici (2006) com o intuito de buscar modos de produção cinematográfica que se relacionem com o som de forma menos representativa. Propomos alguns conceitos e metodologias do campo de cinema-educação, principalmente a pedagogia do dispositivo, como uma possível forma de influenciar as formas de escuta que podem dar início à construção da escuta fílmica. Ao longo do trabalho, trazemos relatos de experiência em práticas educativas, bem como entrevistas com profissionais de som, visando estabelecer paralelos entre o educador audiovisual e o diretor de som |
id |
UFF-2_1a57e2d335ddedd8dd2353e578a69ee0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/16118 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Tornar sonoro: gesto de escuta, educação, cinemaEstudos de somCinema-educaçãoPedagogia do dispositivoPaisagem sonoraTerritório sonoroCenografia sonoraEscutaAntropologia da percepçãoEducaçãoCinemaAudiovisualEscutaSound studiesCinema-educaçãoPedagogy of apparatusSoundscapeAnthropology of perceptionSound scenographySound territoryListeningO objetivo desta monografia é investigar possíveis relações entre a criação sonora para cinema e audiovisual em geral e práticas pedagógicas no campo do cinema-educação. Para tanto, nos apoiamos na concepção de antropologia da percepção apresentada por Tim Ingold (2015) para caminhar entre os conceitos de paisagem sonora, de Murray Schafer (2001), cenografia sonora, de Virginia Flôres (2013) e território sonoro de Giuliano Obici (2006) com o intuito de buscar modos de produção cinematográfica que se relacionem com o som de forma menos representativa. Propomos alguns conceitos e metodologias do campo de cinema-educação, principalmente a pedagogia do dispositivo, como uma possível forma de influenciar as formas de escuta que podem dar início à construção da escuta fílmica. Ao longo do trabalho, trazemos relatos de experiência em práticas educativas, bem como entrevistas com profissionais de som, visando estabelecer paralelos entre o educador audiovisual e o diretor de somThe purpose of this monograph is to investigate possible connections between the creation of sound design for films and pedagogical practices on the field of cinema-educação. To achieve this, we rely on the anthropological concept of perception of the environment presented by Tim Ingold (2015) to walk among the concepts of soundscape by Murray Schafer (2001), sound scenography by Virginia Flôres (2013) and sound territory of Giuliano Obici (2006) in order to seek modes of cinematographic production that treat sound in a less representative way. We propose some concepts and methodologies in the field of cinema-educação, mainly the pedagogy of apparatus, as a possible way of influencing the forms of listening that can propel the construction of film listening. Throughout the work, we bring reports of experiences in educational practices, as well as interviews with sound professionals, with the aim of establishing parallels between the audiovisual educator and the sound designerUniversidade Federal FluminenseNiteróiCosta, Fernando Morais daMachado, Eliany SalvatierraFlores, Virginia OsórioCosta, Joice ScavoneReis, Ana Luísa Mariquito2020-11-26T14:20:11Z2020-11-26T14:20:11Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfREIS, Ana Luísa Mariquito. Tornar sonoro: gesto de escuta, educação, cinema. 2020. 92 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2020.https://app.uff.br/riuff/handle/1/16118Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-03-18T20:16:25Zoai:app.uff.br:1/16118Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-03-18T20:16:25Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tornar sonoro: gesto de escuta, educação, cinema |
title |
Tornar sonoro: gesto de escuta, educação, cinema |
spellingShingle |
Tornar sonoro: gesto de escuta, educação, cinema Reis, Ana Luísa Mariquito Estudos de som Cinema-educação Pedagogia do dispositivo Paisagem sonora Território sonoro Cenografia sonora Escuta Antropologia da percepção Educação Cinema Audiovisual Escuta Sound studies Cinema-educação Pedagogy of apparatus Soundscape Anthropology of perception Sound scenography Sound territory Listening |
title_short |
Tornar sonoro: gesto de escuta, educação, cinema |
title_full |
Tornar sonoro: gesto de escuta, educação, cinema |
title_fullStr |
Tornar sonoro: gesto de escuta, educação, cinema |
title_full_unstemmed |
Tornar sonoro: gesto de escuta, educação, cinema |
title_sort |
Tornar sonoro: gesto de escuta, educação, cinema |
author |
Reis, Ana Luísa Mariquito |
author_facet |
Reis, Ana Luísa Mariquito |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Costa, Fernando Morais da Machado, Eliany Salvatierra Flores, Virginia Osório Costa, Joice Scavone |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis, Ana Luísa Mariquito |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudos de som Cinema-educação Pedagogia do dispositivo Paisagem sonora Território sonoro Cenografia sonora Escuta Antropologia da percepção Educação Cinema Audiovisual Escuta Sound studies Cinema-educação Pedagogy of apparatus Soundscape Anthropology of perception Sound scenography Sound territory Listening |
topic |
Estudos de som Cinema-educação Pedagogia do dispositivo Paisagem sonora Território sonoro Cenografia sonora Escuta Antropologia da percepção Educação Cinema Audiovisual Escuta Sound studies Cinema-educação Pedagogy of apparatus Soundscape Anthropology of perception Sound scenography Sound territory Listening |
description |
O objetivo desta monografia é investigar possíveis relações entre a criação sonora para cinema e audiovisual em geral e práticas pedagógicas no campo do cinema-educação. Para tanto, nos apoiamos na concepção de antropologia da percepção apresentada por Tim Ingold (2015) para caminhar entre os conceitos de paisagem sonora, de Murray Schafer (2001), cenografia sonora, de Virginia Flôres (2013) e território sonoro de Giuliano Obici (2006) com o intuito de buscar modos de produção cinematográfica que se relacionem com o som de forma menos representativa. Propomos alguns conceitos e metodologias do campo de cinema-educação, principalmente a pedagogia do dispositivo, como uma possível forma de influenciar as formas de escuta que podem dar início à construção da escuta fílmica. Ao longo do trabalho, trazemos relatos de experiência em práticas educativas, bem como entrevistas com profissionais de som, visando estabelecer paralelos entre o educador audiovisual e o diretor de som |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-26T14:20:11Z 2020-11-26T14:20:11Z 2020 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
REIS, Ana Luísa Mariquito. Tornar sonoro: gesto de escuta, educação, cinema. 2020. 92 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2020. https://app.uff.br/riuff/handle/1/16118 Aluno de Graduação |
identifier_str_mv |
REIS, Ana Luísa Mariquito. Tornar sonoro: gesto de escuta, educação, cinema. 2020. 92 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2020. Aluno de Graduação |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/16118 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Fluminense Niterói |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Fluminense Niterói |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1807838776057135104 |