Trajetórias escolares de baixo desempenho: reflexões sobre histórias de evasão e de fracasso no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Margarete Marçal da Cunha
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/21869
Resumo: Trata-se de uma reflexão sobre histórias de evasão e de fracasso no ensino médio no Liceu Nilo Peçanha a partir da narrativa da estudante "Manu" e de suas três colegas de classe com aproximação de trajetórias escolares de baixo desempenho e aproveitamento em relação à aprendizagem.O principal objetivo desta monografia é discutir como o processo de ensino-aprendizagem se torna um obstáculo para estudantes da escola básica, levando-os as vivências de fracasso e evasão em suas trajetórias no ensino médio. As questões norteadoras da pesquisa são: Como as representações do fracasso e da evasão se configuram na educação básica, com ênfase no baixo rendimento, relação docente-discente e processo de ensino-aprendizagem nas trajetórias escolares dos estudantes? Em que medida a trajetória da Manu espelha aproximações entre as histórias de fracasso escolar? A revisão bibliográfica crítica realizada contempla analistas dos campos das Ciências Sociais e Educação acerca do processo de aprendizagem, papel da relação professor-aluno, baixo desempenho, reprodução das desigualdades no sistema educacional brasileiro. A fim de explicitar as questões norteadoras da monografia, quatro estudantes do ensino médio participantes do Liceu Nilo Peçanha são entrevistadas narrando suas trajetórias escolares. As principais reflexões dizem respeito às dificuldades de aprendizagem em disciplinas específicas articuladas às vivências afetivas negativas entre docente e discente geram baixo desempenho escolar, conduzindo a evasão e repetição recorrente das séries. Neste sentido, as trajetórias escolares de baixo desempenho representam e alimentam a manutenção do fracasso e da evasão como um instrumento de reprodução desigual no sistema educacional brasileiro.
id UFF-2_1ce0588c1d5a21d569f7608bf1c948ba
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/21869
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Trajetórias escolares de baixo desempenho: reflexões sobre histórias de evasão e de fracasso no ensino médioEnsino-aprendizagemRelação professor-alunoBaixo desempenhoTrajetórias escolaresHistórias de fracasso escolarEvasão escolarEvasão escolarEnsino-aprendizagemRelação professor-alunoFracasso escolarTeaching-learningTeacher-student relationshipPoor performanceSchool trajectoriesStories of school failureSchool dropoutTrata-se de uma reflexão sobre histórias de evasão e de fracasso no ensino médio no Liceu Nilo Peçanha a partir da narrativa da estudante "Manu" e de suas três colegas de classe com aproximação de trajetórias escolares de baixo desempenho e aproveitamento em relação à aprendizagem.O principal objetivo desta monografia é discutir como o processo de ensino-aprendizagem se torna um obstáculo para estudantes da escola básica, levando-os as vivências de fracasso e evasão em suas trajetórias no ensino médio. As questões norteadoras da pesquisa são: Como as representações do fracasso e da evasão se configuram na educação básica, com ênfase no baixo rendimento, relação docente-discente e processo de ensino-aprendizagem nas trajetórias escolares dos estudantes? Em que medida a trajetória da Manu espelha aproximações entre as histórias de fracasso escolar? A revisão bibliográfica crítica realizada contempla analistas dos campos das Ciências Sociais e Educação acerca do processo de aprendizagem, papel da relação professor-aluno, baixo desempenho, reprodução das desigualdades no sistema educacional brasileiro. A fim de explicitar as questões norteadoras da monografia, quatro estudantes do ensino médio participantes do Liceu Nilo Peçanha são entrevistadas narrando suas trajetórias escolares. As principais reflexões dizem respeito às dificuldades de aprendizagem em disciplinas específicas articuladas às vivências afetivas negativas entre docente e discente geram baixo desempenho escolar, conduzindo a evasão e repetição recorrente das séries. Neste sentido, as trajetórias escolares de baixo desempenho representam e alimentam a manutenção do fracasso e da evasão como um instrumento de reprodução desigual no sistema educacional brasileiro.It is a reflection on stories of evasion and failure in high school of The Nilo Peçanha High School, from the narrative of the student "Manu" and his three classmates with approximation of school trajectories of low performance and use in relation to the Learning. The main objective of this monograph is to discuss how the teaching-learning process becomes an obstacle for elementary school students, leading them to experiences of failure and evasion in their trajectories in high school. The guiding questions of the research are: How are the representations of failure and evasion configure dwell on basic education, with emphasis on low income, teacher-student relationship and teaching-learning process in students' school trajectories? To what extent does Manu's trajectory mirror approximations between stories of school failure? The critical literature review carried out includes analysts from the fields of Social Sciences and Education about the learning process, role of the teacher-student relationship, low performance, reproduction of inequalities in the Brazilian educational system. In order to explain the guiding issues of the monograph, four high school students participating in the Nilo Peçanha High School are interviewed narrating their school trajectories. The main reflections concern learning difficulties in specific disciplines articulated to negative affective experiences between teachers and students generate low school performance, leading to the evasion and recurrent repetition of the series. In this sense, low-performance school trajectories represent and feed the maintenance of failure and evasion as an instrument of unequal reproduction in the Brazilian educational system.Universidade Federal FluminenseNiteróiSilveira, Elisabete Cristina Cruvello daYamasaki, Alice AkemiQueiroz, Paulo Pires deLeite, Margarete Marçal da Cunha2021-05-04T17:49:02Z2021-05-04T17:49:02Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfLEITE, Margarete Marçal da Cunha. Trajetórias escolares de baixo desempenho: reflexões sobre histórias de evasão e de fracasso no ensino médio. 2019. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais)-Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/21869Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-05-04T17:49:02Zoai:app.uff.br:1/21869Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:16:59.098532Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Trajetórias escolares de baixo desempenho: reflexões sobre histórias de evasão e de fracasso no ensino médio
title Trajetórias escolares de baixo desempenho: reflexões sobre histórias de evasão e de fracasso no ensino médio
spellingShingle Trajetórias escolares de baixo desempenho: reflexões sobre histórias de evasão e de fracasso no ensino médio
Leite, Margarete Marçal da Cunha
Ensino-aprendizagem
Relação professor-aluno
Baixo desempenho
Trajetórias escolares
Histórias de fracasso escolar
Evasão escolar
Evasão escolar
Ensino-aprendizagem
Relação professor-aluno
Fracasso escolar
Teaching-learning
Teacher-student relationship
Poor performance
School trajectories
Stories of school failure
School dropout
title_short Trajetórias escolares de baixo desempenho: reflexões sobre histórias de evasão e de fracasso no ensino médio
title_full Trajetórias escolares de baixo desempenho: reflexões sobre histórias de evasão e de fracasso no ensino médio
title_fullStr Trajetórias escolares de baixo desempenho: reflexões sobre histórias de evasão e de fracasso no ensino médio
title_full_unstemmed Trajetórias escolares de baixo desempenho: reflexões sobre histórias de evasão e de fracasso no ensino médio
title_sort Trajetórias escolares de baixo desempenho: reflexões sobre histórias de evasão e de fracasso no ensino médio
author Leite, Margarete Marçal da Cunha
author_facet Leite, Margarete Marçal da Cunha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silveira, Elisabete Cristina Cruvello da
Yamasaki, Alice Akemi
Queiroz, Paulo Pires de
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Margarete Marçal da Cunha
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino-aprendizagem
Relação professor-aluno
Baixo desempenho
Trajetórias escolares
Histórias de fracasso escolar
Evasão escolar
Evasão escolar
Ensino-aprendizagem
Relação professor-aluno
Fracasso escolar
Teaching-learning
Teacher-student relationship
Poor performance
School trajectories
Stories of school failure
School dropout
topic Ensino-aprendizagem
Relação professor-aluno
Baixo desempenho
Trajetórias escolares
Histórias de fracasso escolar
Evasão escolar
Evasão escolar
Ensino-aprendizagem
Relação professor-aluno
Fracasso escolar
Teaching-learning
Teacher-student relationship
Poor performance
School trajectories
Stories of school failure
School dropout
description Trata-se de uma reflexão sobre histórias de evasão e de fracasso no ensino médio no Liceu Nilo Peçanha a partir da narrativa da estudante "Manu" e de suas três colegas de classe com aproximação de trajetórias escolares de baixo desempenho e aproveitamento em relação à aprendizagem.O principal objetivo desta monografia é discutir como o processo de ensino-aprendizagem se torna um obstáculo para estudantes da escola básica, levando-os as vivências de fracasso e evasão em suas trajetórias no ensino médio. As questões norteadoras da pesquisa são: Como as representações do fracasso e da evasão se configuram na educação básica, com ênfase no baixo rendimento, relação docente-discente e processo de ensino-aprendizagem nas trajetórias escolares dos estudantes? Em que medida a trajetória da Manu espelha aproximações entre as histórias de fracasso escolar? A revisão bibliográfica crítica realizada contempla analistas dos campos das Ciências Sociais e Educação acerca do processo de aprendizagem, papel da relação professor-aluno, baixo desempenho, reprodução das desigualdades no sistema educacional brasileiro. A fim de explicitar as questões norteadoras da monografia, quatro estudantes do ensino médio participantes do Liceu Nilo Peçanha são entrevistadas narrando suas trajetórias escolares. As principais reflexões dizem respeito às dificuldades de aprendizagem em disciplinas específicas articuladas às vivências afetivas negativas entre docente e discente geram baixo desempenho escolar, conduzindo a evasão e repetição recorrente das séries. Neste sentido, as trajetórias escolares de baixo desempenho representam e alimentam a manutenção do fracasso e da evasão como um instrumento de reprodução desigual no sistema educacional brasileiro.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2021-05-04T17:49:02Z
2021-05-04T17:49:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LEITE, Margarete Marçal da Cunha. Trajetórias escolares de baixo desempenho: reflexões sobre histórias de evasão e de fracasso no ensino médio. 2019. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais)-Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/21869
Aluno de Graduação
identifier_str_mv LEITE, Margarete Marçal da Cunha. Trajetórias escolares de baixo desempenho: reflexões sobre histórias de evasão e de fracasso no ensino médio. 2019. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais)-Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/21869
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823712034357248