Turismo pedagógico : busca por novos significados para a escola.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6898 https://doi.org/10.26512/revistacenario.v2i3.18407 |
Resumo: | Este trabalho apresenta o Turismo como uma ferramenta que pode servir à educação no que tange o Turismo Pedagógico. Tem como objetivo entender a inserção desse como uma nova possibilidade pedagógica na relação ensino-aprendizagem. Nesse sentido, a percepção de três educadoras que participaram de um projeto de extensão intitulado “Turismo Pedagógico na Escola: Uma porta aberta para a educação inclusiva” contribuiu para as análises e discussões que se fazem presentes. Por fim, constatou-se que o Turismo é visualizado pelas educadoras participantes do projeto como uma ferramenta pedagógica. Ainda que uma das entrevistadas o veja como um meio e não uma disciplina, entende que possibilita um aprendizado diferenciado e participativo, necessitando estar alinhado a outros conteúdos do currículo base, para que sua inserção no espaço escolar se justifique. |
id |
UFOP_97f892a05243c1b3524a0ee76626eaba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufop.br:123456789/6898 |
network_acronym_str |
UFOP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFOP |
repository_id_str |
3233 |
spelling |
Turismo pedagógico : busca por novos significados para a escola.Pedagogical tourism : search for new meanings to school.Turismo pedagógicoEscolaEducação contemporâneaPedagogical tourismContemporary educationEste trabalho apresenta o Turismo como uma ferramenta que pode servir à educação no que tange o Turismo Pedagógico. Tem como objetivo entender a inserção desse como uma nova possibilidade pedagógica na relação ensino-aprendizagem. Nesse sentido, a percepção de três educadoras que participaram de um projeto de extensão intitulado “Turismo Pedagógico na Escola: Uma porta aberta para a educação inclusiva” contribuiu para as análises e discussões que se fazem presentes. Por fim, constatou-se que o Turismo é visualizado pelas educadoras participantes do projeto como uma ferramenta pedagógica. Ainda que uma das entrevistadas o veja como um meio e não uma disciplina, entende que possibilita um aprendizado diferenciado e participativo, necessitando estar alinhado a outros conteúdos do currículo base, para que sua inserção no espaço escolar se justifique.This paper presents the tourism as a tool that can serve to education regarding the Pedagogical Tourism. Aims to understand like a new educational opportunity in the teaching-learning relationship. In this way, the perception of three educators who participated in an extension project entitled “Turismo Pedagógico na Escola: Uma porta aberta para a educação inclusiva” contributed to the analyzes and discussions that are present. Finally, it was found that tourism is viewed by teachers participating in the project as a teaching tool. Although one of the interviewers see as a means and not a discipline, believes that enables a differentiated and participatory learning, needs to be aligned to the content of the curriculum basis, so that their inclusion in the education space be justified.2016-08-19T19:16:44Z2016-08-19T19:16:44Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfRODRIGUES, E.; ALVES, K. dos S. Turismo pedagógico: busca por novos significados para a escola. Revista Cenário, v. 2, p. 131-151-151, 2014. Disponível em: <http://periodicos.unb.br/index.php/revistacenario/article/view/18407>. Acesso em: 07 ago. 2016.2318-8561http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6898https://doi.org/10.26512/revistacenario.v2i3.18407O periódico Cenário permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/672>. Acesso em: 09 out. 2019.info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, EmanuelleAlves, Kerley dos Santosporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2020-03-10T13:26:35Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/6898Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332020-03-10T13:26:35Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Turismo pedagógico : busca por novos significados para a escola. Pedagogical tourism : search for new meanings to school. |
title |
Turismo pedagógico : busca por novos significados para a escola. |
spellingShingle |
Turismo pedagógico : busca por novos significados para a escola. Rodrigues, Emanuelle Turismo pedagógico Escola Educação contemporânea Pedagogical tourism Contemporary education |
title_short |
Turismo pedagógico : busca por novos significados para a escola. |
title_full |
Turismo pedagógico : busca por novos significados para a escola. |
title_fullStr |
Turismo pedagógico : busca por novos significados para a escola. |
title_full_unstemmed |
Turismo pedagógico : busca por novos significados para a escola. |
title_sort |
Turismo pedagógico : busca por novos significados para a escola. |
author |
Rodrigues, Emanuelle |
author_facet |
Rodrigues, Emanuelle Alves, Kerley dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Alves, Kerley dos Santos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Emanuelle Alves, Kerley dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Turismo pedagógico Escola Educação contemporânea Pedagogical tourism Contemporary education |
topic |
Turismo pedagógico Escola Educação contemporânea Pedagogical tourism Contemporary education |
description |
Este trabalho apresenta o Turismo como uma ferramenta que pode servir à educação no que tange o Turismo Pedagógico. Tem como objetivo entender a inserção desse como uma nova possibilidade pedagógica na relação ensino-aprendizagem. Nesse sentido, a percepção de três educadoras que participaram de um projeto de extensão intitulado “Turismo Pedagógico na Escola: Uma porta aberta para a educação inclusiva” contribuiu para as análises e discussões que se fazem presentes. Por fim, constatou-se que o Turismo é visualizado pelas educadoras participantes do projeto como uma ferramenta pedagógica. Ainda que uma das entrevistadas o veja como um meio e não uma disciplina, entende que possibilita um aprendizado diferenciado e participativo, necessitando estar alinhado a outros conteúdos do currículo base, para que sua inserção no espaço escolar se justifique. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2016-08-19T19:16:44Z 2016-08-19T19:16:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
RODRIGUES, E.; ALVES, K. dos S. Turismo pedagógico: busca por novos significados para a escola. Revista Cenário, v. 2, p. 131-151-151, 2014. Disponível em: <http://periodicos.unb.br/index.php/revistacenario/article/view/18407>. Acesso em: 07 ago. 2016. 2318-8561 http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6898 https://doi.org/10.26512/revistacenario.v2i3.18407 |
identifier_str_mv |
RODRIGUES, E.; ALVES, K. dos S. Turismo pedagógico: busca por novos significados para a escola. Revista Cenário, v. 2, p. 131-151-151, 2014. Disponível em: <http://periodicos.unb.br/index.php/revistacenario/article/view/18407>. Acesso em: 07 ago. 2016. 2318-8561 |
url |
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6898 https://doi.org/10.26512/revistacenario.v2i3.18407 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFOP instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) instacron:UFOP |
instname_str |
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
instacron_str |
UFOP |
institution |
UFOP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFOP |
collection |
Repositório Institucional da UFOP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufop.edu.br |
_version_ |
1813002815775178752 |