A relação do desempenho escolar e o papel da biblioteca: uma análise das escolas públicas municipais dos municípios de Japeri, Paracambi e Seropédica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Ana Beatriz do Valle de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/24413
Resumo: O presente trabalho tem por finalidade buscar evidências que possam demonstrar a relação entre o rendimento escolar e a existência de biblioteca nas escolas dos municípios de Japeri, Paracambi e Seropédica, situados no Estado do Rio de Janeiro. Apresenta um breve relato sobre a importância da leitura e da escrita na formação de um cidadão pleno e consciente, assim como o papel da escola. Enfatiza a relevância da biblioteca escolar como partícipe do processo de ensino da escola, assim como o papel fundamental do bibliotecário em parceria com professores e todo o conjunto de profissionais da educação. Estudos recentes demonstram que a biblioteca, quando integrada ao projeto pedagógico da escola, faz diferença na aprendizagem das crianças. O problema que se levanta é em que medida se pode creditar um bom desempenho escolar à presença de bibliotecas nas escolas. Para tanto, esta pesquisa analisa o índice de desenvolvimento das escolas municipais (IDEB), objeto deste estudo, em comparação com os dados específicos de cada escola, incluindo os referentes à presença de bibliotecas nas mesmas, utilizando os dados quantitativos obtidos no site do INEP. Ao final da pesquisa, foi observado que todas as escolas do município de Paracambi possuem biblioteca e que os índices de desempenho obtidos por elas no IDEB são superiores e vêm ascendendo, quando comparadas aos outros municípios analisados, onde não se verifica a existência de bibliotecas em todas as escolas. A afirmação de que esse resultado se deu exclusivamente devido à presença de bibliotecas nas escolas ainda não pode ser feita. Sugere-se que estudos posteriores possam ser desenvolvidos nesta direção como, por exemplo, o cotejamento dos dados quantitativos levantados por esta pesquisa com os dados qualitativos (microdados) de cada escola sobre o desempenho dos alunos em leitura e compreensão de textos, para buscar evidências mais claras sobre a influência da presença de bibliotecas nos índices de desempenho obtidos no IDEB pelas escolas.
id UFF-2_22ad4ce9054f6f2390fa19668cac6c0b
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/24413
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A relação do desempenho escolar e o papel da biblioteca: uma análise das escolas públicas municipais dos municípios de Japeri, Paracambi e SeropédicaRendimento escolarEnsino-aprendizagemBiblioteca escolarBibliotecário escolarEscolaCidadaniaIDEBBiblioteca escolarRendimento escolarBibliotecárioEnsino-aprendizagemSchool performanceTeaching learningSchool librarySchool librarianSchoolCitizenshipO presente trabalho tem por finalidade buscar evidências que possam demonstrar a relação entre o rendimento escolar e a existência de biblioteca nas escolas dos municípios de Japeri, Paracambi e Seropédica, situados no Estado do Rio de Janeiro. Apresenta um breve relato sobre a importância da leitura e da escrita na formação de um cidadão pleno e consciente, assim como o papel da escola. Enfatiza a relevância da biblioteca escolar como partícipe do processo de ensino da escola, assim como o papel fundamental do bibliotecário em parceria com professores e todo o conjunto de profissionais da educação. Estudos recentes demonstram que a biblioteca, quando integrada ao projeto pedagógico da escola, faz diferença na aprendizagem das crianças. O problema que se levanta é em que medida se pode creditar um bom desempenho escolar à presença de bibliotecas nas escolas. Para tanto, esta pesquisa analisa o índice de desenvolvimento das escolas municipais (IDEB), objeto deste estudo, em comparação com os dados específicos de cada escola, incluindo os referentes à presença de bibliotecas nas mesmas, utilizando os dados quantitativos obtidos no site do INEP. Ao final da pesquisa, foi observado que todas as escolas do município de Paracambi possuem biblioteca e que os índices de desempenho obtidos por elas no IDEB são superiores e vêm ascendendo, quando comparadas aos outros municípios analisados, onde não se verifica a existência de bibliotecas em todas as escolas. A afirmação de que esse resultado se deu exclusivamente devido à presença de bibliotecas nas escolas ainda não pode ser feita. Sugere-se que estudos posteriores possam ser desenvolvidos nesta direção como, por exemplo, o cotejamento dos dados quantitativos levantados por esta pesquisa com os dados qualitativos (microdados) de cada escola sobre o desempenho dos alunos em leitura e compreensão de textos, para buscar evidências mais claras sobre a influência da presença de bibliotecas nos índices de desempenho obtidos no IDEB pelas escolas.The present work has as an objective the comprehension of the connection between school performance and the existence of school libraries in the schools of Japeri, Paracambi and Seropédica cities, located in the State of Rio de Janeiro. It presents a brief report on the importance of reading and writing in the nurturing of a full and conscious citizen, as well as the role of the school. It emphasizes the relevance of school libraries as participant on schools' teaching process, as well as the fundamental role of librarians and teachers and all of the education professionals. Recent studies show that libraries, when integrated into the school's pedagogical project, make a difference in the children's learning process. The analyzed question is to what extent a good school performance can be credited to the presence of libraries in schools. To do so, this research analyzes the development index of municipal schools (IDEB), object of this study, in comparison to the specific data of each school, including those related to the presence of libraries in said schools, using the quantitative data obtained through INEP's website. At the end of the research, it was observed that all schools in the municipality of Paracambi have a library and that the performance indexes obtained by them with IDEB are superior and have been increasing, when compared to the other cities analyzed, where there are no libraries in any of the schools. The claim that this result was exclusively due to the presence of libraries in schools can not be made yet. It is suggested that further studies can be carried out in this sense, such as comparing the quantitative data collected by this research with the qualitative data (microdata) of each school on the students' performance in reading and understanding texts, in order to search for more clear evidence on the influence of the presence of libraries on the performance indexes obtained with IDEB by the schools.Universidade Federal FluminenseNiteróiLück, Esther HermesMilani, Suellen OliveiraBossy, Marcia JurkiewiczCarvalho, Ana Beatriz do Valle de2022-01-28T16:58:11Z2022-01-28T16:58:11Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCarvalho, Ana Beatriz do Valle de. A relação do desempenho escolar e o papel da biblioteca: uma análise das escolas públicas municipais dos municípios de Japeri, Paracambi e Seropédica. 2019. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2019.http://app.uff.br/riuff/handle/1/24413Aluno de GraduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-01-28T16:58:15Zoai:app.uff.br:1/24413Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:03:38.414715Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A relação do desempenho escolar e o papel da biblioteca: uma análise das escolas públicas municipais dos municípios de Japeri, Paracambi e Seropédica
title A relação do desempenho escolar e o papel da biblioteca: uma análise das escolas públicas municipais dos municípios de Japeri, Paracambi e Seropédica
spellingShingle A relação do desempenho escolar e o papel da biblioteca: uma análise das escolas públicas municipais dos municípios de Japeri, Paracambi e Seropédica
Carvalho, Ana Beatriz do Valle de
Rendimento escolar
Ensino-aprendizagem
Biblioteca escolar
Bibliotecário escolar
Escola
Cidadania
IDEB
Biblioteca escolar
Rendimento escolar
Bibliotecário
Ensino-aprendizagem
School performance
Teaching learning
School library
School librarian
School
Citizenship
title_short A relação do desempenho escolar e o papel da biblioteca: uma análise das escolas públicas municipais dos municípios de Japeri, Paracambi e Seropédica
title_full A relação do desempenho escolar e o papel da biblioteca: uma análise das escolas públicas municipais dos municípios de Japeri, Paracambi e Seropédica
title_fullStr A relação do desempenho escolar e o papel da biblioteca: uma análise das escolas públicas municipais dos municípios de Japeri, Paracambi e Seropédica
title_full_unstemmed A relação do desempenho escolar e o papel da biblioteca: uma análise das escolas públicas municipais dos municípios de Japeri, Paracambi e Seropédica
title_sort A relação do desempenho escolar e o papel da biblioteca: uma análise das escolas públicas municipais dos municípios de Japeri, Paracambi e Seropédica
author Carvalho, Ana Beatriz do Valle de
author_facet Carvalho, Ana Beatriz do Valle de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lück, Esther Hermes
Milani, Suellen Oliveira
Bossy, Marcia Jurkiewicz
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Ana Beatriz do Valle de
dc.subject.por.fl_str_mv Rendimento escolar
Ensino-aprendizagem
Biblioteca escolar
Bibliotecário escolar
Escola
Cidadania
IDEB
Biblioteca escolar
Rendimento escolar
Bibliotecário
Ensino-aprendizagem
School performance
Teaching learning
School library
School librarian
School
Citizenship
topic Rendimento escolar
Ensino-aprendizagem
Biblioteca escolar
Bibliotecário escolar
Escola
Cidadania
IDEB
Biblioteca escolar
Rendimento escolar
Bibliotecário
Ensino-aprendizagem
School performance
Teaching learning
School library
School librarian
School
Citizenship
description O presente trabalho tem por finalidade buscar evidências que possam demonstrar a relação entre o rendimento escolar e a existência de biblioteca nas escolas dos municípios de Japeri, Paracambi e Seropédica, situados no Estado do Rio de Janeiro. Apresenta um breve relato sobre a importância da leitura e da escrita na formação de um cidadão pleno e consciente, assim como o papel da escola. Enfatiza a relevância da biblioteca escolar como partícipe do processo de ensino da escola, assim como o papel fundamental do bibliotecário em parceria com professores e todo o conjunto de profissionais da educação. Estudos recentes demonstram que a biblioteca, quando integrada ao projeto pedagógico da escola, faz diferença na aprendizagem das crianças. O problema que se levanta é em que medida se pode creditar um bom desempenho escolar à presença de bibliotecas nas escolas. Para tanto, esta pesquisa analisa o índice de desenvolvimento das escolas municipais (IDEB), objeto deste estudo, em comparação com os dados específicos de cada escola, incluindo os referentes à presença de bibliotecas nas mesmas, utilizando os dados quantitativos obtidos no site do INEP. Ao final da pesquisa, foi observado que todas as escolas do município de Paracambi possuem biblioteca e que os índices de desempenho obtidos por elas no IDEB são superiores e vêm ascendendo, quando comparadas aos outros municípios analisados, onde não se verifica a existência de bibliotecas em todas as escolas. A afirmação de que esse resultado se deu exclusivamente devido à presença de bibliotecas nas escolas ainda não pode ser feita. Sugere-se que estudos posteriores possam ser desenvolvidos nesta direção como, por exemplo, o cotejamento dos dados quantitativos levantados por esta pesquisa com os dados qualitativos (microdados) de cada escola sobre o desempenho dos alunos em leitura e compreensão de textos, para buscar evidências mais claras sobre a influência da presença de bibliotecas nos índices de desempenho obtidos no IDEB pelas escolas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2022-01-28T16:58:11Z
2022-01-28T16:58:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Carvalho, Ana Beatriz do Valle de. A relação do desempenho escolar e o papel da biblioteca: uma análise das escolas públicas municipais dos municípios de Japeri, Paracambi e Seropédica. 2019. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2019.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/24413
Aluno de Graduação
identifier_str_mv Carvalho, Ana Beatriz do Valle de. A relação do desempenho escolar e o papel da biblioteca: uma análise das escolas públicas municipais dos municípios de Japeri, Paracambi e Seropédica. 2019. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2019.
Aluno de Graduação
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/24413
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823648889110528