A relação entre a prática e a saúde mental do docente do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lourenço, Vanessa Ramos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/21872
Resumo: Os transtornos mentais são uma das causas crescentes de sofrimento humano no mundo contemporâneo. As situações que surgem na relação do trabalhador com a organização do trabalho, como competição, cobranças excessivas, remuneração e sobrecarga de tarefas, podem causar impactos na sua saúde mental. Neste contexto, estão os trabalhadores docentes de todos os níveis de ensino. Atualmente nota-se o aumento do número de absenteísmo dos docentes tendo como causas: estresse, depressão e transtornos de ansiedade. Neste sentido, observa-se que os docentes sofrem diversas exigências que podem influenciar em sua prática profissional, graças aos impactos da profissão que afetam diretamente sua saúde mental. Este estudo tem como objeto de pesquisa a saúde mental dos docentes do ensino fundamental na rede municipal de educação de Niterói. Partiu-se do questionamento: Quais os fatores do cotidiano escolar que influenciam na saúde mental dos docentes do ensino fundamental da rede municipal de Niterói? Assim, o objetivo geral do estudo é compreender as influências da prática docente nos anos iniciais do ensino fundamental da rede do município de Niterói na Saúde Mental deste profissional, tendo como objetivos específicos: analisar a percepção dos docentes sobre as influências do trabalho no ensino fundamental dos anos iniciais das escolas municipais de Niterói na sua saúde mental; e propôr uma cartilha educacional para o cuidado com a saúde mental dos docentes dos anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal de Niterói. Trata-se de um estudo descritivo-exploratório, qualitativo, do tipo estudo caso, cujo referencial teórico foi apoiado na Psicodinâmica do Trabalho de Dejours (2011). O cenário da pesquisa foram quatro escolas da 7ª Região, da rede municipal de Niterói, que oferecem os anos iniciais do ensino fundamental. A técnica de coleta de dados foi uma entrevista semi-estruturada, onde utilizou-se a questão aberta: quais situações na sua prática profissional podem afetar sua saúde mental? Foram entrevistados 24 docentes. Os dados foram analisados com base na análise de conteúdo de Bardin (2011). Dos resultados foram apuradas três categorias de análise: Desafios do Trabalho Docente na Escola Municipal, com duas subcategorias: Organização do trabalho docente e a rotina escolar, e Limitações da prática profissional frente à falta de apoio da família e da história do aluno; Vivências de sofrimento do trabalhador docente; A Mulher Docente e a Sobrecarga de Funções Femininas: uma questão de gênero. Observou-se que as principais questões da prática profissional na escola que influenciam na saúde mental docente referem-se a organização do trabalho e as características da profissão nos anos iniciais do ensino fundamental, como sobrecarga de trabalho e os desgastes do ambiente escolar. Identificou-se também, que as vivências familiares e a falta de participação dos responsáveis na formação escolar e na educação integral dos alunos refletem-se na dinâmica dentro da escola e no desenvolvimento da aprendizagem dos discentes, contribuindo para a frustração do trabalho docente, afetando a sua saúde mental
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Este estudo tem como objeto de pesquisa a saúde mental dos docentes do ensino fundamental na rede municipal de educação de Niterói. Partiu-se do questionamento: Quais os fatores do cotidiano escolar que influenciam na saúde mental dos docentes do ensino fundamental da rede municipal de Niterói? Assim, o objetivo geral do estudo é compreender as influências da prática docente nos anos iniciais do ensino fundamental da rede do município de Niterói na Saúde Mental deste profissional, tendo como objetivos específicos: analisar a percepção dos docentes sobre as influências do trabalho no ensino fundamental dos anos iniciais das escolas municipais de Niterói na sua saúde mental; e propôr uma cartilha educacional para o cuidado com a saúde mental dos docentes dos anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal de Niterói. Trata-se de um estudo descritivo-exploratório, qualitativo, do tipo estudo caso, cujo referencial teórico foi apoiado na Psicodinâmica do Trabalho de Dejours (2011). O cenário da pesquisa foram quatro escolas da 7ª Região, da rede municipal de Niterói, que oferecem os anos iniciais do ensino fundamental. A técnica de coleta de dados foi uma entrevista semi-estruturada, onde utilizou-se a questão aberta: quais situações na sua prática profissional podem afetar sua saúde mental? Foram entrevistados 24 docentes. Os dados foram analisados com base na análise de conteúdo de Bardin (2011). Dos resultados foram apuradas três categorias de análise: Desafios do Trabalho Docente na Escola Municipal, com duas subcategorias: Organização do trabalho docente e a rotina escolar, e Limitações da prática profissional frente à falta de apoio da família e da história do aluno; Vivências de sofrimento do trabalhador docente; A Mulher Docente e a Sobrecarga de Funções Femininas: uma questão de gênero. Observou-se que as principais questões da prática profissional na escola que influenciam na saúde mental docente referem-se a organização do trabalho e as características da profissão nos anos iniciais do ensino fundamental, como sobrecarga de trabalho e os desgastes do ambiente escolar. Identificou-se também, que as vivências familiares e a falta de participação dos responsáveis na formação escolar e na educação integral dos alunos refletem-se na dinâmica dentro da escola e no desenvolvimento da aprendizagem dos discentes, contribuindo para a frustração do trabalho docente, afetando a sua saúde mentalMental disorders are one of the growing causes of human suffering in the contemporary world. The hypotheses that arise in the worker's relationship with the organization of work, such as competition, excessive demands, overload and overload of tasks, can have an impact on their mental health. In this context, there are teaching workers at all levels of education. Currently, there is an increase in the number of absenteeism among teachers as causes: stress, depression and anxiety disorders. In this sense, it is observed that the documents required requirements that they may cause in their professional performance, due to the impacts of the profession that directly affect their mental health. This study has as object of research the mental health of teachers of elementary school in the municipal education network of Niterói. We started from the question: What are the factors of the school routine that influence the mental health of teachers of elementary school in the municipal network of Niterói? Thus, the general objective of the study is to understand the influences of professional performance in the early years of elementary school in the city of Niterói on the teacher's Mental Health, having as specific objectives: to investigate the teachers' perception regarding the possible influences of their work at school on your mental health; analysis of teachers' perceptions about the influences of work in elementary education in the early years of municipal schools in Niterói on their mental health; and to propose an educational booklet for caring for the mental health of teachers in the early years of elementary school in the municipal network of Niterói. It is a descriptive-exploratory, qualitative, type study of case study, whose theoretical framework was supported by the Psychodynamics of Work (DEJOURS, 2011). The research scenario was four schools from the 7th Region, from the municipal network of Niterói, which offer the initial years of elementary school. The data collection technique was the semistructured interview, the open question was used: which situations in your professional practice can affect your mental health? 24 teachers were interviewed. The data were analyzed based on the content analysis of Bardin (2011). From the results, three categories of analysis were found: Challenges of the Teaching Work at the Municipal School, with two subcategories: Organization of the teaching work and the school routine, and Limitations of professional performance due to the lack of support from the family and the student's history; Experiences of suffering of the teaching worker; The Teaching Woman and the Overload of Female Functions: a gender issue. It was observed that the main issues of professional performance at school that influence the mental health of teachers refer to the organization of work and the characteristics of the profession in the early years of elementary school, such as work overload and the stress of the school environment. It was also identified that family experiences and the lack of participation of those responsible for school education and integral education of students are reflected in the dynamics within the school and in the development of student learning, contributing to the frustration of the teaching work, affecting your mental health115 f.NiteróiValente, Geilsa Soraia CavalcantiSilva, Carla Silvana de Oliveira eCortez, Elaine Antuneshttp://lattes.cnpq.br/2094080734792351http://lattes.cnpq.br/4604496036790028http://lattes.cnpq.br/5393988286775602http://lattes.cnpq.br/1511399937909608Lourenço, Vanessa Ramos2021-05-04T19:29:55Z2021-05-04T19:29:55Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLOURENÇO, Vanessa Ramos. A relação entre a prática e a saúde mental do docente do ensino fundamental. 2021. 115 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde)- Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.https://app.uff.br/riuff/handle/1/21872Aluno de MestradoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-15T14:19:13Zoai:app.uff.br:1/21872Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-09-15T14:19:13Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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