Uber: Do que estamos falando?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prado, Bárbara Martins do
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/8719
Resumo: O avanço tecnológico alinhado com a disseminação da comunicação proporcionou o surgimento de novas maneiras de consumir, portanto novos modelos de negócios. Este consumo é motivado por diversos motivos, sejam eles financeiros, sociais ou por adoção de uma nova postura sustentável. Esta nova forma é atrelada a ambientes, chamados de plataformas, que facilitam a interação entre pessoas que já adotaram o padrão de consumo em suas rotinas. Por mais que essas práticas ainda sejam recentes no contexto brasileiro, uma das mais utilizadas mundialmente, como a UBER, já é encontrada em ampla utilização. Dada a importância e ascensão do assunto nos dias de hoje, as produções diante do tema ainda se encontram escassas. Por meio do estudo bibliométrico, foi possível analisar quantitativamente a produção cientifica sobre a UBER, buscando identificar suas principais abordagens no Brasil. Por meio de uma análise utilizando o conceito de produtividade relativa foi possível entender diagnosticar a produção frente a diversas variáveis. Apesar da administração ter forte ligação com a temática, a área de conhecimento em maior quantidade em produções acadêmicas foi o Direito, devido às dificuldades encontradas na regulação para a manutenção da empresa. Os resultados sugerem que se trata uma tendência mundial capaz de alterar o consumo e o sistema de transporte individual. É de suma importância para diferentes áreas das ciências sociais, até as engenharias, compreender os atributos, motivações e características sobre o modelo de negócio, as alterações da dinâmica do mercado e as percepções frente ao novo comportamento do consumidor
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