Consumo colaborativo: usabilidade, motivações e resistências.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Larissa Miranda de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9056
Resumo: Na sociedade do consumo na qual estamos inseridos, somos estimulados através do marketing a consumir excessivamente para sermos felizes e pertencermos a determinado grupo. Tal sociedade vende a satisfação dos desejos individuais, mas desperta nos consumidores a cada momento novos desejos a serem satisfeitos, fazendo-os consumir mais. Dessa forma, se torna inviável financeiramente e também insustentável em uma perspectiva ambiental. Neste contexto, o consumo colaborativo surge como uma alternativa que valoriza o compartilhamento ao invés da posse. Esta pesquisa tem como objetivo principal avaliar a usabilidade, motivações e barreiras do consumo colaborativo na cidade do Rio de Janeiro. Para atingir tal objetivo foi realizada uma revisão bibliográfica que definiu conceitos como: marketing, consumo e consumo colaborativo. Além dessa pesquisa, foi efetivada uma pesquisa de campo através da aplicação de um questionário estruturado a uma amostra de 166 indivíduos na cidade do Rio de Janeiro. O questionário é composto por questões estruturadas com base no referencial teórico. Os resultados apontaram que a usabilidade do consumo colaborativo é alta, que a principal motivação para o uso são os benefícios financeiros e que a maior barreira está relacionada às questões de segurança
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