Consumo colaborativo: usabilidade, motivações e resistências.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/9056 |
Resumo: | Na sociedade do consumo na qual estamos inseridos, somos estimulados através do marketing a consumir excessivamente para sermos felizes e pertencermos a determinado grupo. Tal sociedade vende a satisfação dos desejos individuais, mas desperta nos consumidores a cada momento novos desejos a serem satisfeitos, fazendo-os consumir mais. Dessa forma, se torna inviável financeiramente e também insustentável em uma perspectiva ambiental. Neste contexto, o consumo colaborativo surge como uma alternativa que valoriza o compartilhamento ao invés da posse. Esta pesquisa tem como objetivo principal avaliar a usabilidade, motivações e barreiras do consumo colaborativo na cidade do Rio de Janeiro. Para atingir tal objetivo foi realizada uma revisão bibliográfica que definiu conceitos como: marketing, consumo e consumo colaborativo. Além dessa pesquisa, foi efetivada uma pesquisa de campo através da aplicação de um questionário estruturado a uma amostra de 166 indivíduos na cidade do Rio de Janeiro. O questionário é composto por questões estruturadas com base no referencial teórico. Os resultados apontaram que a usabilidade do consumo colaborativo é alta, que a principal motivação para o uso são os benefícios financeiros e que a maior barreira está relacionada às questões de segurança |
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Consumo colaborativo: usabilidade, motivações e resistências.Consumo colaborativoEconomia compartilhadaConsumo compartilhadoAdministraçãoCollaborative consumptionSharing economyNa sociedade do consumo na qual estamos inseridos, somos estimulados através do marketing a consumir excessivamente para sermos felizes e pertencermos a determinado grupo. Tal sociedade vende a satisfação dos desejos individuais, mas desperta nos consumidores a cada momento novos desejos a serem satisfeitos, fazendo-os consumir mais. Dessa forma, se torna inviável financeiramente e também insustentável em uma perspectiva ambiental. Neste contexto, o consumo colaborativo surge como uma alternativa que valoriza o compartilhamento ao invés da posse. Esta pesquisa tem como objetivo principal avaliar a usabilidade, motivações e barreiras do consumo colaborativo na cidade do Rio de Janeiro. Para atingir tal objetivo foi realizada uma revisão bibliográfica que definiu conceitos como: marketing, consumo e consumo colaborativo. Além dessa pesquisa, foi efetivada uma pesquisa de campo através da aplicação de um questionário estruturado a uma amostra de 166 indivíduos na cidade do Rio de Janeiro. O questionário é composto por questões estruturadas com base no referencial teórico. Os resultados apontaram que a usabilidade do consumo colaborativo é alta, que a principal motivação para o uso são os benefícios financeiros e que a maior barreira está relacionada às questões de segurançaIn the consumer society that we live, we are encouraged to be happy and belong to a particular group. This society sells satisfaction to individual wishes, however it awakens new consumer desires and increases consumption. In that way, it can be economically unviable and environmentally unsustainable. In this context, the collaborative consumption appears as an alternative that values sharing rather than ownership. This research has as main objective to evaluate the use, motivations and problems of the collaborative consumption in the city of Rio de Janeiro. Then, to reach this goal, a bibliographic review was carried out that defined concepts such as: marketing, consumption and collaborative consumption. In addition, a field survey was conducted through a questionnaire with a sample of 166 individuals in the city of Rio de Janeiro. The questionnaire is based on the theoretical reference. The results showed that the usability of the collaborative consumption is high, and also the main motivation for the use is the financial benefit, with security being the biggest barrier72 p.NiteróiFontanillas, Carlos NavarroSilva, Antônio Ranha daLeão, Maurício de SouzaOliveira, Larissa Miranda de2019-04-02T22:05:17Z2019-04-02T22:05:17Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfOliveira, Larissa Miranda de. Consumo colaborativo: usabilidade, motivações e resistências: / Larissa Miranda de Oliveira ; Carlos Fontanillas, orientador. Niterói, 2018. 72 p.https://app.uff.br/riuff/handle/1/9056Aluno de GraduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-04-26T21:49:28Zoai:app.uff.br:1/9056Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:11:54.753988Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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Na sociedade do consumo na qual estamos inseridos, somos estimulados através do marketing a consumir excessivamente para sermos felizes e pertencermos a determinado grupo. Tal sociedade vende a satisfação dos desejos individuais, mas desperta nos consumidores a cada momento novos desejos a serem satisfeitos, fazendo-os consumir mais. Dessa forma, se torna inviável financeiramente e também insustentável em uma perspectiva ambiental. Neste contexto, o consumo colaborativo surge como uma alternativa que valoriza o compartilhamento ao invés da posse. Esta pesquisa tem como objetivo principal avaliar a usabilidade, motivações e barreiras do consumo colaborativo na cidade do Rio de Janeiro. Para atingir tal objetivo foi realizada uma revisão bibliográfica que definiu conceitos como: marketing, consumo e consumo colaborativo. Além dessa pesquisa, foi efetivada uma pesquisa de campo através da aplicação de um questionário estruturado a uma amostra de 166 indivíduos na cidade do Rio de Janeiro. O questionário é composto por questões estruturadas com base no referencial teórico. Os resultados apontaram que a usabilidade do consumo colaborativo é alta, que a principal motivação para o uso são os benefícios financeiros e que a maior barreira está relacionada às questões de segurança |
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