As populações indígenas diante dos livros didáticos de Sociologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/9818 |
Resumo: | O presente artigo apresenta uma análise do tratamento da temática indígena em dois livros didáticos da disciplina de Sociologia do Ensino Médio, incluídos na última avaliação do Plano Nacional do Livro Didático, (PNLD/2018-2020). Tratam-se das obras Sociologia Hoje e Sociologia para jovens do século XXI. São objetivos do trabalho apresentar a maneira como a temática indígena se articula aos conceitos e teorias das Ciências Sociais que devem ser tratados (conforme orientações e parâmetros curriculares estabelecidos pelo Ministério da Educação) no currículo mínimo da disciplina de Sociologia. A análise permitirá demonstrar que há viabilidade e rendimento em tratar a questão a partir da Sociologia e que há maneiras, mais e menos, produtivas de fazer isso |
id |
UFF-2_27bbd6b0d5cfbb274998f6519e9c1e72 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/9818 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
As populações indígenas diante dos livros didáticos de SociologiaSociologiaEnsino médioLivro didáticoPopulações indígenasSociologiaEnsino médioLivro didáticoPopulação indígenaO presente artigo apresenta uma análise do tratamento da temática indígena em dois livros didáticos da disciplina de Sociologia do Ensino Médio, incluídos na última avaliação do Plano Nacional do Livro Didático, (PNLD/2018-2020). Tratam-se das obras Sociologia Hoje e Sociologia para jovens do século XXI. São objetivos do trabalho apresentar a maneira como a temática indígena se articula aos conceitos e teorias das Ciências Sociais que devem ser tratados (conforme orientações e parâmetros curriculares estabelecidos pelo Ministério da Educação) no currículo mínimo da disciplina de Sociologia. A análise permitirá demonstrar que há viabilidade e rendimento em tratar a questão a partir da Sociologia e que há maneiras, mais e menos, produtivas de fazer issoMiller, JoanaSilva, Ana Cláudia Cruz daMendes, RafaelAraújo, Ellen Fernanda Natalino2019-06-06T18:52:27Z2019-06-06T18:52:27Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9818Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-24T17:53:16Zoai:app.uff.br:1/9818Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:51:30.407408Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As populações indígenas diante dos livros didáticos de Sociologia |
title |
As populações indígenas diante dos livros didáticos de Sociologia |
spellingShingle |
As populações indígenas diante dos livros didáticos de Sociologia Araújo, Ellen Fernanda Natalino Sociologia Ensino médio Livro didático Populações indígenas Sociologia Ensino médio Livro didático População indígena |
title_short |
As populações indígenas diante dos livros didáticos de Sociologia |
title_full |
As populações indígenas diante dos livros didáticos de Sociologia |
title_fullStr |
As populações indígenas diante dos livros didáticos de Sociologia |
title_full_unstemmed |
As populações indígenas diante dos livros didáticos de Sociologia |
title_sort |
As populações indígenas diante dos livros didáticos de Sociologia |
author |
Araújo, Ellen Fernanda Natalino |
author_facet |
Araújo, Ellen Fernanda Natalino |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Miller, Joana Silva, Ana Cláudia Cruz da Mendes, Rafael |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Ellen Fernanda Natalino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sociologia Ensino médio Livro didático Populações indígenas Sociologia Ensino médio Livro didático População indígena |
topic |
Sociologia Ensino médio Livro didático Populações indígenas Sociologia Ensino médio Livro didático População indígena |
description |
O presente artigo apresenta uma análise do tratamento da temática indígena em dois livros didáticos da disciplina de Sociologia do Ensino Médio, incluídos na última avaliação do Plano Nacional do Livro Didático, (PNLD/2018-2020). Tratam-se das obras Sociologia Hoje e Sociologia para jovens do século XXI. São objetivos do trabalho apresentar a maneira como a temática indígena se articula aos conceitos e teorias das Ciências Sociais que devem ser tratados (conforme orientações e parâmetros curriculares estabelecidos pelo Ministério da Educação) no currículo mínimo da disciplina de Sociologia. A análise permitirá demonstrar que há viabilidade e rendimento em tratar a questão a partir da Sociologia e que há maneiras, mais e menos, produtivas de fazer isso |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2019-06-06T18:52:27Z 2019-06-06T18:52:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/9818 Aluno de Graduação |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/9818 |
identifier_str_mv |
Aluno de Graduação |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823590112231424 |