As populações indígenas diante dos livros didáticos de Sociologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Ellen Fernanda Natalino
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9818
Resumo: O presente artigo apresenta uma análise do tratamento da temática indígena em dois livros didáticos da disciplina de Sociologia do Ensino Médio, incluídos na última avaliação do Plano Nacional do Livro Didático, (PNLD/2018-2020). Tratam-se das obras Sociologia Hoje e Sociologia para jovens do século XXI. São objetivos do trabalho apresentar a maneira como a temática indígena se articula aos conceitos e teorias das Ciências Sociais que devem ser tratados (conforme orientações e parâmetros curriculares estabelecidos pelo Ministério da Educação) no currículo mínimo da disciplina de Sociologia. A análise permitirá demonstrar que há viabilidade e rendimento em tratar a questão a partir da Sociologia e que há maneiras, mais e menos, produtivas de fazer isso
id UFF-2_27bbd6b0d5cfbb274998f6519e9c1e72
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/9818
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling As populações indígenas diante dos livros didáticos de SociologiaSociologiaEnsino médioLivro didáticoPopulações indígenasSociologiaEnsino médioLivro didáticoPopulação indígenaO presente artigo apresenta uma análise do tratamento da temática indígena em dois livros didáticos da disciplina de Sociologia do Ensino Médio, incluídos na última avaliação do Plano Nacional do Livro Didático, (PNLD/2018-2020). Tratam-se das obras Sociologia Hoje e Sociologia para jovens do século XXI. São objetivos do trabalho apresentar a maneira como a temática indígena se articula aos conceitos e teorias das Ciências Sociais que devem ser tratados (conforme orientações e parâmetros curriculares estabelecidos pelo Ministério da Educação) no currículo mínimo da disciplina de Sociologia. A análise permitirá demonstrar que há viabilidade e rendimento em tratar a questão a partir da Sociologia e que há maneiras, mais e menos, produtivas de fazer issoMiller, JoanaSilva, Ana Cláudia Cruz daMendes, RafaelAraújo, Ellen Fernanda Natalino2019-06-06T18:52:27Z2019-06-06T18:52:27Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9818Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-24T17:53:16Zoai:app.uff.br:1/9818Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:51:30.407408Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv As populações indígenas diante dos livros didáticos de Sociologia
title As populações indígenas diante dos livros didáticos de Sociologia
spellingShingle As populações indígenas diante dos livros didáticos de Sociologia
Araújo, Ellen Fernanda Natalino
Sociologia
Ensino médio
Livro didático
Populações indígenas
Sociologia
Ensino médio
Livro didático
População indígena
title_short As populações indígenas diante dos livros didáticos de Sociologia
title_full As populações indígenas diante dos livros didáticos de Sociologia
title_fullStr As populações indígenas diante dos livros didáticos de Sociologia
title_full_unstemmed As populações indígenas diante dos livros didáticos de Sociologia
title_sort As populações indígenas diante dos livros didáticos de Sociologia
author Araújo, Ellen Fernanda Natalino
author_facet Araújo, Ellen Fernanda Natalino
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Miller, Joana
Silva, Ana Cláudia Cruz da
Mendes, Rafael
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Ellen Fernanda Natalino
dc.subject.por.fl_str_mv Sociologia
Ensino médio
Livro didático
Populações indígenas
Sociologia
Ensino médio
Livro didático
População indígena
topic Sociologia
Ensino médio
Livro didático
Populações indígenas
Sociologia
Ensino médio
Livro didático
População indígena
description O presente artigo apresenta uma análise do tratamento da temática indígena em dois livros didáticos da disciplina de Sociologia do Ensino Médio, incluídos na última avaliação do Plano Nacional do Livro Didático, (PNLD/2018-2020). Tratam-se das obras Sociologia Hoje e Sociologia para jovens do século XXI. São objetivos do trabalho apresentar a maneira como a temática indígena se articula aos conceitos e teorias das Ciências Sociais que devem ser tratados (conforme orientações e parâmetros curriculares estabelecidos pelo Ministério da Educação) no currículo mínimo da disciplina de Sociologia. A análise permitirá demonstrar que há viabilidade e rendimento em tratar a questão a partir da Sociologia e que há maneiras, mais e menos, produtivas de fazer isso
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2019-06-06T18:52:27Z
2019-06-06T18:52:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/9818
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/9818
identifier_str_mv Aluno de Graduação
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823590112231424