Livros didáticos entre o estado e a ciência : uma análise do PNLD Sociologia 2012-2018

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa Neto, Manoel Moreira de, 1981-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/72562
Resumo: Orientadora: Profª. Drª. Simone Meucci
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spelling Sousa Neto, Manoel Moreira de, 1981-Meucci, Simone, 1970-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologia2021-11-19T20:22:16Z2021-11-19T20:22:16Z2021https://hdl.handle.net/1884/72562Orientadora: Profª. Drª. Simone MeucciTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Defesa : Curitiba, 30/03/2021Inclui referências: p. 244-253Resumo: Este trabalho analisa a avaliação de livros didáticos de Sociologia em três editais do Programa Nacional do Didático (PNLD 2012, 2015, 2018). Especificamente, investigamos a forma como os livros didáticos, avaliados e distribuídos pelo PNLD, impactaram na formação de bases pedagógicas e epistemológicas para a disciplina. Em movimento paralelo, observamos a atuação dos principais agentes evolvidos no processo de produção do conhecimento sobre os livros didáticos de Sociologia, enquanto responsáveis pela legitimação do processo avaliativo que transforma os manuais em importantes difusores do conhecimento sociológico nas escolas brasileiras, atuando na forma de comunidade epistêmica. Nossa hipótese é a de que a engenharia operacional desta política pública, em especial o estágio de avaliação dos livros didáticos inscritos no programa, possibilita a circulação de ideias necessárias para o estabelecimento de princípios didáticos pedagógicos caros à disciplina de Sociologia, em sua configuração mais recente. As estratégias metodológicas empregadas nesta pesquisa compreendem a leitura de dissertações, teses e publicações especializadas, que possibilitaram o aperfeiçoamento do objeto de investigação e de sua apreensão analítica. Realizamos também a análise de documentos oficiais relativos às antigas políticas de avaliação dos livros didáticos, assim como do próprio PNLD. Analisamos o perfil de cada um dos avaliadores recorrendo à leitura de produções catalogadas em seus currículos na Plataforma Lattes. Por fim, recorremos à análise de conteúdo dos livros de Sociologia a fim de produzir inferências de um texto focal para o contexto social, de produção e distribuição de livros de Sociologia, via PNLD, de maneira objetivada.Abstract: This paper analyzes the evaluation of Sociology textbooks in three notices of the National Didactic Program (PNLD 2012, 2015, 2018). Specifically, we investigated how the textbooks, evaluated and distributed by PNLD, impacted the formation of pedagogical and epistemological bases for the discipline. In a parallel movement, we observe the performance of the main agents involved in the process of producing knowledge about textbooks in Sociology, while being responsible for legitimizing the evaluation process that transforms textbooks into important disseminators of sociological knowledge in Brazilian schools, acting in the form of a community. epistemic. Our hypothesis is that the operational engineering of this public policy, especially the evaluation stage of the textbooks enrolled in the program, allows the circulation of ideas necessary for the establishment of pedagogical didactic principles dear to the discipline of Sociology, in its most recent configuration. The methodological strategies used in this research include the reading of dissertations, theses and specialized publications, which made it possible to improve the object of investigation and its analytical understanding. We also carried out the analysis of official documents related to the old textbook evaluation policies, as well as the PNLD itself. We analyzed the profile of each of the evaluators using the cataloged productions in their resumes on the Lattes Platform. Finally, we resorted to content analysis of Sociology books in order to produce inferences of a focal text for the social context, of production and distribution of Sociology books, via PNLD, in an objective way.ABSTRAIT: Cet article analyse l'évaluation des manuels de sociologie dans trois notices du programme didactique national (PNLD 2012, 2015, 2018). Plus précisément, nous avons étudié comment les manuels, évalués et diffusés par le PNLD, ont eu un impact sur la formation des bases pédagogiques et épistémologiques de la discipline. Dans un mouvement parallèle, nous observons la performance des principaux agents impliqués dans le processus de production de connaissances sur les manuels de sociologie, tout en étant responsables de légitimer le processus d'évaluation qui transforme les manuels en importants diffuseurs de connaissances sociologiques dans les écoles brésiliennes, agissant sous la forme d'une communauté. Notre hypothèse est que l'ingénierie opérationnelle de cette politique publique, en particulier l'étape d'évaluation des manuels inscrits au programme, permet la circulation des idées nécessaires à l'établissement des principes didactiques pédagogiques chers à la discipline de la sociologie, dans sa configuration la plus récente. Les stratégies méthodologiques utilisées dans cette recherche incluent la lecture de mémoires, thèses et publications spécialisées, qui ont permis d'améliorer l'objet d'investigation et sa compréhension analytique. Nous avons également procédé à l'analyse des documents officiels relatifs aux anciennes politiques d'évaluation des manuels, ainsi qu'au PNLD lui-même. Nous avons analysé le profil de chacun des évaluateurs en utilisant les productions cataloguées dans leurs CV sur la plateforme Lattes. Enfin, nous avons eu recours à l'analyse du contenu des livres de sociologie afin de produire des inférences d'un texte focal pour le contexte social, de production et de distribution de livres de sociologie, via PNLD, de manière objective.1 arquivo (253 p.).application/pdfPrograma Nacional do Livro Didático (Brasil)Sociologia - Estudo e ensinoSociologia (Ensino médio)Livros didáticos - AvaliaçãoSociologiaLivros didáticos entre o estado e a ciência : uma análise do PNLD Sociologia 2012-2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - MANOEL MOREIRA DE SOUSA NETO.pdfapplication/pdf2333116https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/72562/1/R%20-%20T%20-%20MANOEL%20MOREIRA%20DE%20SOUSA%20NETO.pdfc8075877a764cdfb49b456ad7f03883eMD51open access1884/725622021-11-19 17:22:16.375open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/72562Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-11-19T20:22:16Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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