Análise multicritério dos recursos dos polos de apoio presencial em relação à eficiência das instituições de ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Flavia Helena Batista de Oliveira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/13215
http://dx.doi.org/10.22409/PPGA.2019.mp.09515538793
Resumo: Objetivo do trabalho: Ainda que a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior regulamente os requisitos para criação e manutenção de polo considerando itens de caráter de qualidade e quantidade, a abordagem da comparação do percentual de alunos concluintes em relação aos indicadores de qualidade dos polos é relevante para complementar o relatório de avaliação dos polos. Esta dissertação investiga se os polos com melhor estrutura são mais propensos a formar mais alunos e se os polos de apoio são essenciais para assegurar a eficiência na Educação a Distância. Visto que a avaliação do desempenho dos cursos é orientada pelo percentual de alunos concluintes, esta dissertação tem o objetivo de verificar a existência de correlação entre o percentual de alunos concluintes por Instituição de Ensino Superior e a estrutura dos polos ofertantes. Procedimentos/Método para a solução do problema: Foram utilizados os dados dos polos pertencentes ao Sistema Universidade Aberta do Brasil, informados no “Instrumento de avaliação de polos”, que consiste em um relatório apresentado ao Ministério da Educação disponível no SisUAB (plataforma de suporte para a execução, acompanhamento e gestão de processos da Universidade Aberta do Brasil). Estes dados foram modelados e submetidos ao software PRADIN, que é um Programa para Apoio à tomada de decisão baseada em Indicadores, que consolidou o Índice Multicritério para posteriormente correlacionar com o percentual de alunos concluintes (Índice de Titulação). Resultados: Foram identificadas as estruturas dos polos pertencentes ao Sistema Universidade Aberta do Brasil, mensuradas em indicadores multicritérios e correlacionadas ao percentual dos alunos concluintes nos cursos Gestão Pública, Gestão Pública Municipal e Gestão em Saúde. Foi observado que os polos que apresentam maior valor no Indicador Multicritério da estrutura dos polos não correspondem aos polos que apresentam maior valor no Índice de Titulação (percentual de alunos concluintes). Então, foi verificada a existência de correlação por meio do coeficiente de Pearson e constatou-se que a estrutura de um polo não impacta na quantidade de egressos dos Cursos de Gestão estudados, não sendo os polos de apoio essenciais para assegurar a eficiência na Educação a Distância. Implicações práticas: A lacuna percebida é que, segundo a teoria, a Educação a Distância precisa de suporte físico, o qual é atribuído a expectativa ao polo de apoio presencial. Porém foi constatado que o papel do polo de apoio presencial não é determinante na eficiência da Educação a Distância nos cursos de especialização do Programa Nacional de Formação em Administração Pública, no que tange à quantidade de alunos concluintes. O impacto é a possibilidade de os recursos econômicos e financeiros destinados à sua manutenção e estruturação poderem ser destinados a outras políticas públicas de educação para esta modalidade como capacitação dos profissionais docentes, aperfeiçoamento e atualização do conteúdo didático, bem como uma possível reestruturação destes cursos. Originalidade e contribuições: A pesquisa realizada é inédita e contribui com a possibilidade de novos arranjos na Educação a distância, porque embora na teoria exista indícios de que o polo de apoio presencial seja indispensável para esta modalidade, este estudo é um exemplo de que não é possível generalizar. Realizado o estudo sobre os dados de 452 polos, dos três cursos, extraídos de fontes formais, compuseram um relatório técnico conclusivo de dispensa de polos de apoio presencial para estes cursos, o que indica atenção às demais vertentes como investimento nos profissionais docentes e no conteúdo didático. Essas contribuições têm aderência com a linha de atuação científico‐tecnológica: LACT 1 – Estratégia, Governo e Desenvolvimento e com o grupo de pesquisa NEFES (Núcleo de Estudos Fronteiriços em Estratégia e Sociedade). Produção Técnica/Tecnológica: A confirmação da dispensa de polo de apoio presencial para cursos na modalidade a distância é o principal produto técnico/tecnológico derivado do estudo. Enquadra-se como Processos de Gestão pertencente ao EIXO 1 – Produtos e Processos. A decisão apresenta aplicabilidade com a deliberação dos gestores educacionais e reestruturação das demais vertentes da Educação a Distância. A inovação pode ser percebida na revisão do paradigma em está consolidada a teoria de que o polo de apoio presencial é fundamental para a eficiência na Educação a Distância, entretanto os cursos de especialização em Gestão Pública, Gestão Pública Municipal e Gestão em Saúde apresentaram resultados contrários. A produção classifica-se como baixa complexidade por ser o resultado desenvolvido por meio de conhecimento existente e sem necessidade de participação de diferentes atores.
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Visto que a avaliação do desempenho dos cursos é orientada pelo percentual de alunos concluintes, esta dissertação tem o objetivo de verificar a existência de correlação entre o percentual de alunos concluintes por Instituição de Ensino Superior e a estrutura dos polos ofertantes. Procedimentos/Método para a solução do problema: Foram utilizados os dados dos polos pertencentes ao Sistema Universidade Aberta do Brasil, informados no “Instrumento de avaliação de polos”, que consiste em um relatório apresentado ao Ministério da Educação disponível no SisUAB (plataforma de suporte para a execução, acompanhamento e gestão de processos da Universidade Aberta do Brasil). Estes dados foram modelados e submetidos ao software PRADIN, que é um Programa para Apoio à tomada de decisão baseada em Indicadores, que consolidou o Índice Multicritério para posteriormente correlacionar com o percentual de alunos concluintes (Índice de Titulação). Resultados: Foram identificadas as estruturas dos polos pertencentes ao Sistema Universidade Aberta do Brasil, mensuradas em indicadores multicritérios e correlacionadas ao percentual dos alunos concluintes nos cursos Gestão Pública, Gestão Pública Municipal e Gestão em Saúde. Foi observado que os polos que apresentam maior valor no Indicador Multicritério da estrutura dos polos não correspondem aos polos que apresentam maior valor no Índice de Titulação (percentual de alunos concluintes). Então, foi verificada a existência de correlação por meio do coeficiente de Pearson e constatou-se que a estrutura de um polo não impacta na quantidade de egressos dos Cursos de Gestão estudados, não sendo os polos de apoio essenciais para assegurar a eficiência na Educação a Distância. Implicações práticas: A lacuna percebida é que, segundo a teoria, a Educação a Distância precisa de suporte físico, o qual é atribuído a expectativa ao polo de apoio presencial. Porém foi constatado que o papel do polo de apoio presencial não é determinante na eficiência da Educação a Distância nos cursos de especialização do Programa Nacional de Formação em Administração Pública, no que tange à quantidade de alunos concluintes. O impacto é a possibilidade de os recursos econômicos e financeiros destinados à sua manutenção e estruturação poderem ser destinados a outras políticas públicas de educação para esta modalidade como capacitação dos profissionais docentes, aperfeiçoamento e atualização do conteúdo didático, bem como uma possível reestruturação destes cursos. Originalidade e contribuições: A pesquisa realizada é inédita e contribui com a possibilidade de novos arranjos na Educação a distância, porque embora na teoria exista indícios de que o polo de apoio presencial seja indispensável para esta modalidade, este estudo é um exemplo de que não é possível generalizar. Realizado o estudo sobre os dados de 452 polos, dos três cursos, extraídos de fontes formais, compuseram um relatório técnico conclusivo de dispensa de polos de apoio presencial para estes cursos, o que indica atenção às demais vertentes como investimento nos profissionais docentes e no conteúdo didático. Essas contribuições têm aderência com a linha de atuação científico‐tecnológica: LACT 1 – Estratégia, Governo e Desenvolvimento e com o grupo de pesquisa NEFES (Núcleo de Estudos Fronteiriços em Estratégia e Sociedade). Produção Técnica/Tecnológica: A confirmação da dispensa de polo de apoio presencial para cursos na modalidade a distância é o principal produto técnico/tecnológico derivado do estudo. Enquadra-se como Processos de Gestão pertencente ao EIXO 1 – Produtos e Processos. A decisão apresenta aplicabilidade com a deliberação dos gestores educacionais e reestruturação das demais vertentes da Educação a Distância. A inovação pode ser percebida na revisão do paradigma em está consolidada a teoria de que o polo de apoio presencial é fundamental para a eficiência na Educação a Distância, entretanto os cursos de especialização em Gestão Pública, Gestão Pública Municipal e Gestão em Saúde apresentaram resultados contrários. A produção classifica-se como baixa complexidade por ser o resultado desenvolvido por meio de conhecimento existente e sem necessidade de participação de diferentes atores.Objective of the study: Although the Higher Education Personnel Improvement Coordination regulates the requirements for pole creation and maintenance considering quality and quantity items, the approach of comparing the percentage of graduating students in relation to the pole quality indicators is relevant to complement the poles evaluation report. This dissertation investigates whether poles with better infrastructure are more likely to train more students and whether support poles are essential to ensure efficiency in distance education. Since the performance evaluation of the courses is guided by the percentage of graduating students, this dissertation aims to verify the existence of correlation between the percentage of graduating students by Higher Education Institution and the structure of the offering poles. Procedures/Method for solving the problem: Data from the poles belonging to the Open University of Brazil System were used, informed in the “Poles Assessment Instrument”, which consists of a report presented to the Ministry of Education available at SisUAB (support platform for the execution, monitoring and management of processes). from the Open University of Brazil). These data were modeled and submitted to the PRADIN software, which is an Indicator-Based Decision Support Program, which consolidated the Multicriteria Index to further correlate with the percentage of graduating students (Titration Index). Results: The structures of the poles belonging to the Open University of Brazil System were identified, measured in multicriteria indicators and correlated to the percentage of students completing the Public Management, Municipal Public Management and Health Management courses. It was observed that the poles that present higher value in the Multicriteria Indicator of the infrastructure of the poles do not correspond to the poles that present the highest value in the Titration Index (percentage of graduating students). Thus, the existence of correlation was verified by means of the Pearson coefficient and it was found that the infrastructure of a pole does not impact the number of graduates of the Management Courses studied, and the support poles are not essential to ensure efficiency in education distance. Practical implications: The perceived gap is that, according to the theory, Distance Education needs physical support, which is attributed to the expectation to the presential support poles. However, it was found that the role of the presential support poles is not decisive in the effectiveness of Distance Education in the specialization courses of the National Training Program in Public Administration, regarding the number of graduating students. The impact is the possibility that the economic and financial resources intended for its maintenance and structuring may be allocated to other public education policies for this modality such as training of teaching professionals, improvement and updating of didactic content, as well as a possible restructuring of these courses. Originality and contributions: The research is unprecedented and contributes to the possibility of new arrangements in Distance Education, because although in theory there is evidence that the present support pole is indispensable for this modality, this study is an example that it is not possible to generalize. A study of the data of 452 poles of the three courses, extracted from formal sources, composed a conclusive technical report of dispensation of face support poles for these courses, which indicates attention to other aspects such as investment in teaching professionals and content. didactic These contributions are in line with the scientific-technological line of action: LACT 1 - Strategy, Government and Development and with the research group NEFES (Center for Border Studies on Strategy and Society). Technical/Technological Production: Confirmation of the exemption of face-to-face support pole for distance learning courses is the main technical / technological product derived from the study. It fits as Management Processes belonging to AXIS 1 - Products and Processes. The decision has applicability with the deliberation of the educational managers and restructuring of the other aspects of Distance Education. The innovation can be seen in the paradigm revision and the theory that the present support pole is fundamental for the efficiency in the Distance Education is consolidated, however the specialization courses in Public Management, Municipal Public Management and Health Management presented opposite results. The production is classified as low complexity because it is the result developed through existing knowledge and without the need for participation of different actors.111f.Volta RedondaAbdalla, Márcio MoutinhoGuabiroba, Ricardo César da SilvaGonzalez, Rafael KuramotoAbreu, Júlio César de Andradehttp://lattes.cnpq.br/7500389615290575http://lattes.cnpq.br/4524218198273943http://lattes.cnpq.br/7060564895078069http://lattes.cnpq.br/5864143450276283http://lattes.cnpq.br/0592898114989153Pinheiro, Flavia Helena Batista de Oliveira2020-04-02T20:30:09Z2020-04-02T20:30:09Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPINHEIRO, Flavia Helena Batista de Oliveira. Análise multicritério dos recursos dos polos de apoio presencial em relação à eficiência das instituições de ensino superior. 2019. 111 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) - Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/13215Aluno de Mestradohttp://dx.doi.org/10.22409/PPGA.2019.mp.09515538793http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-04-13T13:11:37Zoai:app.uff.br:1/13215Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-04-13T13:11:37Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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description Objetivo do trabalho: Ainda que a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior regulamente os requisitos para criação e manutenção de polo considerando itens de caráter de qualidade e quantidade, a abordagem da comparação do percentual de alunos concluintes em relação aos indicadores de qualidade dos polos é relevante para complementar o relatório de avaliação dos polos. Esta dissertação investiga se os polos com melhor estrutura são mais propensos a formar mais alunos e se os polos de apoio são essenciais para assegurar a eficiência na Educação a Distância. Visto que a avaliação do desempenho dos cursos é orientada pelo percentual de alunos concluintes, esta dissertação tem o objetivo de verificar a existência de correlação entre o percentual de alunos concluintes por Instituição de Ensino Superior e a estrutura dos polos ofertantes. Procedimentos/Método para a solução do problema: Foram utilizados os dados dos polos pertencentes ao Sistema Universidade Aberta do Brasil, informados no “Instrumento de avaliação de polos”, que consiste em um relatório apresentado ao Ministério da Educação disponível no SisUAB (plataforma de suporte para a execução, acompanhamento e gestão de processos da Universidade Aberta do Brasil). Estes dados foram modelados e submetidos ao software PRADIN, que é um Programa para Apoio à tomada de decisão baseada em Indicadores, que consolidou o Índice Multicritério para posteriormente correlacionar com o percentual de alunos concluintes (Índice de Titulação). Resultados: Foram identificadas as estruturas dos polos pertencentes ao Sistema Universidade Aberta do Brasil, mensuradas em indicadores multicritérios e correlacionadas ao percentual dos alunos concluintes nos cursos Gestão Pública, Gestão Pública Municipal e Gestão em Saúde. Foi observado que os polos que apresentam maior valor no Indicador Multicritério da estrutura dos polos não correspondem aos polos que apresentam maior valor no Índice de Titulação (percentual de alunos concluintes). Então, foi verificada a existência de correlação por meio do coeficiente de Pearson e constatou-se que a estrutura de um polo não impacta na quantidade de egressos dos Cursos de Gestão estudados, não sendo os polos de apoio essenciais para assegurar a eficiência na Educação a Distância. Implicações práticas: A lacuna percebida é que, segundo a teoria, a Educação a Distância precisa de suporte físico, o qual é atribuído a expectativa ao polo de apoio presencial. Porém foi constatado que o papel do polo de apoio presencial não é determinante na eficiência da Educação a Distância nos cursos de especialização do Programa Nacional de Formação em Administração Pública, no que tange à quantidade de alunos concluintes. O impacto é a possibilidade de os recursos econômicos e financeiros destinados à sua manutenção e estruturação poderem ser destinados a outras políticas públicas de educação para esta modalidade como capacitação dos profissionais docentes, aperfeiçoamento e atualização do conteúdo didático, bem como uma possível reestruturação destes cursos. Originalidade e contribuições: A pesquisa realizada é inédita e contribui com a possibilidade de novos arranjos na Educação a distância, porque embora na teoria exista indícios de que o polo de apoio presencial seja indispensável para esta modalidade, este estudo é um exemplo de que não é possível generalizar. Realizado o estudo sobre os dados de 452 polos, dos três cursos, extraídos de fontes formais, compuseram um relatório técnico conclusivo de dispensa de polos de apoio presencial para estes cursos, o que indica atenção às demais vertentes como investimento nos profissionais docentes e no conteúdo didático. Essas contribuições têm aderência com a linha de atuação científico‐tecnológica: LACT 1 – Estratégia, Governo e Desenvolvimento e com o grupo de pesquisa NEFES (Núcleo de Estudos Fronteiriços em Estratégia e Sociedade). Produção Técnica/Tecnológica: A confirmação da dispensa de polo de apoio presencial para cursos na modalidade a distância é o principal produto técnico/tecnológico derivado do estudo. Enquadra-se como Processos de Gestão pertencente ao EIXO 1 – Produtos e Processos. A decisão apresenta aplicabilidade com a deliberação dos gestores educacionais e reestruturação das demais vertentes da Educação a Distância. A inovação pode ser percebida na revisão do paradigma em está consolidada a teoria de que o polo de apoio presencial é fundamental para a eficiência na Educação a Distância, entretanto os cursos de especialização em Gestão Pública, Gestão Pública Municipal e Gestão em Saúde apresentaram resultados contrários. A produção classifica-se como baixa complexidade por ser o resultado desenvolvido por meio de conhecimento existente e sem necessidade de participação de diferentes atores.
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