O boca a boca e suas aplicações mercadológicas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/32775 |
Resumo: | A comunicação é essencial para atingir as metas organizacionais, e os programas de indicação de clientes são um procedimento para lidar com a aquisição de novos consumidores, utilizando o boca a boca. No entanto, faltam estudos práticos que mostrem a diferença e a comparação entre clientes provenientes desses programas de indicação e clientes conquistados por outros métodos. O presente trabalho se propõe a compreender os motivos do aumento da utilização de programas de indicação de clientes pelas empresas e os impactos da implementação no negócio. O autor realizou a observação participante numa empresa de educação brasileira entre maio de 2021 e maio de 2022. Dessa forma, foi possível identificar como o boca a boca pode influenciar na aquisição de clientes de uma empresa. Além disso, o estudo concluiu que um programa de indicação pode apresentar menores taxas de Custo de Aquisição de Clientes e maiores taxas de Lifetime Value em comparação com outras formas de atrair clientes. |
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O boca a boca e suas aplicações mercadológicasComunicação empresarialBoca a bocaPrograma de indicação de clientesMarketing empresarialComunicação informalMercado consumidorBusiness communicationWord of mouthCustomer referral programsA comunicação é essencial para atingir as metas organizacionais, e os programas de indicação de clientes são um procedimento para lidar com a aquisição de novos consumidores, utilizando o boca a boca. No entanto, faltam estudos práticos que mostrem a diferença e a comparação entre clientes provenientes desses programas de indicação e clientes conquistados por outros métodos. O presente trabalho se propõe a compreender os motivos do aumento da utilização de programas de indicação de clientes pelas empresas e os impactos da implementação no negócio. O autor realizou a observação participante numa empresa de educação brasileira entre maio de 2021 e maio de 2022. Dessa forma, foi possível identificar como o boca a boca pode influenciar na aquisição de clientes de uma empresa. Além disso, o estudo concluiu que um programa de indicação pode apresentar menores taxas de Custo de Aquisição de Clientes e maiores taxas de Lifetime Value em comparação com outras formas de atrair clientes.Communication is essential in achieving organizational goals, and customer referral programs are a procedure for handling the acquisition of new consumers while utilizing word of mouth. However, there is a lack of practical studies that show the difference and the comparison between customers coming from these referral programs and customers conquered by other methods. The present work aims to understand the reasons for the increase in the use of customer referral programs by companies and the implementation impacts on the business. During this research, the author conducted an inside observation in a Brazilian education enterprise between May 2021 and May 2022. In this way, it was possible to identify how word of mouth can influence customer acquisition of a company. In addition, the study concluded that a referral program could present lower Customer Acquisition Cost rates and higher Lifetime Value rates compared to other ways of attracting customers.42 f.Levy, ArielTayt-Son, Débora Bogéa da CostaSilva, Eduardo Camilo daMiranda, Igor Couto Pinto de2024-04-03T18:40:47Z2024-04-03T18:40:47Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMIRANDA, Igor Couto Pinto de. O boca a boca e suas aplicações mercadológicas. 2022, 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/32775CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-04-03T18:40:51Zoai:app.uff.br:1/32775Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:01:23.413724Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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A comunicação é essencial para atingir as metas organizacionais, e os programas de indicação de clientes são um procedimento para lidar com a aquisição de novos consumidores, utilizando o boca a boca. No entanto, faltam estudos práticos que mostrem a diferença e a comparação entre clientes provenientes desses programas de indicação e clientes conquistados por outros métodos. O presente trabalho se propõe a compreender os motivos do aumento da utilização de programas de indicação de clientes pelas empresas e os impactos da implementação no negócio. O autor realizou a observação participante numa empresa de educação brasileira entre maio de 2021 e maio de 2022. Dessa forma, foi possível identificar como o boca a boca pode influenciar na aquisição de clientes de uma empresa. Além disso, o estudo concluiu que um programa de indicação pode apresentar menores taxas de Custo de Aquisição de Clientes e maiores taxas de Lifetime Value em comparação com outras formas de atrair clientes. |
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