Implementação simplificada das primeiras etapas do Balanced Scorecard em uma microempresa prestadora de serviços: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Vivian Pereira de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/7557
Resumo: O Balanced Scorecard (BSC), foi criado em 1990, com a finalidade de suprir a carência de indicadores que auxiliem nas estratégias de gerenciamento adotadas pelas empresas e pode ser um eficiente instrumento para garantir a sobrevivência da microempresa e aumentar os lucros. Nas últimas décadas, o BSC tem sido um auxiliador na elaboração de estratégias para grandes empresas por meio de indicadores de performance que complementam a contabilidade gerencial em seus aspectos financeiros. Neste artigo, será feita uma breve introdução ao BSC e a implementação simplificada das primeiras etapas dessa ferramenta em uma microempresa do setor de Internet com uma abordagem qualitativa. Como resultado, pode-se observar que a aplicação das primeiras etapas do BSC em microempresas não é tão complexa devido à simplicidade dos processos ou serviços e número reduzido de departamentos e funcionários, logo definir os indicadores desempenho se torna uma tarefa mais simples. Assim, para cada uma das quatro perspectivas do Balanced Scorecard definimos ao menos um indicador de desempenho. Segundo os indicadores de desempenho, a microempresa estudada apresenta perspectiva financeira em torno de 60%, a perspectiva de processos internos e do cliente em torno de 50%. A empresa apresenta um quadro preocupante no que diz respeito à perspectiva do aprendizado e crescimento, em torno de 11%. As primeiras etapas do Balanced Scorecard fornecem uma visão da situação financeira da empresa e sugere que a empresa deve investir em capacitação de funcionários, em marketing e na ampliação do sinal de internet para conquistar mais mercado consumidor
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