Representações sociais de pós-graduandos sobre professores marcantes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educa (Porto Velho) |
Texto Completo: | https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3482 |
Resumo: | O propósito central deste estudo consiste em identificar os atributos de professores marcantes na trajetória de formação de pós-graduandos que cursaram a disciplina de Metodologia do Ensino Superior em dois cursos lato sensu, cuja finalidade era propiciar formação pedagógica para profissionais que pretendiam atuar na educação superior. A abordagem metodológica foi orientada pela pesquisa qualitativa e os dados empíricos coletados em registros escritos produzidos pelos pós-graduandos, analisadas à luz da teoria das representações sociais. Os resultados apontam que os professores marcantes se distinguem positivamente pela atenção e carinho que dispensam aos alunos, pelo modo como contribuem para elevar sua autoestima, pela capacidade de significar os conteúdos escolares, pela articulação da teoria com a prática, dentre outros. |
id |
UNIR-3_63c4a2fd181c3ebc58bda8081f332d4c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.unir.br:article/3482 |
network_acronym_str |
UNIR-3 |
network_name_str |
Educa (Porto Velho) |
repository_id_str |
|
spelling |
Representações sociais de pós-graduandos sobre professores marcantesSocial representations of post-graduating students about outstanding teachersRepresentaciones sociales de pos-graduandos sobre profesores marcantesRepresentações sociais. Formação docente. Professor marcanteFormação de professoresconstituição docenteRepresentaciones sociales. Formación docente. Profesor importante.Social representations. Teaching formation. Remarkable professor.O propósito central deste estudo consiste em identificar os atributos de professores marcantes na trajetória de formação de pós-graduandos que cursaram a disciplina de Metodologia do Ensino Superior em dois cursos lato sensu, cuja finalidade era propiciar formação pedagógica para profissionais que pretendiam atuar na educação superior. A abordagem metodológica foi orientada pela pesquisa qualitativa e os dados empíricos coletados em registros escritos produzidos pelos pós-graduandos, analisadas à luz da teoria das representações sociais. Os resultados apontam que os professores marcantes se distinguem positivamente pela atenção e carinho que dispensam aos alunos, pelo modo como contribuem para elevar sua autoestima, pela capacidade de significar os conteúdos escolares, pela articulação da teoria com a prática, dentre outros.El propósito central de este estudio consiste en identificar los atributos de profesores marcantes en la trayectoria de formación de postgraduados que cursaron la disciplina de Metodología de la Enseñanza Superior en dos cursos lato sensu, cuya finalidad era propiciar formación pedagógica para profesionales que pretendían actuar en la educación superior. El enfoque metodológico fue orientado por la investigación cualitativa y los datos empíricos recogidos en registros escritos producidos por los posgraduados, analizados a la luz de la teoría de las representaciones sociales. Los resultados apuntan que los profesores marcados se distinguen positivamente por la atención y cariño que dispensan a los alumnos, por el modo en que contribuyen a elevar su autoestima, por la capacidad de significar los contenidos escolares, por la articulación de la teoría con la práctica, entre otros.The central purpose of this study is to identify the attributes of remarkable teachers in the trajectory of formation of postgraduate students who attended the discipline Methodology of Higher Education in two lato sensu courses, whose purpose was to provide educational formation for professionals who wishing to work in higher education. The methodological approach was guided by qualitative research and empirical data collected in written records produced by postgraduate students, analyzed in the light of the theory of social representations. The results point that remarkable teachers distinguish themselves positively for the attention and affection that dispense to students, by way that contribute to raise their self-esteem, for the ability to signify the educational content, for the articulation between theory and practice, among others.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2019-05-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesPesquisa empírica de campoapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/348210.26568/2359-2087.2019.3482EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 6 n. 14 (2019); 83-1022359-20872359-208710.26568/educa.v6i14reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3482/2773Copyright (c) 2019 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessVieira, Marilandi Maria MascarelloCaimi, Flavia Eloisa2019-08-13T16:44:40Zoai:periodicos.unir.br:article/3482Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2019-08-13T16:44:40Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Representações sociais de pós-graduandos sobre professores marcantes Social representations of post-graduating students about outstanding teachers Representaciones sociales de pos-graduandos sobre profesores marcantes |
title |
Representações sociais de pós-graduandos sobre professores marcantes |
spellingShingle |
Representações sociais de pós-graduandos sobre professores marcantes Vieira, Marilandi Maria Mascarello Representações sociais. Formação docente. Professor marcante Formação de professores constituição docente Representaciones sociales. Formación docente. Profesor importante. Social representations. Teaching formation. Remarkable professor. |
title_short |
Representações sociais de pós-graduandos sobre professores marcantes |
title_full |
Representações sociais de pós-graduandos sobre professores marcantes |
title_fullStr |
Representações sociais de pós-graduandos sobre professores marcantes |
title_full_unstemmed |
Representações sociais de pós-graduandos sobre professores marcantes |
title_sort |
Representações sociais de pós-graduandos sobre professores marcantes |
author |
Vieira, Marilandi Maria Mascarello |
author_facet |
Vieira, Marilandi Maria Mascarello Caimi, Flavia Eloisa |
author_role |
author |
author2 |
Caimi, Flavia Eloisa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Marilandi Maria Mascarello Caimi, Flavia Eloisa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Representações sociais. Formação docente. Professor marcante Formação de professores constituição docente Representaciones sociales. Formación docente. Profesor importante. Social representations. Teaching formation. Remarkable professor. |
topic |
Representações sociais. Formação docente. Professor marcante Formação de professores constituição docente Representaciones sociales. Formación docente. Profesor importante. Social representations. Teaching formation. Remarkable professor. |
description |
O propósito central deste estudo consiste em identificar os atributos de professores marcantes na trajetória de formação de pós-graduandos que cursaram a disciplina de Metodologia do Ensino Superior em dois cursos lato sensu, cuja finalidade era propiciar formação pedagógica para profissionais que pretendiam atuar na educação superior. A abordagem metodológica foi orientada pela pesquisa qualitativa e os dados empíricos coletados em registros escritos produzidos pelos pós-graduandos, analisadas à luz da teoria das representações sociais. Os resultados apontam que os professores marcantes se distinguem positivamente pela atenção e carinho que dispensam aos alunos, pelo modo como contribuem para elevar sua autoestima, pela capacidade de significar os conteúdos escolares, pela articulação da teoria com a prática, dentre outros. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Pesquisa empírica de campo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3482 10.26568/2359-2087.2019.3482 |
url |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3482 |
identifier_str_mv |
10.26568/2359-2087.2019.3482 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3482/2773 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 6 n. 14 (2019); 83-102 2359-2087 2359-2087 10.26568/educa.v6i14 reponame:Educa (Porto Velho) instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR) instacron:UNIR |
instname_str |
Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
instacron_str |
UNIR |
institution |
UNIR |
reponame_str |
Educa (Porto Velho) |
collection |
Educa (Porto Velho) |
repository.name.fl_str_mv |
Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaeduca@unir.br || dti@unir.br |
_version_ |
1797174542597095424 |