Representações sociais de pós-graduandos sobre professores marcantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Marilandi Maria Mascarello
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Caimi, Flavia Eloisa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educa (Porto Velho)
Texto Completo: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3482
Resumo: O propósito central deste estudo consiste em identificar os atributos de professores marcantes na trajetória de formação de pós-graduandos que cursaram a disciplina de Metodologia do Ensino Superior em dois cursos lato sensu, cuja finalidade era propiciar formação pedagógica para profissionais que pretendiam atuar na educação superior. A abordagem metodológica foi orientada pela pesquisa qualitativa e os dados empíricos coletados em registros escritos produzidos pelos pós-graduandos, analisadas à luz da teoria das representações sociais. Os resultados apontam que os professores marcantes se distinguem positivamente pela atenção e carinho que dispensam aos alunos, pelo modo como contribuem para elevar sua autoestima, pela capacidade de significar os conteúdos escolares, pela articulação da teoria com a prática, dentre outros.
id UNIR-3_63c4a2fd181c3ebc58bda8081f332d4c
oai_identifier_str oai:periodicos.unir.br:article/3482
network_acronym_str UNIR-3
network_name_str Educa (Porto Velho)
repository_id_str
spelling Representações sociais de pós-graduandos sobre professores marcantesSocial representations of post-graduating students about outstanding teachersRepresentaciones sociales de pos-graduandos sobre profesores marcantesRepresentações sociais. Formação docente. Professor marcanteFormação de professoresconstituição docenteRepresentaciones sociales. Formación docente. Profesor importante.Social representations. Teaching formation. Remarkable professor.O propósito central deste estudo consiste em identificar os atributos de professores marcantes na trajetória de formação de pós-graduandos que cursaram a disciplina de Metodologia do Ensino Superior em dois cursos lato sensu, cuja finalidade era propiciar formação pedagógica para profissionais que pretendiam atuar na educação superior. A abordagem metodológica foi orientada pela pesquisa qualitativa e os dados empíricos coletados em registros escritos produzidos pelos pós-graduandos, analisadas à luz da teoria das representações sociais. Os resultados apontam que os professores marcantes se distinguem positivamente pela atenção e carinho que dispensam aos alunos, pelo modo como contribuem para elevar sua autoestima, pela capacidade de significar os conteúdos escolares, pela articulação da teoria com a prática, dentre outros.El propósito central de este estudio consiste en identificar los atributos de profesores marcantes en la trayectoria de formación de postgraduados que cursaron la disciplina de Metodología de la Enseñanza Superior en dos cursos lato sensu, cuya finalidad era propiciar formación pedagógica para profesionales que pretendían actuar en la educación superior. El enfoque metodológico fue orientado por la investigación cualitativa y los datos empíricos recogidos en registros escritos producidos por los posgraduados, analizados a la luz de la teoría de las representaciones sociales. Los resultados apuntan que los profesores marcados se distinguen positivamente por la atención y cariño que dispensan a los alumnos, por el modo en que contribuyen a elevar su autoestima, por la capacidad de significar los contenidos escolares, por la articulación de la teoría con la práctica, entre otros.The central purpose of this study is to identify the attributes of remarkable teachers in the trajectory of formation of postgraduate students who attended the discipline Methodology of Higher Education in two lato sensu courses, whose purpose was to provide educational formation for professionals who wishing to work in higher education. The methodological approach was guided by qualitative research and empirical data collected in written records produced by postgraduate students, analyzed in the light of the theory of social representations. The results point that remarkable teachers distinguish themselves positively for the attention and affection that dispense to students, by way that contribute to raise their self-esteem, for the ability to signify the educational content, for the articulation between theory and practice, among others.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2019-05-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesPesquisa empírica de campoapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/348210.26568/2359-2087.2019.3482EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 6 n. 14 (2019); 83-1022359-20872359-208710.26568/educa.v6i14reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3482/2773Copyright (c) 2019 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessVieira, Marilandi Maria MascarelloCaimi, Flavia Eloisa2019-08-13T16:44:40Zoai:periodicos.unir.br:article/3482Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2019-08-13T16:44:40Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false
dc.title.none.fl_str_mv Representações sociais de pós-graduandos sobre professores marcantes
Social representations of post-graduating students about outstanding teachers
Representaciones sociales de pos-graduandos sobre profesores marcantes
title Representações sociais de pós-graduandos sobre professores marcantes
spellingShingle Representações sociais de pós-graduandos sobre professores marcantes
Vieira, Marilandi Maria Mascarello
Representações sociais. Formação docente. Professor marcante
Formação de professores
constituição docente
Representaciones sociales. Formación docente. Profesor importante.
Social representations. Teaching formation. Remarkable professor.
title_short Representações sociais de pós-graduandos sobre professores marcantes
title_full Representações sociais de pós-graduandos sobre professores marcantes
title_fullStr Representações sociais de pós-graduandos sobre professores marcantes
title_full_unstemmed Representações sociais de pós-graduandos sobre professores marcantes
title_sort Representações sociais de pós-graduandos sobre professores marcantes
author Vieira, Marilandi Maria Mascarello
author_facet Vieira, Marilandi Maria Mascarello
Caimi, Flavia Eloisa
author_role author
author2 Caimi, Flavia Eloisa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Marilandi Maria Mascarello
Caimi, Flavia Eloisa
dc.subject.por.fl_str_mv Representações sociais. Formação docente. Professor marcante
Formação de professores
constituição docente
Representaciones sociales. Formación docente. Profesor importante.
Social representations. Teaching formation. Remarkable professor.
topic Representações sociais. Formação docente. Professor marcante
Formação de professores
constituição docente
Representaciones sociales. Formación docente. Profesor importante.
Social representations. Teaching formation. Remarkable professor.
description O propósito central deste estudo consiste em identificar os atributos de professores marcantes na trajetória de formação de pós-graduandos que cursaram a disciplina de Metodologia do Ensino Superior em dois cursos lato sensu, cuja finalidade era propiciar formação pedagógica para profissionais que pretendiam atuar na educação superior. A abordagem metodológica foi orientada pela pesquisa qualitativa e os dados empíricos coletados em registros escritos produzidos pelos pós-graduandos, analisadas à luz da teoria das representações sociais. Os resultados apontam que os professores marcantes se distinguem positivamente pela atenção e carinho que dispensam aos alunos, pelo modo como contribuem para elevar sua autoestima, pela capacidade de significar os conteúdos escolares, pela articulação da teoria com a prática, dentre outros.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Pesquisa empírica de campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3482
10.26568/2359-2087.2019.3482
url https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3482
identifier_str_mv 10.26568/2359-2087.2019.3482
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3482/2773
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
dc.source.none.fl_str_mv EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 6 n. 14 (2019); 83-102
2359-2087
2359-2087
10.26568/educa.v6i14
reponame:Educa (Porto Velho)
instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron:UNIR
instname_str Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron_str UNIR
institution UNIR
reponame_str Educa (Porto Velho)
collection Educa (Porto Velho)
repository.name.fl_str_mv Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
repository.mail.fl_str_mv revistaeduca@unir.br || dti@unir.br
_version_ 1797174542597095424