Pedagogia histórico-crítica: a contribuição da práxis socialista na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Juliana Ferreira da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9701
Resumo: A necessidade de superação da forma dominante de educação, que tem produzido sujeitos alienados, é cada vez mais emergente na luta da classe trabalhadora, quer dizer que é necessário que a ideologia do proletariado entre em disputa com a ideologia burguesa também dentro da escola. Neste sentido, este trabalho nega as pedagogias contemporâneas que apenas têm contribuído para manutenção destas relações de produção e discute a possibilidade de, já nesta estrutura econômica capitalista, construir uma educação que eleve o nível de consciência da classe trabalhadora através da aplicabilidade da Pedagogia histórico-crítica, que desde a Educação infantil, pode contribuir para um trabalho docente que se posicione criticamente e contribua na formação dos sujeitos. Neste sentido, este trabalho levanta as seguintes questões: a aplicabilidade da Pedagogia histórico-crítica é possível neste formato dominante de educação? É possível, a partir da Educação infantil, construir a possibilidade de uma sociedade comunista? O objetivo, pois, é criar condições para um trabalho docente que se posicione criticamente e contribua na formação dos sujeitos contribuindo, assim, na acumulação de forças da classe trabalhadora
id UFF-2_2f19bd44ab38cb918a06878b939e1710
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/9701
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Pedagogia histórico-crítica: a contribuição da práxis socialista na educação infantilPedagogia histórico-críticaEducação infantilTrabalho docentePedagogiaHistorical-critical pedagogyChild educationTeaching jobA necessidade de superação da forma dominante de educação, que tem produzido sujeitos alienados, é cada vez mais emergente na luta da classe trabalhadora, quer dizer que é necessário que a ideologia do proletariado entre em disputa com a ideologia burguesa também dentro da escola. Neste sentido, este trabalho nega as pedagogias contemporâneas que apenas têm contribuído para manutenção destas relações de produção e discute a possibilidade de, já nesta estrutura econômica capitalista, construir uma educação que eleve o nível de consciência da classe trabalhadora através da aplicabilidade da Pedagogia histórico-crítica, que desde a Educação infantil, pode contribuir para um trabalho docente que se posicione criticamente e contribua na formação dos sujeitos. Neste sentido, este trabalho levanta as seguintes questões: a aplicabilidade da Pedagogia histórico-crítica é possível neste formato dominante de educação? É possível, a partir da Educação infantil, construir a possibilidade de uma sociedade comunista? O objetivo, pois, é criar condições para um trabalho docente que se posicione criticamente e contribua na formação dos sujeitos contribuindo, assim, na acumulação de forças da classe trabalhadoraThe need to overcome the dominant form of education, which has produced alienated subjects, is increasingly emerging in the struggle of the working class, that is, it is necessary that the ideology of the proletariat should compete with bourgeois ideology also within the school. In this sense, this work denies the contemporary pedagogies that have only contributed to the maintenance of these relations of production and discusses the possibility, already in this capitalist economic structure, to construct an education that elevates the level of consciousness of the working class through the applicability of Historical-critical pedagogy, which since Early childhood education, can contribute to a teaching work that is critically positioned and contributes to the training of subjects. In this sense, this work raises the following questions: Is the applicability of Historical-critical pedagogy possible in this dominant form of education? Is it possible, from child education, to build the possibility of a communist society? The aim, then, is to create conditions for a teaching job that critically positions itself and contributes to the training of the subjects, thus contributing to the accumulation of working class forcesPenna, Adriana MachadoCruz, Juliana Ferreira da2019-05-27T17:53:35Z2019-05-27T17:53:35Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9701http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-05T18:57:05Zoai:app.uff.br:1/9701Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-10-05T18:57:05Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Pedagogia histórico-crítica: a contribuição da práxis socialista na educação infantil
title Pedagogia histórico-crítica: a contribuição da práxis socialista na educação infantil
spellingShingle Pedagogia histórico-crítica: a contribuição da práxis socialista na educação infantil
Cruz, Juliana Ferreira da
Pedagogia histórico-crítica
Educação infantil
Trabalho docente
Pedagogia
Historical-critical pedagogy
Child education
Teaching job
title_short Pedagogia histórico-crítica: a contribuição da práxis socialista na educação infantil
title_full Pedagogia histórico-crítica: a contribuição da práxis socialista na educação infantil
title_fullStr Pedagogia histórico-crítica: a contribuição da práxis socialista na educação infantil
title_full_unstemmed Pedagogia histórico-crítica: a contribuição da práxis socialista na educação infantil
title_sort Pedagogia histórico-crítica: a contribuição da práxis socialista na educação infantil
author Cruz, Juliana Ferreira da
author_facet Cruz, Juliana Ferreira da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Penna, Adriana Machado
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Juliana Ferreira da
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia histórico-crítica
Educação infantil
Trabalho docente
Pedagogia
Historical-critical pedagogy
Child education
Teaching job
topic Pedagogia histórico-crítica
Educação infantil
Trabalho docente
Pedagogia
Historical-critical pedagogy
Child education
Teaching job
description A necessidade de superação da forma dominante de educação, que tem produzido sujeitos alienados, é cada vez mais emergente na luta da classe trabalhadora, quer dizer que é necessário que a ideologia do proletariado entre em disputa com a ideologia burguesa também dentro da escola. Neste sentido, este trabalho nega as pedagogias contemporâneas que apenas têm contribuído para manutenção destas relações de produção e discute a possibilidade de, já nesta estrutura econômica capitalista, construir uma educação que eleve o nível de consciência da classe trabalhadora através da aplicabilidade da Pedagogia histórico-crítica, que desde a Educação infantil, pode contribuir para um trabalho docente que se posicione criticamente e contribua na formação dos sujeitos. Neste sentido, este trabalho levanta as seguintes questões: a aplicabilidade da Pedagogia histórico-crítica é possível neste formato dominante de educação? É possível, a partir da Educação infantil, construir a possibilidade de uma sociedade comunista? O objetivo, pois, é criar condições para um trabalho docente que se posicione criticamente e contribua na formação dos sujeitos contribuindo, assim, na acumulação de forças da classe trabalhadora
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-05-27T17:53:35Z
2019-05-27T17:53:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/9701
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/9701
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135348672724992