A função do educador social e os processos educativos em uma instituição de acolhimento infanto-juvenil durante a pandemia de COVID-19
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/24170 |
Resumo: | Esta pesquisa apresentou o dia a dia vivido por crianças e adolescentes residentes de um abrigo da cidade de Niterói no contexto da pandemia de Covid-19 iniciada em 2020. Além disso, também discutiu diferentes entendimentos a partir das percepções e das interações estabelecidas pelo corpo de educadores, de qual é sua função em uma instituição de acolhimento infanto-juvenil, chegando às definições de educador-cuidador e educador-educador. Definições que foram articuladas às diferentes abordagens educacionais existentes na instituição. A análise feita demonstra que, independente da visão acerca da educação dos acolhidos, o objetivo é prepará-los da melhor maneira para a vida social, acadêmica e pessoal, se preocupando também com o emocional de cada um. A estrutura do abrigo e o corpo de educadores demandam reparos e formações específicas, respectivamente, com o intuito de melhorar o desenvolvimento das crianças e adolescentes que estão institucionalizadas neste local. |
id |
UFF-2_305d06524cd781250e3fe2dba202a7ec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/24170 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
A função do educador social e os processos educativos em uma instituição de acolhimento infanto-juvenil durante a pandemia de COVID-19Educador/educadora socialProcessos educacionaisAbrigo infanto-juvenilPandemiaAbrigo para jovensPandemiaProcesso educativoSocial educatorEducational processesChildren´s shelterPandemicEsta pesquisa apresentou o dia a dia vivido por crianças e adolescentes residentes de um abrigo da cidade de Niterói no contexto da pandemia de Covid-19 iniciada em 2020. Além disso, também discutiu diferentes entendimentos a partir das percepções e das interações estabelecidas pelo corpo de educadores, de qual é sua função em uma instituição de acolhimento infanto-juvenil, chegando às definições de educador-cuidador e educador-educador. Definições que foram articuladas às diferentes abordagens educacionais existentes na instituição. A análise feita demonstra que, independente da visão acerca da educação dos acolhidos, o objetivo é prepará-los da melhor maneira para a vida social, acadêmica e pessoal, se preocupando também com o emocional de cada um. A estrutura do abrigo e o corpo de educadores demandam reparos e formações específicas, respectivamente, com o intuito de melhorar o desenvolvimento das crianças e adolescentes que estão institucionalizadas neste local.This research showed the daily lives of children and adolescents living in a shelter in the city of Niterói in the context of the Covid-19 pandemic that began in 2020. In addition, he also discussed different understandings from the perceptions and interactions established by the body of educators, of what is its function in an institution of childcare, reaching the definitions of educator-caregiver and educator-educator. Definitions that were articulated to the different educational approaches existing in the institution. The analysis shows that, regardless of the view about the education of the welcomed, the goal is to prepare them in the best way for social, academic and personal life, also caring about the emotional of each one. The structure of the shelter and the body of educators require specific repairs and training, respectively, in order to improve the development of children and adolescents who are institutionalized in this place.Universidade Federal FluminenseNiteróiLima, Raquel Guilherme deCosta, Reginaldo ScheuermannGuedes, André DumansMoreira, Camila Brito2022-01-12T00:45:03Z2022-01-12T00:45:03Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/24170Aluno de GraduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-01-12T00:45:07Zoai:app.uff.br:1/24170Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-01-12T00:45:07Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A função do educador social e os processos educativos em uma instituição de acolhimento infanto-juvenil durante a pandemia de COVID-19 |
title |
A função do educador social e os processos educativos em uma instituição de acolhimento infanto-juvenil durante a pandemia de COVID-19 |
spellingShingle |
A função do educador social e os processos educativos em uma instituição de acolhimento infanto-juvenil durante a pandemia de COVID-19 Moreira, Camila Brito Educador/educadora social Processos educacionais Abrigo infanto-juvenil Pandemia Abrigo para jovens Pandemia Processo educativo Social educator Educational processes Children´s shelter Pandemic |
title_short |
A função do educador social e os processos educativos em uma instituição de acolhimento infanto-juvenil durante a pandemia de COVID-19 |
title_full |
A função do educador social e os processos educativos em uma instituição de acolhimento infanto-juvenil durante a pandemia de COVID-19 |
title_fullStr |
A função do educador social e os processos educativos em uma instituição de acolhimento infanto-juvenil durante a pandemia de COVID-19 |
title_full_unstemmed |
A função do educador social e os processos educativos em uma instituição de acolhimento infanto-juvenil durante a pandemia de COVID-19 |
title_sort |
A função do educador social e os processos educativos em uma instituição de acolhimento infanto-juvenil durante a pandemia de COVID-19 |
author |
Moreira, Camila Brito |
author_facet |
Moreira, Camila Brito |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lima, Raquel Guilherme de Costa, Reginaldo Scheuermann Guedes, André Dumans |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Camila Brito |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educador/educadora social Processos educacionais Abrigo infanto-juvenil Pandemia Abrigo para jovens Pandemia Processo educativo Social educator Educational processes Children´s shelter Pandemic |
topic |
Educador/educadora social Processos educacionais Abrigo infanto-juvenil Pandemia Abrigo para jovens Pandemia Processo educativo Social educator Educational processes Children´s shelter Pandemic |
description |
Esta pesquisa apresentou o dia a dia vivido por crianças e adolescentes residentes de um abrigo da cidade de Niterói no contexto da pandemia de Covid-19 iniciada em 2020. Além disso, também discutiu diferentes entendimentos a partir das percepções e das interações estabelecidas pelo corpo de educadores, de qual é sua função em uma instituição de acolhimento infanto-juvenil, chegando às definições de educador-cuidador e educador-educador. Definições que foram articuladas às diferentes abordagens educacionais existentes na instituição. A análise feita demonstra que, independente da visão acerca da educação dos acolhidos, o objetivo é prepará-los da melhor maneira para a vida social, acadêmica e pessoal, se preocupando também com o emocional de cada um. A estrutura do abrigo e o corpo de educadores demandam reparos e formações específicas, respectivamente, com o intuito de melhorar o desenvolvimento das crianças e adolescentes que estão institucionalizadas neste local. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2022-01-12T00:45:03Z 2022-01-12T00:45:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/24170 Aluno de Graduação |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/24170 |
identifier_str_mv |
Aluno de Graduação |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Fluminense Niterói |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Fluminense Niterói |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1807838748289794048 |