A função do educador social e os processos educativos em uma instituição de acolhimento infanto-juvenil durante a pandemia de COVID-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Camila Brito
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/24170
Resumo: Esta pesquisa apresentou o dia a dia vivido por crianças e adolescentes residentes de um abrigo da cidade de Niterói no contexto da pandemia de Covid-19 iniciada em 2020. Além disso, também discutiu diferentes entendimentos a partir das percepções e das interações estabelecidas pelo corpo de educadores, de qual é sua função em uma instituição de acolhimento infanto-juvenil, chegando às definições de educador-cuidador e educador-educador. Definições que foram articuladas às diferentes abordagens educacionais existentes na instituição. A análise feita demonstra que, independente da visão acerca da educação dos acolhidos, o objetivo é prepará-los da melhor maneira para a vida social, acadêmica e pessoal, se preocupando também com o emocional de cada um. A estrutura do abrigo e o corpo de educadores demandam reparos e formações específicas, respectivamente, com o intuito de melhorar o desenvolvimento das crianças e adolescentes que estão institucionalizadas neste local.
id UFF-2_305d06524cd781250e3fe2dba202a7ec
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/24170
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A função do educador social e os processos educativos em uma instituição de acolhimento infanto-juvenil durante a pandemia de COVID-19Educador/educadora socialProcessos educacionaisAbrigo infanto-juvenilPandemiaAbrigo para jovensPandemiaProcesso educativoSocial educatorEducational processesChildren´s shelterPandemicEsta pesquisa apresentou o dia a dia vivido por crianças e adolescentes residentes de um abrigo da cidade de Niterói no contexto da pandemia de Covid-19 iniciada em 2020. Além disso, também discutiu diferentes entendimentos a partir das percepções e das interações estabelecidas pelo corpo de educadores, de qual é sua função em uma instituição de acolhimento infanto-juvenil, chegando às definições de educador-cuidador e educador-educador. Definições que foram articuladas às diferentes abordagens educacionais existentes na instituição. A análise feita demonstra que, independente da visão acerca da educação dos acolhidos, o objetivo é prepará-los da melhor maneira para a vida social, acadêmica e pessoal, se preocupando também com o emocional de cada um. A estrutura do abrigo e o corpo de educadores demandam reparos e formações específicas, respectivamente, com o intuito de melhorar o desenvolvimento das crianças e adolescentes que estão institucionalizadas neste local.This research showed the daily lives of children and adolescents living in a shelter in the city of Niterói in the context of the Covid-19 pandemic that began in 2020. In addition, he also discussed different understandings from the perceptions and interactions established by the body of educators, of what is its function in an institution of childcare, reaching the definitions of educator-caregiver and educator-educator. Definitions that were articulated to the different educational approaches existing in the institution. The analysis shows that, regardless of the view about the education of the welcomed, the goal is to prepare them in the best way for social, academic and personal life, also caring about the emotional of each one. The structure of the shelter and the body of educators require specific repairs and training, respectively, in order to improve the development of children and adolescents who are institutionalized in this place.Universidade Federal FluminenseNiteróiLima, Raquel Guilherme deCosta, Reginaldo ScheuermannGuedes, André DumansMoreira, Camila Brito2022-01-12T00:45:03Z2022-01-12T00:45:03Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/24170Aluno de GraduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-01-12T00:45:07Zoai:app.uff.br:1/24170Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-01-12T00:45:07Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A função do educador social e os processos educativos em uma instituição de acolhimento infanto-juvenil durante a pandemia de COVID-19
title A função do educador social e os processos educativos em uma instituição de acolhimento infanto-juvenil durante a pandemia de COVID-19
spellingShingle A função do educador social e os processos educativos em uma instituição de acolhimento infanto-juvenil durante a pandemia de COVID-19
Moreira, Camila Brito
Educador/educadora social
Processos educacionais
Abrigo infanto-juvenil
Pandemia
Abrigo para jovens
Pandemia
Processo educativo
Social educator
Educational processes
Children´s shelter
Pandemic
title_short A função do educador social e os processos educativos em uma instituição de acolhimento infanto-juvenil durante a pandemia de COVID-19
title_full A função do educador social e os processos educativos em uma instituição de acolhimento infanto-juvenil durante a pandemia de COVID-19
title_fullStr A função do educador social e os processos educativos em uma instituição de acolhimento infanto-juvenil durante a pandemia de COVID-19
title_full_unstemmed A função do educador social e os processos educativos em uma instituição de acolhimento infanto-juvenil durante a pandemia de COVID-19
title_sort A função do educador social e os processos educativos em uma instituição de acolhimento infanto-juvenil durante a pandemia de COVID-19
author Moreira, Camila Brito
author_facet Moreira, Camila Brito
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lima, Raquel Guilherme de
Costa, Reginaldo Scheuermann
Guedes, André Dumans
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Camila Brito
dc.subject.por.fl_str_mv Educador/educadora social
Processos educacionais
Abrigo infanto-juvenil
Pandemia
Abrigo para jovens
Pandemia
Processo educativo
Social educator
Educational processes
Children´s shelter
Pandemic
topic Educador/educadora social
Processos educacionais
Abrigo infanto-juvenil
Pandemia
Abrigo para jovens
Pandemia
Processo educativo
Social educator
Educational processes
Children´s shelter
Pandemic
description Esta pesquisa apresentou o dia a dia vivido por crianças e adolescentes residentes de um abrigo da cidade de Niterói no contexto da pandemia de Covid-19 iniciada em 2020. Além disso, também discutiu diferentes entendimentos a partir das percepções e das interações estabelecidas pelo corpo de educadores, de qual é sua função em uma instituição de acolhimento infanto-juvenil, chegando às definições de educador-cuidador e educador-educador. Definições que foram articuladas às diferentes abordagens educacionais existentes na instituição. A análise feita demonstra que, independente da visão acerca da educação dos acolhidos, o objetivo é prepará-los da melhor maneira para a vida social, acadêmica e pessoal, se preocupando também com o emocional de cada um. A estrutura do abrigo e o corpo de educadores demandam reparos e formações específicas, respectivamente, com o intuito de melhorar o desenvolvimento das crianças e adolescentes que estão institucionalizadas neste local.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-01-12T00:45:03Z
2022-01-12T00:45:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://app.uff.br/riuff/handle/1/24170
Aluno de Graduação
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/24170
identifier_str_mv Aluno de Graduação
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838748289794048