A arte da imperfeição na obra de Gilberto Gil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/7986 |
Resumo: | Trata-se de uma monografia apresentada ao Curso de Graduação em Produção Cultural que em seu escopo defende e explora o relacionamento possível entre alguns aspectos da obra e do processo criativo de Gilberto Gil com as concepções ético-estéticas, isto é, com certas condutas e qualidades pressupostas pelo ideal japonês denominado wabi-sabi. O conjunto de práticas estéticas conhecido como wabi-sabi floresceu em meio a um conflituoso século XV no referido contexto, e contribuiu para introduzir os sentidos de imperfeição, impermanência e simplicidade nas artes e cultura japonesas. Ao pesquisar uma outra maneira de estar no mundo e explorar seu possível relacionamento com universo artístico de Gilberto Gil, com o cuidado necessário que se deve ter na abordagem de alteridades culturais, nos é revelada uma outra relação com o tempo e com espaço que nos oferece saída, possibilidades de renovação dos elementos teóricos e estéticos disponíveis, de modo a contribuir para a formação de uma epistemologia que integre os domínios da ética e da estética, ultrapassando os dualismos como mente /corpo, teoria/prática e corpo/ambiente, o que por si só, já representa uma vitória em relação a abordagem maniqueísta que impera nas relações ocidentais. |
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A arte da imperfeição na obra de Gilberto GilAlteridade CulturalEstética JaponesaWabi-SabiGilberto GilArtesCorpoProcessos CriativosÉtica-EstéticaProdução CulturalProdução CulturalCultural AlterityAesthetics JapaneseWabi-SabiGilberto GilArt. BodyCreative Art ProcessesEthics and AestheticsCultural productionTrata-se de uma monografia apresentada ao Curso de Graduação em Produção Cultural que em seu escopo defende e explora o relacionamento possível entre alguns aspectos da obra e do processo criativo de Gilberto Gil com as concepções ético-estéticas, isto é, com certas condutas e qualidades pressupostas pelo ideal japonês denominado wabi-sabi. O conjunto de práticas estéticas conhecido como wabi-sabi floresceu em meio a um conflituoso século XV no referido contexto, e contribuiu para introduzir os sentidos de imperfeição, impermanência e simplicidade nas artes e cultura japonesas. Ao pesquisar uma outra maneira de estar no mundo e explorar seu possível relacionamento com universo artístico de Gilberto Gil, com o cuidado necessário que se deve ter na abordagem de alteridades culturais, nos é revelada uma outra relação com o tempo e com espaço que nos oferece saída, possibilidades de renovação dos elementos teóricos e estéticos disponíveis, de modo a contribuir para a formação de uma epistemologia que integre os domínios da ética e da estética, ultrapassando os dualismos como mente /corpo, teoria/prática e corpo/ambiente, o que por si só, já representa uma vitória em relação a abordagem maniqueísta que impera nas relações ocidentais.It is a monograph which in its scope defends and explores the possible relationship between some aspects of the work and the creative process of Gilberto Gil with the ethical-aesthetic conceptions, that is, with certain behaviors and qualities presupposed by the Japanese ideal called wabi-sabi. The set of aesthetic practices known as wabi-sabi flourished in the midst of a conflictive fifteenth century in that context, and contributed to introducing in the Japanese arts and culture the sense of imperfection, impermanence, and simplicity. When researching another way to be in the world and explore its possible relationship with Gilberto Gil's artistic universe, with the necessary care that must be taken in the approach of cultural alterities, another relation with time and space is revealed that offers us possibilities of renewing the available theoretical and aesthetic elements, in order to contribute to the formation of an epistemology that integrates the domains of ethics and aesthetics, surpassing dualisms such as mind/body, theory/practice and body/environment. by itself, already represents a victory over the Manichean approach that prevails in Western relations.Saint Clair, Ericson TellesCaetano, Daniel Pecego VieiraMendonça, Aureo GuilhermeRibeiro, João Vitor Viana2018-12-06T12:56:56Z2018-12-06T12:56:56Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/7986Aluno de GraduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-12-13T22:12:50Zoai:app.uff.br:1/7986Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:13:30.483254Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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