Oficina de experimentos para o ensino de química com a temática: a química na cidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mello, João Victor Silveira Bloomfield de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/30751
Resumo: O ensino de química tradicional nas escolas de ensino médio geralmente preconiza a memorização de informações com pouca contextualização, o que desmotiva e distancia o aluno do processo de aprendizagem. Metodologias alternativas de ensino ao ensino tradicional de química têm sido utilizadas para aumentar a compreensão, motivação e interesse dos alunos sobre a disciplina. Com o objetivo de auxiliar o ensino de química de modo contextualizado, interessante e aplicado foi confeccionada uma oficina temática. A oficina é composta pela realização de experimentos, de baixo custo, para motivar os estudantes e tornar o trabalho do professor mais prático, catalisando, assim, o aprendizado de química. Foi escolhido como tema da oficina a Química na Cidade, pois temas que remetem a ambientes do cotidiano dos alunos acabam por despertar maior interesse. As atividades da oficina foram aplicadas em alunos da rede pública do ensino médio do estado do Rio de Janeiro, visando abranger os conteúdos de número de oxidação, funções orgânicas, equilíbrio químico, pH, soluções, reações redox, propriedades periódicas, dissolução e separação de fases, cinética química, oxidação, ácidos e bases e estados físicos da matéria. A aplicabilidade dos experimentos também foi avaliada, apontando o quão seguros são os experimentos. Através da análise de questionários diagnósticos e das observações em sala de aula, ficou notório que o ensino se torna mais dinâmico, as relações entre aluno-aluno e aluno-professor se tornam mais agradáveis e a o aprendizado fica mais significativo. A oficina valoriza a participação dos alunos como protagonistas da produção de conhecimento mediado pelo professor, através de discussões dos resultados dos experimentos.
id UFF-2_32b372cdae8a99f663de37a3c1d2e927
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/30751
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Oficina de experimentos para o ensino de química com a temática: a química na cidadeQuímica, Ensino Médio, Experimentos, Motivação, Aprendizagem ContextualizadaEnsino de química, Prática de ensino, Experimento químico, Processo de ensino-aprendizagemChemistry, High School, Experiments, Motivation, Contextualized LearningO ensino de química tradicional nas escolas de ensino médio geralmente preconiza a memorização de informações com pouca contextualização, o que desmotiva e distancia o aluno do processo de aprendizagem. Metodologias alternativas de ensino ao ensino tradicional de química têm sido utilizadas para aumentar a compreensão, motivação e interesse dos alunos sobre a disciplina. Com o objetivo de auxiliar o ensino de química de modo contextualizado, interessante e aplicado foi confeccionada uma oficina temática. A oficina é composta pela realização de experimentos, de baixo custo, para motivar os estudantes e tornar o trabalho do professor mais prático, catalisando, assim, o aprendizado de química. Foi escolhido como tema da oficina a Química na Cidade, pois temas que remetem a ambientes do cotidiano dos alunos acabam por despertar maior interesse. As atividades da oficina foram aplicadas em alunos da rede pública do ensino médio do estado do Rio de Janeiro, visando abranger os conteúdos de número de oxidação, funções orgânicas, equilíbrio químico, pH, soluções, reações redox, propriedades periódicas, dissolução e separação de fases, cinética química, oxidação, ácidos e bases e estados físicos da matéria. A aplicabilidade dos experimentos também foi avaliada, apontando o quão seguros são os experimentos. Através da análise de questionários diagnósticos e das observações em sala de aula, ficou notório que o ensino se torna mais dinâmico, as relações entre aluno-aluno e aluno-professor se tornam mais agradáveis e a o aprendizado fica mais significativo. A oficina valoriza a participação dos alunos como protagonistas da produção de conhecimento mediado pelo professor, através de discussões dos resultados dos experimentos.Traditional chemistry teaching in high schools generally advocates memorizing information with little context, which discourages and distances the student from the learning process. Alternative chemistry teaching methodologies have been used to increase student's understanding, motivation and interest in the subject. With the objective of helping the teaching of chemistry in a contextualized, interesting and applied way, a thematic workshop was created. The workshop consists of conducting low-cost experiments to motivate students and make the teacher's work more practical, thus catalyzing chemistry learning. Chemistry in the City was chosen as the theme of the workshop, as themes that refer to student's everyday environments end up arousing greater interest. The workshop activities were applied to public high school students in the state of Rio de Janeiro, aiming to cover the contents of oxidation number, organic functions, chemical balance, pH, solutions, redox reactions, periodic properties, dissolution and separation of phases, chemical kinetics, oxidation, acids and bases and physical states of matter. Through the analysis of diagnostic questionnaires and observations in the classroom, it became clear that teaching becomes more dynamic, relations between student-student and student-teacher become more pleasant and learning becomes more meaningful. The applicability of the experiments was also evaluated, pointing out how safe experiments are. The workshop values ​​the participation of students as protagonists in the production of knowledge mediated by the teacher, through discussions of the results of the experiments.91 p.Costa, Leonardo Moreira daCouto, Lívia GuimarãesChinelli, Maura VenturaSilva, Rafael Ferreira daMello, João Victor Silveira Bloomfield de2023-10-10T17:11:14Z2023-10-10T17:11:14Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMELLO, João Victor Silveira Bloomfield de. Oficina de experimentos para o ensino de química com a temática: a química na cidade. 2023. 91 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química)- Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.http://app.uff.br/riuff/handle/1/30751CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-10-10T17:11:19Zoai:app.uff.br:1/30751Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-10-10T17:11:19Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Oficina de experimentos para o ensino de química com a temática: a química na cidade
title Oficina de experimentos para o ensino de química com a temática: a química na cidade
spellingShingle Oficina de experimentos para o ensino de química com a temática: a química na cidade
Mello, João Victor Silveira Bloomfield de
Química, Ensino Médio, Experimentos, Motivação, Aprendizagem Contextualizada
Ensino de química, Prática de ensino, Experimento químico, Processo de ensino-aprendizagem
Chemistry, High School, Experiments, Motivation, Contextualized Learning
title_short Oficina de experimentos para o ensino de química com a temática: a química na cidade
title_full Oficina de experimentos para o ensino de química com a temática: a química na cidade
title_fullStr Oficina de experimentos para o ensino de química com a temática: a química na cidade
title_full_unstemmed Oficina de experimentos para o ensino de química com a temática: a química na cidade
title_sort Oficina de experimentos para o ensino de química com a temática: a química na cidade
author Mello, João Victor Silveira Bloomfield de
author_facet Mello, João Victor Silveira Bloomfield de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Leonardo Moreira da
Couto, Lívia Guimarães
Chinelli, Maura Ventura
Silva, Rafael Ferreira da
dc.contributor.author.fl_str_mv Mello, João Victor Silveira Bloomfield de
dc.subject.por.fl_str_mv Química, Ensino Médio, Experimentos, Motivação, Aprendizagem Contextualizada
Ensino de química, Prática de ensino, Experimento químico, Processo de ensino-aprendizagem
Chemistry, High School, Experiments, Motivation, Contextualized Learning
topic Química, Ensino Médio, Experimentos, Motivação, Aprendizagem Contextualizada
Ensino de química, Prática de ensino, Experimento químico, Processo de ensino-aprendizagem
Chemistry, High School, Experiments, Motivation, Contextualized Learning
description O ensino de química tradicional nas escolas de ensino médio geralmente preconiza a memorização de informações com pouca contextualização, o que desmotiva e distancia o aluno do processo de aprendizagem. Metodologias alternativas de ensino ao ensino tradicional de química têm sido utilizadas para aumentar a compreensão, motivação e interesse dos alunos sobre a disciplina. Com o objetivo de auxiliar o ensino de química de modo contextualizado, interessante e aplicado foi confeccionada uma oficina temática. A oficina é composta pela realização de experimentos, de baixo custo, para motivar os estudantes e tornar o trabalho do professor mais prático, catalisando, assim, o aprendizado de química. Foi escolhido como tema da oficina a Química na Cidade, pois temas que remetem a ambientes do cotidiano dos alunos acabam por despertar maior interesse. As atividades da oficina foram aplicadas em alunos da rede pública do ensino médio do estado do Rio de Janeiro, visando abranger os conteúdos de número de oxidação, funções orgânicas, equilíbrio químico, pH, soluções, reações redox, propriedades periódicas, dissolução e separação de fases, cinética química, oxidação, ácidos e bases e estados físicos da matéria. A aplicabilidade dos experimentos também foi avaliada, apontando o quão seguros são os experimentos. Através da análise de questionários diagnósticos e das observações em sala de aula, ficou notório que o ensino se torna mais dinâmico, as relações entre aluno-aluno e aluno-professor se tornam mais agradáveis e a o aprendizado fica mais significativo. A oficina valoriza a participação dos alunos como protagonistas da produção de conhecimento mediado pelo professor, através de discussões dos resultados dos experimentos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-10T17:11:14Z
2023-10-10T17:11:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MELLO, João Victor Silveira Bloomfield de. Oficina de experimentos para o ensino de química com a temática: a química na cidade. 2023. 91 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química)- Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/30751
identifier_str_mv MELLO, João Victor Silveira Bloomfield de. Oficina de experimentos para o ensino de química com a temática: a química na cidade. 2023. 91 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química)- Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/30751
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135242289446912