Avaliação do uso de filmes-experimento no ensino de quimica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Sergio Candido de
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610518
Resumo: Orientador: Jose de Alencar Simoni
id UNICAMP-30_3957e4769c0531fe5b27b124d6153b2f
oai_identifier_str oai::469863
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Avaliação do uso de filmes-experimento no ensino de quimicaEvaluation of the application of video experiments in chemistry teachingVideos - AvaliaçãoQuímica - EnsinoExperimentosVideo evaluationChemistry teachingExperimentsOrientador: Jose de Alencar SimoniDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de QuimicaResumo: Neste trabalho foram verificados os efeitos da aplicação de seis vídeos experimentais para o ensino de química, na escola Fundação Educacional Guaçuana (Mogi Guaçu- SP). Os filmes mostram experimentos reais, com ênfase em determinações quantitativas, manipulação correta de reagentes e uso de instrumentação simples. Para se estudar o real impacto da aplicação dos filmes no processo ensino-aprendizagem foi utilizada a técnica do grupo controle. As turmas foram divididas em dois grupos. No grupo definido como A, houve apenas uma exposição oral do conteúdo na forma tradicional, lousa e giz, e no grupo B, além de exposição oral do assunto, o filme também foi apresentado. Os resultados da aplicação foram verificados utilizando-se dois questionários: um denominado qualitativo, para verificar a motivação, a compreensão, a curiosidade, o esclarecimento de dúvidas, o interesse e o entendimento do assunto e um quantitativo, em que os alunos responderam a itens envolvendo o conteúdo químico abordado. Os resultados obtidos revelaram-se bastante positivos, tanto no questionário qualitativo quanto no quantitativo, com a aplicação dos vídeos. No questionário qualitativo, alguns exemplos de depoimentos dos alunos corroboram a assertiva anterior: "Com o vídeo ficou mais fácil entender a matéria e isso fez com que a aula ficasse mais interessante", "O vídeo ajudou, fez entender melhor e deixou a aula mais interessante. Poderia ser sempre assim." O questionário quantitativo mostrou, em linhas gerais, um melhor desempenho dos alunos que assistiram aos vídeos em comparação com aqueles que tiveram apenas a exposição teórica do assunto, englobando, também aí , a apresentação do experimento do vídeo em forma de esquema na lousa.Abstract: In this work the effects of the application of six movies of chemical experiments in the learning process were verified. The study was conducted at the Fundação Educacional Guaçuana (Mogí Guaçu-SP- Brazil) school. The movies show real experiments with emphasis in quantitative determinations, correct manipulation of reagents and uses of simple instrumentation. In order to study the impact of the applications in the learning process, the group technique was used. Two groups were used: group A (control) where the subjects were presented in traditional form (blackboard and chalk), and group B (experimental) where the oral subject explanations were followed by the movie presentations. The results were checked by application of two questionnaires: one (qualitative) to verify the motivation, the subject understanding, the curiosity stimulation and the interest and another (quantitative) where students answered questions related to the subject. The positive results of the movie applications were verified in the both questionnaires. In the qualitative questionnaire, some examples of the students' depositions corroborated the previous assertive: "With the video it was easier to understand the matter and turned more interesting the class", "The video helped me, it make the subject easier to understand and turned the class more interesting. It could always be like this". The quantitative questionnaire showed, in general lines, better marks for the students who attended the videos in comparison with those that just had the theoretical subject presentation and the experiment was outlined in the blackboard.MestradoFísico-QuímicaMestre em Química[s.n.]Simoni, Jose de Alencar, 1953-Megid Neto, JorgeTubino, MatthieuUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de QuímicaPrograma de Pós-Graduação em QuímicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCarvalho, Sergio Candido de2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf88 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610518CARVALHO, Sergio Candido de. Avaliação do uso de filmes-experimento no ensino de quimica. 2009. 88 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Quimica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610518. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/469863porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:41:13Zoai::469863Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:41:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação do uso de filmes-experimento no ensino de quimica
Evaluation of the application of video experiments in chemistry teaching
title Avaliação do uso de filmes-experimento no ensino de quimica
spellingShingle Avaliação do uso de filmes-experimento no ensino de quimica
Carvalho, Sergio Candido de
Videos - Avaliação
Química - Ensino
Experimentos
Video evaluation
Chemistry teaching
Experiments
title_short Avaliação do uso de filmes-experimento no ensino de quimica
title_full Avaliação do uso de filmes-experimento no ensino de quimica
title_fullStr Avaliação do uso de filmes-experimento no ensino de quimica
title_full_unstemmed Avaliação do uso de filmes-experimento no ensino de quimica
title_sort Avaliação do uso de filmes-experimento no ensino de quimica
author Carvalho, Sergio Candido de
author_facet Carvalho, Sergio Candido de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Simoni, Jose de Alencar, 1953-
Megid Neto, Jorge
Tubino, Matthieu
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Química
Programa de Pós-Graduação em Química
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Sergio Candido de
dc.subject.por.fl_str_mv Videos - Avaliação
Química - Ensino
Experimentos
Video evaluation
Chemistry teaching
Experiments
topic Videos - Avaliação
Química - Ensino
Experimentos
Video evaluation
Chemistry teaching
Experiments
description Orientador: Jose de Alencar Simoni
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610518
CARVALHO, Sergio Candido de. Avaliação do uso de filmes-experimento no ensino de quimica. 2009. 88 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Quimica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610518. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610518
identifier_str_mv CARVALHO, Sergio Candido de. Avaliação do uso de filmes-experimento no ensino de quimica. 2009. 88 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Quimica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610518. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/469863
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
88 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138460632612864