Comunicação de marketing e mídias sociais: um estudo de caso com uma pequena empresa do setor de turismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinho, Thiana Júlia Rimes de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/32255
Resumo: A presente pesquisa visou abordar sobre a comunicação integrada de marketing nas diferentes mídias sociais de uma pequena empresa do setor de turismo, chamada Good Trip. O tema é importante para compreender como a comunicação auxilia na interação com os seguidores e, consequentemente, nas vendas. Posto isso, os objetivos da pesquisa consistiram na investigação sobre a importância das estratégias de comunicação integrada de marketing nas mídias sociais, a fim de garantir, principalmente, uma boa relação com os clientes. Para tanto, foi utilizada uma pesquisa exploratória, descritiva e explicativa, com uma abordagem qualitativa. A pesquisa contou com um estudo de caso único. A coleta de dados envolveu pesquisa documental, observação participante, entrevista com uma sócia da empresa e entrevistas com consumidores. Ademais, os resultados coletados demonstraram a necessidade de que a empresa correlacione a comunicação à missão e identidade da empresa, nas diferentes redes sociais, com o intuito de contribuir com o engajamento, a interação e o aumento das vendas. Com isso, os resultados apresentados apresentaram que a delimitação da comunicação de marketing se relaciona com diferentes questões presentes na empresa, assim como foi percebido pela agência Good Trip na busca por uma comunicação simples e orientada para as exigências e necessidades dos clientes. Dessa forma, o estudo é parte necessária para o entendimento de que o mundo físico e a internet devem estar ligados entre si, em prol dos objetivos da empresa, sendo corroborados pelos feedbacks da empresa
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