Cartografias de trajetórias escolares de estudantes com deficiência em Santo Antônio de Pádua

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nacinovic, Rafaela do Carmo Pacheco
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/27875
Resumo: O presente trabalho tem como proposta apresentar o cenário da educação inclusiva da cidade de Santo Antônio de Pádua-RJ através do acompanhamento de trajetórias de estudantes com deficiência matriculados na rede pública municipal. Partindo do viés metodológico da Cartografia de Deleuze e Guattari (2011), busca-se seguir as pistas que chegam a fim de conhecer o campo de pesquisa de acordo com os acontecimentos. Como forma de aproximação, foram realizadas rodas de conversa e entrevistas individuais com professores e profissionais das escolas, bem como familiares e mediadores, almejando a construção das trajetórias em uma confluência dos percursos dos atores. Como base de discussão do trabalho, são observadas as disposições da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008), sob a luz das dinâmicas e estratégias adotadas pelo município em questão. Também são tomados como base os estudos em torno dos modelos de concepção da deficiência, da normalização da diferença e da medicalização da educação especial. Nas trajetórias escolares acompanhadas são narradas possibilidades outras de relações escolares que apontam para a aposta na micropolítica do cotidiano, na reconstrução das ações sob a perspectiva do modelo social da deficiência, bem como o reconhecimento do estudante com deficiência enquanto protagonista dos processos educacionais.
id UFF-2_34a0d4f3b8c515658b3e68744645103d
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/27875
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Cartografias de trajetórias escolares de estudantes com deficiência em Santo Antônio de PáduaEducação InclusivaMedicalizaçãoSalas de RecursosCartografiaPessoas com deficiênciaEnsinoInclusive EducationMedicalizationResource RoomsCartographyDisabled peopleO presente trabalho tem como proposta apresentar o cenário da educação inclusiva da cidade de Santo Antônio de Pádua-RJ através do acompanhamento de trajetórias de estudantes com deficiência matriculados na rede pública municipal. Partindo do viés metodológico da Cartografia de Deleuze e Guattari (2011), busca-se seguir as pistas que chegam a fim de conhecer o campo de pesquisa de acordo com os acontecimentos. Como forma de aproximação, foram realizadas rodas de conversa e entrevistas individuais com professores e profissionais das escolas, bem como familiares e mediadores, almejando a construção das trajetórias em uma confluência dos percursos dos atores. Como base de discussão do trabalho, são observadas as disposições da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008), sob a luz das dinâmicas e estratégias adotadas pelo município em questão. Também são tomados como base os estudos em torno dos modelos de concepção da deficiência, da normalização da diferença e da medicalização da educação especial. Nas trajetórias escolares acompanhadas são narradas possibilidades outras de relações escolares que apontam para a aposta na micropolítica do cotidiano, na reconstrução das ações sob a perspectiva do modelo social da deficiência, bem como o reconhecimento do estudante com deficiência enquanto protagonista dos processos educacionais.The present work aims to present the scenario of inclusive education in the city of Santo Antônio de Pádua-RJ through the monitoring of the trajectories of students with disabilities enrolled in the municipal public network. Starting from the methodological bias of the Cartography of Deleuze and Guattari (2011), we seek to follow the clues that arrive in order to know the field of research according to the events. As a way of getting closer, conversation circles and individual interviews were carried out with teachers and school professionals, as well as family members and mediators, aiming at the construction of trajectories in a confluence of the actors' paths. As a basis for discussion of the work, the provisions of the National Policy on Special Education from the Perspective of Inclusive Education (BRASIL, 2008) are observed, in the light of the dynamics and strategies adopted by the municipality in question. Studies on the models of conception of disability, the normalization of difference and the medicalization of special education are also taken as a basis. In the school trajectories followed, other possibilities of school relationships are narrated that point to the bet on the micropolitics of everyday life, on the reconstruction of actions from the perspective of the social model of disability, as well as the recognition of the student with disability as the protagonist of educational processes.103 f.Rodrigues, Maria Goretti AndradeSouza, Cristiana Callai deAngelucci, Carla BianchaMoraes, Marcia OliveiraNacinovic, Rafaela do Carmo Pacheco2023-02-13T20:31:29Z2023-02-13T20:31:29Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/27875CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-02-13T20:31:33Zoai:app.uff.br:1/27875Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:57:57.444370Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Cartografias de trajetórias escolares de estudantes com deficiência em Santo Antônio de Pádua
title Cartografias de trajetórias escolares de estudantes com deficiência em Santo Antônio de Pádua
spellingShingle Cartografias de trajetórias escolares de estudantes com deficiência em Santo Antônio de Pádua
Nacinovic, Rafaela do Carmo Pacheco
Educação Inclusiva
Medicalização
Salas de Recursos
Cartografia
Pessoas com deficiência
Ensino
Inclusive Education
Medicalization
Resource Rooms
Cartography
Disabled people
title_short Cartografias de trajetórias escolares de estudantes com deficiência em Santo Antônio de Pádua
title_full Cartografias de trajetórias escolares de estudantes com deficiência em Santo Antônio de Pádua
title_fullStr Cartografias de trajetórias escolares de estudantes com deficiência em Santo Antônio de Pádua
title_full_unstemmed Cartografias de trajetórias escolares de estudantes com deficiência em Santo Antônio de Pádua
title_sort Cartografias de trajetórias escolares de estudantes com deficiência em Santo Antônio de Pádua
author Nacinovic, Rafaela do Carmo Pacheco
author_facet Nacinovic, Rafaela do Carmo Pacheco
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, Maria Goretti Andrade
Souza, Cristiana Callai de
Angelucci, Carla Biancha
Moraes, Marcia Oliveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Nacinovic, Rafaela do Carmo Pacheco
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Inclusiva
Medicalização
Salas de Recursos
Cartografia
Pessoas com deficiência
Ensino
Inclusive Education
Medicalization
Resource Rooms
Cartography
Disabled people
topic Educação Inclusiva
Medicalização
Salas de Recursos
Cartografia
Pessoas com deficiência
Ensino
Inclusive Education
Medicalization
Resource Rooms
Cartography
Disabled people
description O presente trabalho tem como proposta apresentar o cenário da educação inclusiva da cidade de Santo Antônio de Pádua-RJ através do acompanhamento de trajetórias de estudantes com deficiência matriculados na rede pública municipal. Partindo do viés metodológico da Cartografia de Deleuze e Guattari (2011), busca-se seguir as pistas que chegam a fim de conhecer o campo de pesquisa de acordo com os acontecimentos. Como forma de aproximação, foram realizadas rodas de conversa e entrevistas individuais com professores e profissionais das escolas, bem como familiares e mediadores, almejando a construção das trajetórias em uma confluência dos percursos dos atores. Como base de discussão do trabalho, são observadas as disposições da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008), sob a luz das dinâmicas e estratégias adotadas pelo município em questão. Também são tomados como base os estudos em torno dos modelos de concepção da deficiência, da normalização da diferença e da medicalização da educação especial. Nas trajetórias escolares acompanhadas são narradas possibilidades outras de relações escolares que apontam para a aposta na micropolítica do cotidiano, na reconstrução das ações sob a perspectiva do modelo social da deficiência, bem como o reconhecimento do estudante com deficiência enquanto protagonista dos processos educacionais.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-13T20:31:29Z
2023-02-13T20:31:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://app.uff.br/riuff/handle/1/27875
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/27875
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823622014107648