O uso do smartphone na dinâmica do ensino de Ciências Naturais/Biologia no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Thiago da Silva
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/34759
Resumo: Esta pesquisa tem como tema a utilização de novas tecnologias no ensino de Biologia focando na utilização do smartphone. Tendo como objetivo compreender as formas de utilização dos smartphones como ferramenta no processo de ensino–aprendizagem de ciências naturais / biologia, no Ensino Médio no município de Aperibé/RJ. A questão norteadora da pesquisa e a seguinte: É viável o uso do smartphone como ferramenta didática no ensino Ciências Naturais/ Biologia no tempo atual? Fundamentou-se, principalmente, nos trabalhos de Souza(2012), Fonseca (2013), Garcia (2013), Valente(2011), Antonio (2010) e na Base Nacional Comum Curricular (2018). Para tanto, realiza-se uma pesquisa qualitativa de forma descritiva, ilustrada com alguns gráficos a partir da pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Inicia-se com uma revisão bibliográfica sobre o ensino de Biologia e conteúdos referentes na Base Nacional Comum Curricular. O estudo fundamentou-se na discussão dessa temática articulando os conteúdos pesquisados e das entrevistas com os alunos. Na análise do estudo se identifica os pontos onde o uso da tecnologia é favorável na implementação de um ensino que acompanhe o desenvolvimento tecnológico, bem como os pontos de divergências encontrados. Diante disso, o que se pode entender com o estudo realizado é que a maioria dos pesquisados apontam que a utilização do smartphone propicia um benefício ao processo de ensino-aprendizagem, como: a aproximação e o interesse no aprendizado do ensino de Biologia, aproveitamento do tempo de ensino, novas práticas com possibilidade de realização de um ensino mais rico didaticamente, novas experiências e agregando no que é produzido em sala de aula. Conclui-se pelo material pesquisado, o pensamento dos teóricos, e pela pesquisa com os alunos da escola em Aperibé-RJ, há convergência de ideias sobre a implementação gradativa dessa tecnologia (smartphone) no âmbito educacional
id UFF-2_34f351976b4005092151caf0c4d4468b
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/34759
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling O uso do smartphone na dinâmica do ensino de Ciências Naturais/Biologia no ensino médioTecnologiaSmartphoneBiologiaEnsino-aprendizagemTechnologySmartphoneBiologyTeaching-learningEsta pesquisa tem como tema a utilização de novas tecnologias no ensino de Biologia focando na utilização do smartphone. Tendo como objetivo compreender as formas de utilização dos smartphones como ferramenta no processo de ensino–aprendizagem de ciências naturais / biologia, no Ensino Médio no município de Aperibé/RJ. A questão norteadora da pesquisa e a seguinte: É viável o uso do smartphone como ferramenta didática no ensino Ciências Naturais/ Biologia no tempo atual? Fundamentou-se, principalmente, nos trabalhos de Souza(2012), Fonseca (2013), Garcia (2013), Valente(2011), Antonio (2010) e na Base Nacional Comum Curricular (2018). Para tanto, realiza-se uma pesquisa qualitativa de forma descritiva, ilustrada com alguns gráficos a partir da pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Inicia-se com uma revisão bibliográfica sobre o ensino de Biologia e conteúdos referentes na Base Nacional Comum Curricular. O estudo fundamentou-se na discussão dessa temática articulando os conteúdos pesquisados e das entrevistas com os alunos. Na análise do estudo se identifica os pontos onde o uso da tecnologia é favorável na implementação de um ensino que acompanhe o desenvolvimento tecnológico, bem como os pontos de divergências encontrados. Diante disso, o que se pode entender com o estudo realizado é que a maioria dos pesquisados apontam que a utilização do smartphone propicia um benefício ao processo de ensino-aprendizagem, como: a aproximação e o interesse no aprendizado do ensino de Biologia, aproveitamento do tempo de ensino, novas práticas com possibilidade de realização de um ensino mais rico didaticamente, novas experiências e agregando no que é produzido em sala de aula. Conclui-se pelo material pesquisado, o pensamento dos teóricos, e pela pesquisa com os alunos da escola em Aperibé-RJ, há convergência de ideias sobre a implementação gradativa dessa tecnologia (smartphone) no âmbito educacionalThis research has as its theme the use of new technologies in the teaching of Biology, focusing on the use of the smartphone. Aiming to understand the ways of using smartphones as a tool in the teaching-learning process of natural sciences / biology, in high school in the municipality of Aperibé/RJ. The guiding question of the research is the following: Is it feasible to use the smartphone as a didactic tool in teaching Natural Sciences / Biology in the current time? ), Valente(2011), Antonio(2010) and in the National Common Curricular Base (2018). For that, a descriptive qualitative research is carried out, illustrated with some graphs from the bibliographical research and field research. It begins with a bibliographical review on the teaching of Biology and related contents in the National Common Curricular Base. The study was based on the discussion of this theme, articulating the researched contents and the interviews with the students. In the analysis of the study, the points where the use of technology is favorable in the implementation of a teaching that accompanies technological development are identified, as well as the points of divergence found. In view of this, what can be understood from the study carried out is that the majority of those surveyed point out that the use of the smartphone provides a benefit to the teaching-learning process, such as: approximation and interest in learning Biology teaching, use of the teaching time, new practices with the possibility of achieving a didatically richer teaching, new experiences and adding to what is produced in the classroom. It is concluded from the material researched, the thinking of theorists, and from the research with the students of the school in Aperibé-RJ, there is a convergence of ideas about the gradual implementation of this technology (smartphone) in the educational field.55 f.Pacheco, Margarida dos SantosRamos, Thiago da Silva2024-09-23T15:39:50Z2024-09-23T15:39:50Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/34759CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-09-23T15:39:54Zoai:app.uff.br:1/34759Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-09-23T15:39:54Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso do smartphone na dinâmica do ensino de Ciências Naturais/Biologia no ensino médio
title O uso do smartphone na dinâmica do ensino de Ciências Naturais/Biologia no ensino médio
spellingShingle O uso do smartphone na dinâmica do ensino de Ciências Naturais/Biologia no ensino médio
Ramos, Thiago da Silva
Tecnologia
Smartphone
Biologia
Ensino-aprendizagem
Technology
Smartphone
Biology
Teaching-learning
title_short O uso do smartphone na dinâmica do ensino de Ciências Naturais/Biologia no ensino médio
title_full O uso do smartphone na dinâmica do ensino de Ciências Naturais/Biologia no ensino médio
title_fullStr O uso do smartphone na dinâmica do ensino de Ciências Naturais/Biologia no ensino médio
title_full_unstemmed O uso do smartphone na dinâmica do ensino de Ciências Naturais/Biologia no ensino médio
title_sort O uso do smartphone na dinâmica do ensino de Ciências Naturais/Biologia no ensino médio
author Ramos, Thiago da Silva
author_facet Ramos, Thiago da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pacheco, Margarida dos Santos
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Thiago da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia
Smartphone
Biologia
Ensino-aprendizagem
Technology
Smartphone
Biology
Teaching-learning
topic Tecnologia
Smartphone
Biologia
Ensino-aprendizagem
Technology
Smartphone
Biology
Teaching-learning
description Esta pesquisa tem como tema a utilização de novas tecnologias no ensino de Biologia focando na utilização do smartphone. Tendo como objetivo compreender as formas de utilização dos smartphones como ferramenta no processo de ensino–aprendizagem de ciências naturais / biologia, no Ensino Médio no município de Aperibé/RJ. A questão norteadora da pesquisa e a seguinte: É viável o uso do smartphone como ferramenta didática no ensino Ciências Naturais/ Biologia no tempo atual? Fundamentou-se, principalmente, nos trabalhos de Souza(2012), Fonseca (2013), Garcia (2013), Valente(2011), Antonio (2010) e na Base Nacional Comum Curricular (2018). Para tanto, realiza-se uma pesquisa qualitativa de forma descritiva, ilustrada com alguns gráficos a partir da pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Inicia-se com uma revisão bibliográfica sobre o ensino de Biologia e conteúdos referentes na Base Nacional Comum Curricular. O estudo fundamentou-se na discussão dessa temática articulando os conteúdos pesquisados e das entrevistas com os alunos. Na análise do estudo se identifica os pontos onde o uso da tecnologia é favorável na implementação de um ensino que acompanhe o desenvolvimento tecnológico, bem como os pontos de divergências encontrados. Diante disso, o que se pode entender com o estudo realizado é que a maioria dos pesquisados apontam que a utilização do smartphone propicia um benefício ao processo de ensino-aprendizagem, como: a aproximação e o interesse no aprendizado do ensino de Biologia, aproveitamento do tempo de ensino, novas práticas com possibilidade de realização de um ensino mais rico didaticamente, novas experiências e agregando no que é produzido em sala de aula. Conclui-se pelo material pesquisado, o pensamento dos teóricos, e pela pesquisa com os alunos da escola em Aperibé-RJ, há convergência de ideias sobre a implementação gradativa dessa tecnologia (smartphone) no âmbito educacional
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-09-23T15:39:50Z
2024-09-23T15:39:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/34759
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/34759
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823551136661504