Uma ação dialética na resolução de problemas matemáticos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/14013 |
Resumo: | Este trabalho foi desenvolvido a partir de experiências em turmas da educação básica, onde se percebeu que o trabalho com resolução de problemas matemáticos era pouco desenvolvido e os alunos não possuíam familiaridade com estes tipos de atividades. A partir daí, buscou-se teóricos que defendem o uso da Resolução de Problemas como facilitador para uma aprendizagem mais significativa e completa, no sentido de auxiliar o aluno no desenvolvimento de uma atitude ativa diante de sua aprendizagem e de estratégias para resolver problemas diversos. A partir dessas ideais, foram desenvolvidas atividades baseadas na utilização da Resolução de Problemas como meio para se ensinar matemática e na Dialética Ferramenta-Objeto de Règine Douady, onde um conhecimento prévio é utilizado como ferramenta para se construir um conceito, que neste momento tem status de objeto e será usado posteriormente como ferramenta para a construção de novos conceitos. Como estratégia de encaminhamento das atividades foi utilizado o Método socrático, um método filosófico desenvolvido por Sócrates onde, o aprendiz/aluno é levado a conceber suas próprias ideias a partir de questionamentos feitos pelo professor. Sendo assim, no lugar de ter um papel receptivo do conhecimento, o aluno passa a ser um agente ativo em sua aprendizagem |
id |
UFF-2_37a4b9487936145a126f01ada8a194b3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/14013 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Uma ação dialética na resolução de problemas matemáticosResolução de problemasDialética ferramenta-objetoMétodo socráticoEnsino de matemáticaEnsino fundamentalProblem solvingDialectical tool-object.Socratic methodEste trabalho foi desenvolvido a partir de experiências em turmas da educação básica, onde se percebeu que o trabalho com resolução de problemas matemáticos era pouco desenvolvido e os alunos não possuíam familiaridade com estes tipos de atividades. A partir daí, buscou-se teóricos que defendem o uso da Resolução de Problemas como facilitador para uma aprendizagem mais significativa e completa, no sentido de auxiliar o aluno no desenvolvimento de uma atitude ativa diante de sua aprendizagem e de estratégias para resolver problemas diversos. A partir dessas ideais, foram desenvolvidas atividades baseadas na utilização da Resolução de Problemas como meio para se ensinar matemática e na Dialética Ferramenta-Objeto de Règine Douady, onde um conhecimento prévio é utilizado como ferramenta para se construir um conceito, que neste momento tem status de objeto e será usado posteriormente como ferramenta para a construção de novos conceitos. Como estratégia de encaminhamento das atividades foi utilizado o Método socrático, um método filosófico desenvolvido por Sócrates onde, o aprendiz/aluno é levado a conceber suas próprias ideias a partir de questionamentos feitos pelo professor. Sendo assim, no lugar de ter um papel receptivo do conhecimento, o aluno passa a ser um agente ativo em sua aprendizagemThis work was developed from experiences in classes of basic education, where it was realized that the work with solving of mathematical problems was little developed and the students were not familiar with these types of activities. From there, we sought theorists who defend the use of problem solving as a facilitator for a more meaningful in the sense of assisting the student in the development of an active attitude towards their learning and strategies to solve diverse problems. From these ideals, activities were developed based on the use of problem solving as a means to teach mathematics and in the Dialectic Object-Tool of Règine Douady, where prior knowledge is used as a tool to construct a concept, which at this moment has status Object and will be used later as a tool for the construction of new concepts. Was used as a strategy for routing the activities the Socratic Method, a philosophical method developed by Socrates, where the learner/student is led to conceive of his own ideas based on questionings made by the teacher. Thus, instead of having a receptive role of knowledge, the student becomes an active agent in their learning. 57 f.Pimentel, Solimá GomesCrissaff, Lhaylla dos SantosCorrêa, Marcelo da SilvaBorges, Jéssica Maria Magalhães2020-06-22T15:05:41Z2020-06-22T15:05:41Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfBORGES, Jéssica Maria Magalhães. Uma ação dialética na resolução de problemas matemáticos. 2017. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.https://app.uff.br/riuff/handle/1/14013Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-01-26T23:48:27Zoai:app.uff.br:1/14013Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:58:38.099239Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma ação dialética na resolução de problemas matemáticos |
title |
Uma ação dialética na resolução de problemas matemáticos |
spellingShingle |
Uma ação dialética na resolução de problemas matemáticos Borges, Jéssica Maria Magalhães Resolução de problemas Dialética ferramenta-objeto Método socrático Ensino de matemática Ensino fundamental Problem solving Dialectical tool-object. Socratic method |
title_short |
Uma ação dialética na resolução de problemas matemáticos |
title_full |
Uma ação dialética na resolução de problemas matemáticos |
title_fullStr |
Uma ação dialética na resolução de problemas matemáticos |
title_full_unstemmed |
Uma ação dialética na resolução de problemas matemáticos |
title_sort |
Uma ação dialética na resolução de problemas matemáticos |
author |
Borges, Jéssica Maria Magalhães |
author_facet |
Borges, Jéssica Maria Magalhães |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pimentel, Solimá Gomes Crissaff, Lhaylla dos Santos Corrêa, Marcelo da Silva |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borges, Jéssica Maria Magalhães |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Resolução de problemas Dialética ferramenta-objeto Método socrático Ensino de matemática Ensino fundamental Problem solving Dialectical tool-object. Socratic method |
topic |
Resolução de problemas Dialética ferramenta-objeto Método socrático Ensino de matemática Ensino fundamental Problem solving Dialectical tool-object. Socratic method |
description |
Este trabalho foi desenvolvido a partir de experiências em turmas da educação básica, onde se percebeu que o trabalho com resolução de problemas matemáticos era pouco desenvolvido e os alunos não possuíam familiaridade com estes tipos de atividades. A partir daí, buscou-se teóricos que defendem o uso da Resolução de Problemas como facilitador para uma aprendizagem mais significativa e completa, no sentido de auxiliar o aluno no desenvolvimento de uma atitude ativa diante de sua aprendizagem e de estratégias para resolver problemas diversos. A partir dessas ideais, foram desenvolvidas atividades baseadas na utilização da Resolução de Problemas como meio para se ensinar matemática e na Dialética Ferramenta-Objeto de Règine Douady, onde um conhecimento prévio é utilizado como ferramenta para se construir um conceito, que neste momento tem status de objeto e será usado posteriormente como ferramenta para a construção de novos conceitos. Como estratégia de encaminhamento das atividades foi utilizado o Método socrático, um método filosófico desenvolvido por Sócrates onde, o aprendiz/aluno é levado a conceber suas próprias ideias a partir de questionamentos feitos pelo professor. Sendo assim, no lugar de ter um papel receptivo do conhecimento, o aluno passa a ser um agente ativo em sua aprendizagem |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2020-06-22T15:05:41Z 2020-06-22T15:05:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BORGES, Jéssica Maria Magalhães. Uma ação dialética na resolução de problemas matemáticos. 2017. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017. https://app.uff.br/riuff/handle/1/14013 Aluno de Graduação |
identifier_str_mv |
BORGES, Jéssica Maria Magalhães. Uma ação dialética na resolução de problemas matemáticos. 2017. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017. Aluno de Graduação |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/14013 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823625043443712 |