Uma ação dialética na resolução de problemas matemáticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Jéssica Maria Magalhães
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/14013
Resumo: Este trabalho foi desenvolvido a partir de experiências em turmas da educação básica, onde se percebeu que o trabalho com resolução de problemas matemáticos era pouco desenvolvido e os alunos não possuíam familiaridade com estes tipos de atividades. A partir daí, buscou-se teóricos que defendem o uso da Resolução de Problemas como facilitador para uma aprendizagem mais significativa e completa, no sentido de auxiliar o aluno no desenvolvimento de uma atitude ativa diante de sua aprendizagem e de estratégias para resolver problemas diversos. A partir dessas ideais, foram desenvolvidas atividades baseadas na utilização da Resolução de Problemas como meio para se ensinar matemática e na Dialética Ferramenta-Objeto de Règine Douady, onde um conhecimento prévio é utilizado como ferramenta para se construir um conceito, que neste momento tem status de objeto e será usado posteriormente como ferramenta para a construção de novos conceitos. Como estratégia de encaminhamento das atividades foi utilizado o Método socrático, um método filosófico desenvolvido por Sócrates onde, o aprendiz/aluno é levado a conceber suas próprias ideias a partir de questionamentos feitos pelo professor. Sendo assim, no lugar de ter um papel receptivo do conhecimento, o aluno passa a ser um agente ativo em sua aprendizagem
id UFF-2_37a4b9487936145a126f01ada8a194b3
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/14013
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Uma ação dialética na resolução de problemas matemáticosResolução de problemasDialética ferramenta-objetoMétodo socráticoEnsino de matemáticaEnsino fundamentalProblem solvingDialectical tool-object.Socratic methodEste trabalho foi desenvolvido a partir de experiências em turmas da educação básica, onde se percebeu que o trabalho com resolução de problemas matemáticos era pouco desenvolvido e os alunos não possuíam familiaridade com estes tipos de atividades. A partir daí, buscou-se teóricos que defendem o uso da Resolução de Problemas como facilitador para uma aprendizagem mais significativa e completa, no sentido de auxiliar o aluno no desenvolvimento de uma atitude ativa diante de sua aprendizagem e de estratégias para resolver problemas diversos. A partir dessas ideais, foram desenvolvidas atividades baseadas na utilização da Resolução de Problemas como meio para se ensinar matemática e na Dialética Ferramenta-Objeto de Règine Douady, onde um conhecimento prévio é utilizado como ferramenta para se construir um conceito, que neste momento tem status de objeto e será usado posteriormente como ferramenta para a construção de novos conceitos. Como estratégia de encaminhamento das atividades foi utilizado o Método socrático, um método filosófico desenvolvido por Sócrates onde, o aprendiz/aluno é levado a conceber suas próprias ideias a partir de questionamentos feitos pelo professor. Sendo assim, no lugar de ter um papel receptivo do conhecimento, o aluno passa a ser um agente ativo em sua aprendizagemThis work was developed from experiences in classes of basic education, where it was realized that the work with solving of mathematical problems was little developed and the students were not familiar with these types of activities. From there, we sought theorists who defend the use of problem solving as a facilitator for a more meaningful in the sense of assisting the student in the development of an active attitude towards their learning and strategies to solve diverse problems. From these ideals, activities were developed based on the use of problem solving as a means to teach mathematics and in the Dialectic Object-Tool of Règine Douady, where prior knowledge is used as a tool to construct a concept, which at this moment has status Object and will be used later as a tool for the construction of new concepts. Was used as a strategy for routing the activities the Socratic Method, a philosophical method developed by Socrates, where the learner/student is led to conceive of his own ideas based on questionings made by the teacher. Thus, instead of having a receptive role of knowledge, the student becomes an active agent in their learning. 57 f.Pimentel, Solimá GomesCrissaff, Lhaylla dos SantosCorrêa, Marcelo da SilvaBorges, Jéssica Maria Magalhães2020-06-22T15:05:41Z2020-06-22T15:05:41Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfBORGES, Jéssica Maria Magalhães. Uma ação dialética na resolução de problemas matemáticos. 2017. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.https://app.uff.br/riuff/handle/1/14013Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-01-26T23:48:27Zoai:app.uff.br:1/14013Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-01-26T23:48:27Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma ação dialética na resolução de problemas matemáticos
title Uma ação dialética na resolução de problemas matemáticos
spellingShingle Uma ação dialética na resolução de problemas matemáticos
Borges, Jéssica Maria Magalhães
Resolução de problemas
Dialética ferramenta-objeto
Método socrático
Ensino de matemática
Ensino fundamental
Problem solving
Dialectical tool-object.
Socratic method
title_short Uma ação dialética na resolução de problemas matemáticos
title_full Uma ação dialética na resolução de problemas matemáticos
title_fullStr Uma ação dialética na resolução de problemas matemáticos
title_full_unstemmed Uma ação dialética na resolução de problemas matemáticos
title_sort Uma ação dialética na resolução de problemas matemáticos
author Borges, Jéssica Maria Magalhães
author_facet Borges, Jéssica Maria Magalhães
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pimentel, Solimá Gomes
Crissaff, Lhaylla dos Santos
Corrêa, Marcelo da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Jéssica Maria Magalhães
dc.subject.por.fl_str_mv Resolução de problemas
Dialética ferramenta-objeto
Método socrático
Ensino de matemática
Ensino fundamental
Problem solving
Dialectical tool-object.
Socratic method
topic Resolução de problemas
Dialética ferramenta-objeto
Método socrático
Ensino de matemática
Ensino fundamental
Problem solving
Dialectical tool-object.
Socratic method
description Este trabalho foi desenvolvido a partir de experiências em turmas da educação básica, onde se percebeu que o trabalho com resolução de problemas matemáticos era pouco desenvolvido e os alunos não possuíam familiaridade com estes tipos de atividades. A partir daí, buscou-se teóricos que defendem o uso da Resolução de Problemas como facilitador para uma aprendizagem mais significativa e completa, no sentido de auxiliar o aluno no desenvolvimento de uma atitude ativa diante de sua aprendizagem e de estratégias para resolver problemas diversos. A partir dessas ideais, foram desenvolvidas atividades baseadas na utilização da Resolução de Problemas como meio para se ensinar matemática e na Dialética Ferramenta-Objeto de Règine Douady, onde um conhecimento prévio é utilizado como ferramenta para se construir um conceito, que neste momento tem status de objeto e será usado posteriormente como ferramenta para a construção de novos conceitos. Como estratégia de encaminhamento das atividades foi utilizado o Método socrático, um método filosófico desenvolvido por Sócrates onde, o aprendiz/aluno é levado a conceber suas próprias ideias a partir de questionamentos feitos pelo professor. Sendo assim, no lugar de ter um papel receptivo do conhecimento, o aluno passa a ser um agente ativo em sua aprendizagem
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2020-06-22T15:05:41Z
2020-06-22T15:05:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BORGES, Jéssica Maria Magalhães. Uma ação dialética na resolução de problemas matemáticos. 2017. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/14013
Aluno de Graduação
identifier_str_mv BORGES, Jéssica Maria Magalhães. Uma ação dialética na resolução de problemas matemáticos. 2017. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/14013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838762755948544