Aluno- leitor, a interface institucional do leitor: reflexões teóricas e sugestões práticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Caroline Moraes de
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/18477
Resumo: This thesis aims to reflect on the institutionalized "reading", in short, the process of reading considered through its specificity of school activity. We examine how the reading process conducted at school causes the development of a specific gender of reader: the reader-student, whose practice of reading does not feature a reader outside the school. Initially, we will try to define, along the Brazilian reality, what kind of reader the school aims to train and what prerequisites are necessary to consider a student an efficient reader within the institutionalized space. Thus, we can identify the causes responsible for the developed practices by the school which are not usually reaching their goals. The work was developed based on work "Repensando a leitura na escola: um outro mosaico by SILVA (2002) to prepare suggestions of practical work with reading in school that aim at developing strategies of reading which leads the reader to understand the inseparable relationship among language, knowledge, and society
id UFF-2_37faf9eeec2ef40be57fb408378f3210
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/18477
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Aluno- leitor, a interface institucional do leitor: reflexões teóricas e sugestões práticasLetrasEstudos de linguagemLeituraInterpretação da leituraAluno- leitorInterpretationReadingReader-studentCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASThis thesis aims to reflect on the institutionalized "reading", in short, the process of reading considered through its specificity of school activity. We examine how the reading process conducted at school causes the development of a specific gender of reader: the reader-student, whose practice of reading does not feature a reader outside the school. Initially, we will try to define, along the Brazilian reality, what kind of reader the school aims to train and what prerequisites are necessary to consider a student an efficient reader within the institutionalized space. Thus, we can identify the causes responsible for the developed practices by the school which are not usually reaching their goals. The work was developed based on work "Repensando a leitura na escola: um outro mosaico by SILVA (2002) to prepare suggestions of practical work with reading in school that aim at developing strategies of reading which leads the reader to understand the inseparable relationship among language, knowledge, and societyEsta dissertação tem como objetivo refletir sobre o ler institucionalizado, ou seja, o processo de leitura tomado em sua especificidade de atividade escolar. Buscamos analisar como o processo de leitura conduzido no espaço escolar acarreta o desenvolvimento de um gênero específico de leitor: o aluno-leitor que não coincide com a prática de leitura que caracteriza um leitor fora da escola. Inicialmente, iremos tentar definir junto à realidade brasileira que espécie de leitor a escola pretende formar e que pré-requisitos são necessários para um aluno ser considerado um leitor eficiente dentro do espaço institucionalizado. Assim, poderemos identificar as causas responsáveis pelas práticas usualmente desenvolvidas pela escola não estarem atingindo seus objetivos. O trabalho foi desenvolvido com base na obra Repensando a leitura na escola: um outro mosaico de SILVA (2002) para elaboração das sugestões de trabalho prático com leitura na escola que visam ao desenvolvimento de estratégias de leitura que levem o leitor a perceber a relação indissociável entre linguagem, conhecimento e sociedadePrograma de Pós-graduação em LetrasletrasSilva, Maurício dahttp://lattes.cnpq.br/0556219923760845Almeida, Maria Lúcia Leitão dehttp://lattes.cnpq.br/1781185619491601Bittencourt, Terezinha Maria da Fonseca Passoshttp://lattes.cnpq.br/3896981631565147Alves, Ida Maria Santos Ferreirahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700259J6Figueiredo, Jandira GonçalvesOliveira, Caroline Moraes de2021-03-10T20:44:41Z2011-11-072021-03-10T20:44:41Z2008-06-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/18477porCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-03-15T18:31:52Zoai:app.uff.br:1/18477Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-03-15T18:31:52Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Aluno- leitor, a interface institucional do leitor: reflexões teóricas e sugestões práticas
title Aluno- leitor, a interface institucional do leitor: reflexões teóricas e sugestões práticas
spellingShingle Aluno- leitor, a interface institucional do leitor: reflexões teóricas e sugestões práticas
Oliveira, Caroline Moraes de
Letras
Estudos de linguagem
Leitura
Interpretação da leitura
Aluno- leitor
Interpretation
Reading
Reader-student
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
title_short Aluno- leitor, a interface institucional do leitor: reflexões teóricas e sugestões práticas
title_full Aluno- leitor, a interface institucional do leitor: reflexões teóricas e sugestões práticas
title_fullStr Aluno- leitor, a interface institucional do leitor: reflexões teóricas e sugestões práticas
title_full_unstemmed Aluno- leitor, a interface institucional do leitor: reflexões teóricas e sugestões práticas
title_sort Aluno- leitor, a interface institucional do leitor: reflexões teóricas e sugestões práticas
author Oliveira, Caroline Moraes de
author_facet Oliveira, Caroline Moraes de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Maurício da
http://lattes.cnpq.br/0556219923760845
Almeida, Maria Lúcia Leitão de
http://lattes.cnpq.br/1781185619491601
Bittencourt, Terezinha Maria da Fonseca Passos
http://lattes.cnpq.br/3896981631565147
Alves, Ida Maria Santos Ferreira
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700259J6
Figueiredo, Jandira Gonçalves
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Caroline Moraes de
dc.subject.por.fl_str_mv Letras
Estudos de linguagem
Leitura
Interpretação da leitura
Aluno- leitor
Interpretation
Reading
Reader-student
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
topic Letras
Estudos de linguagem
Leitura
Interpretação da leitura
Aluno- leitor
Interpretation
Reading
Reader-student
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
description This thesis aims to reflect on the institutionalized "reading", in short, the process of reading considered through its specificity of school activity. We examine how the reading process conducted at school causes the development of a specific gender of reader: the reader-student, whose practice of reading does not feature a reader outside the school. Initially, we will try to define, along the Brazilian reality, what kind of reader the school aims to train and what prerequisites are necessary to consider a student an efficient reader within the institutionalized space. Thus, we can identify the causes responsible for the developed practices by the school which are not usually reaching their goals. The work was developed based on work "Repensando a leitura na escola: um outro mosaico by SILVA (2002) to prepare suggestions of practical work with reading in school that aim at developing strategies of reading which leads the reader to understand the inseparable relationship among language, knowledge, and society
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-06-19
2011-11-07
2021-03-10T20:44:41Z
2021-03-10T20:44:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/18477
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/18477
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Letras
letras
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Letras
letras
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135320849809408