Aluno- leitor, a interface institucional do leitor: reflexões teóricas e sugestões práticas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/18477 |
Resumo: | This thesis aims to reflect on the institutionalized "reading", in short, the process of reading considered through its specificity of school activity. We examine how the reading process conducted at school causes the development of a specific gender of reader: the reader-student, whose practice of reading does not feature a reader outside the school. Initially, we will try to define, along the Brazilian reality, what kind of reader the school aims to train and what prerequisites are necessary to consider a student an efficient reader within the institutionalized space. Thus, we can identify the causes responsible for the developed practices by the school which are not usually reaching their goals. The work was developed based on work "Repensando a leitura na escola: um outro mosaico by SILVA (2002) to prepare suggestions of practical work with reading in school that aim at developing strategies of reading which leads the reader to understand the inseparable relationship among language, knowledge, and society |
id |
UFF-2_37faf9eeec2ef40be57fb408378f3210 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/18477 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Aluno- leitor, a interface institucional do leitor: reflexões teóricas e sugestões práticasLetrasEstudos de linguagemLeituraInterpretação da leituraAluno- leitorInterpretationReadingReader-studentCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASThis thesis aims to reflect on the institutionalized "reading", in short, the process of reading considered through its specificity of school activity. We examine how the reading process conducted at school causes the development of a specific gender of reader: the reader-student, whose practice of reading does not feature a reader outside the school. Initially, we will try to define, along the Brazilian reality, what kind of reader the school aims to train and what prerequisites are necessary to consider a student an efficient reader within the institutionalized space. Thus, we can identify the causes responsible for the developed practices by the school which are not usually reaching their goals. The work was developed based on work "Repensando a leitura na escola: um outro mosaico by SILVA (2002) to prepare suggestions of practical work with reading in school that aim at developing strategies of reading which leads the reader to understand the inseparable relationship among language, knowledge, and societyEsta dissertação tem como objetivo refletir sobre o ler institucionalizado, ou seja, o processo de leitura tomado em sua especificidade de atividade escolar. Buscamos analisar como o processo de leitura conduzido no espaço escolar acarreta o desenvolvimento de um gênero específico de leitor: o aluno-leitor que não coincide com a prática de leitura que caracteriza um leitor fora da escola. Inicialmente, iremos tentar definir junto à realidade brasileira que espécie de leitor a escola pretende formar e que pré-requisitos são necessários para um aluno ser considerado um leitor eficiente dentro do espaço institucionalizado. Assim, poderemos identificar as causas responsáveis pelas práticas usualmente desenvolvidas pela escola não estarem atingindo seus objetivos. O trabalho foi desenvolvido com base na obra Repensando a leitura na escola: um outro mosaico de SILVA (2002) para elaboração das sugestões de trabalho prático com leitura na escola que visam ao desenvolvimento de estratégias de leitura que levem o leitor a perceber a relação indissociável entre linguagem, conhecimento e sociedadePrograma de Pós-graduação em LetrasletrasSilva, Maurício dahttp://lattes.cnpq.br/0556219923760845Almeida, Maria Lúcia Leitão dehttp://lattes.cnpq.br/1781185619491601Bittencourt, Terezinha Maria da Fonseca Passoshttp://lattes.cnpq.br/3896981631565147Alves, Ida Maria Santos Ferreirahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700259J6Figueiredo, Jandira GonçalvesOliveira, Caroline Moraes de2021-03-10T20:44:41Z2011-11-072021-03-10T20:44:41Z2008-06-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/18477porCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-03-15T18:31:52Zoai:app.uff.br:1/18477Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:56:34.381015Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aluno- leitor, a interface institucional do leitor: reflexões teóricas e sugestões práticas |
title |
Aluno- leitor, a interface institucional do leitor: reflexões teóricas e sugestões práticas |
spellingShingle |
Aluno- leitor, a interface institucional do leitor: reflexões teóricas e sugestões práticas Oliveira, Caroline Moraes de Letras Estudos de linguagem Leitura Interpretação da leitura Aluno- leitor Interpretation Reading Reader-student CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
title_short |
Aluno- leitor, a interface institucional do leitor: reflexões teóricas e sugestões práticas |
title_full |
Aluno- leitor, a interface institucional do leitor: reflexões teóricas e sugestões práticas |
title_fullStr |
Aluno- leitor, a interface institucional do leitor: reflexões teóricas e sugestões práticas |
title_full_unstemmed |
Aluno- leitor, a interface institucional do leitor: reflexões teóricas e sugestões práticas |
title_sort |
Aluno- leitor, a interface institucional do leitor: reflexões teóricas e sugestões práticas |
author |
Oliveira, Caroline Moraes de |
author_facet |
Oliveira, Caroline Moraes de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Maurício da http://lattes.cnpq.br/0556219923760845 Almeida, Maria Lúcia Leitão de http://lattes.cnpq.br/1781185619491601 Bittencourt, Terezinha Maria da Fonseca Passos http://lattes.cnpq.br/3896981631565147 Alves, Ida Maria Santos Ferreira http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700259J6 Figueiredo, Jandira Gonçalves |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Caroline Moraes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letras Estudos de linguagem Leitura Interpretação da leitura Aluno- leitor Interpretation Reading Reader-student CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
topic |
Letras Estudos de linguagem Leitura Interpretação da leitura Aluno- leitor Interpretation Reading Reader-student CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
description |
This thesis aims to reflect on the institutionalized "reading", in short, the process of reading considered through its specificity of school activity. We examine how the reading process conducted at school causes the development of a specific gender of reader: the reader-student, whose practice of reading does not feature a reader outside the school. Initially, we will try to define, along the Brazilian reality, what kind of reader the school aims to train and what prerequisites are necessary to consider a student an efficient reader within the institutionalized space. Thus, we can identify the causes responsible for the developed practices by the school which are not usually reaching their goals. The work was developed based on work "Repensando a leitura na escola: um outro mosaico by SILVA (2002) to prepare suggestions of practical work with reading in school that aim at developing strategies of reading which leads the reader to understand the inseparable relationship among language, knowledge, and society |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-06-19 2011-11-07 2021-03-10T20:44:41Z 2021-03-10T20:44:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/18477 |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/18477 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Letras letras |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Letras letras |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823615330484224 |