Avaliação das ações de marketing e a geração de valor: um estudo sobre os bancos brasileiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valente, Daniel Baratieri
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6184
Resumo: As empresas buscam vantagem competitiva, ou seja, a capacidade da empresa de apresentar, em um ou mais itens, um desempenho que os concorrentes não podem alcançar. Atualmente os profissionais de marketing vêem a criação de valor para os clientes como um grande diferencial competitivo, onde o valor é a avaliação feita pelo cliente da utilidade de uma oferta de produto ou serviço. Este trabalho fez uma análise descritiva de algumas variáveis encontradas tanto no Marketing Operacional quanto no Marketing Estratégico, visando a criação de valor como diferencial competitivo, além de fazer uma análise quantitativa. O objeto dessa análise são os cinco maiores bancos do Brasil, estudados do ano de 2003 ao ano de 2007. O problema de pesquisa que orientou este trabalho é como as empresas vêem gerenciando a criação de valor como diferencial competitivo nos últimos cinco anos. Analisando as variáveis praça, promoção, valor da marca, top of mind, número de clientes ativos e lucro líquido, sendo algumas dessas encontradas nos conceitos de marketing operacional e marketing estratégico foi possível fazer uma análise comparativa e verificar como as empresas trabalham a questão do marketing para obter seu diferencial competitivo, podendo analisar a validade dos esforços de marketing
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