O comportamento do consumidor infantil de turismo: um estudo exploratório acerca de percepções e motivações das crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bonifácio, Ana Luz Passos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1595
Resumo: O grande número de publicações abordando crianças e consumo aponta a crescente representatividade do consumidor infantil em diversos mercados. No entanto, apesar da sua importância no mercado turístico não ser diferente, a produção acadêmica acerca do tema, no Brasil, não acompanha a de outros setores da economia. Daí a importância e, inclusive, uma das motivações desta pesquisa. O presente trabalho faz uma análise do olhar da criança sobre as atividades turísticas locais, além de investigar suas motivações e percepções em relação a destinos turísticos e compreender sua visão do papel que exerce no processo de decisão familiar de compra em produtos e serviços turísticos. O corpus da pesquisa foi construído com questionários e desenhos de 114 crianças do 5º ano do ensino fundamental de uma escola particular de Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro, além de entrevistas em profundidade com 20 dessas crianças. Por se tratar de um estudo exploratório, foram adotados métodos de pesquisa qualitativa: análise de conteúdo e videografia. Os resultados da pesquisa apontaram, no público infantil, o hábito de fazer juízo de valor sobre a atividade turística, tendo, assim, o poder de transformar a forma como ela é feita. Foi identificado, ainda, o perfil de um consumidor consciente dos seus desejos e necessidades, que requer atenção de gestores e planejadores e do mercado turístico como um todo
id UFF-2_3bd73feb7053932a871e5b8963eb07f0
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/1595
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling O comportamento do consumidor infantil de turismo: um estudo exploratório acerca de percepções e motivações das criançasCriançaConsumidor infantilComportamento do consumidorDecisão de compraTurismoTurismoMercado consumidorCriançaChildrenChild consumerConsumer behaviorPurchase decisionTourismO grande número de publicações abordando crianças e consumo aponta a crescente representatividade do consumidor infantil em diversos mercados. No entanto, apesar da sua importância no mercado turístico não ser diferente, a produção acadêmica acerca do tema, no Brasil, não acompanha a de outros setores da economia. Daí a importância e, inclusive, uma das motivações desta pesquisa. O presente trabalho faz uma análise do olhar da criança sobre as atividades turísticas locais, além de investigar suas motivações e percepções em relação a destinos turísticos e compreender sua visão do papel que exerce no processo de decisão familiar de compra em produtos e serviços turísticos. O corpus da pesquisa foi construído com questionários e desenhos de 114 crianças do 5º ano do ensino fundamental de uma escola particular de Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro, além de entrevistas em profundidade com 20 dessas crianças. Por se tratar de um estudo exploratório, foram adotados métodos de pesquisa qualitativa: análise de conteúdo e videografia. Os resultados da pesquisa apontaram, no público infantil, o hábito de fazer juízo de valor sobre a atividade turística, tendo, assim, o poder de transformar a forma como ela é feita. Foi identificado, ainda, o perfil de um consumidor consciente dos seus desejos e necessidades, que requer atenção de gestores e planejadores e do mercado turístico como um todoThe great amount of publication about children and consumption points out the growing significance of the child consumer in different markets. However, even though its importance on the tourism market is not different, the Brazilian academic production on the theme does not keep up with those based on other economic sectors. Therefrom comes the significance of this research, and one of its motivations as well. The present paper analyses the child´s view of local tourism activities, investigates their motivations and perceptions of tourist destinations, in addition to comprehending their view of the role they play on the family purchase decision process of tourism products and services. The research corpus was built on questionnaires and drawings of 114 children, as well as in-depth interviews with 20 of them. The children are of ages between 9 and 10 years old and studied in a private school in Niterói, city located in the metropolitan area of Rio de Janeiro. As this was an exploratory study, qualitative research methods were used: content analysis and videography. Research results showed that the child consumer is used to be judgmental when it comes to tourism activities and products, having, therefore, the power to change the way it is planned and performed. Finally, the children were identified as consumers that are aware of their wishes and needs, which requests the concern of planners, managers and the tourism market as a wholeMayer, Verônica FederPereira, Rita Marisa RibesSilva, Erly Maria de Carvalho eBonifácio, Ana Luz Passos2016-03-31T16:19:38Z2016-03-31T16:19:38Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/1595CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-29T17:52:34Zoai:app.uff.br:1/1595Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:58:56.016638Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O comportamento do consumidor infantil de turismo: um estudo exploratório acerca de percepções e motivações das crianças
title O comportamento do consumidor infantil de turismo: um estudo exploratório acerca de percepções e motivações das crianças
spellingShingle O comportamento do consumidor infantil de turismo: um estudo exploratório acerca de percepções e motivações das crianças
Bonifácio, Ana Luz Passos
Criança
Consumidor infantil
Comportamento do consumidor
Decisão de compra
Turismo
Turismo
Mercado consumidor
Criança
Children
Child consumer
Consumer behavior
Purchase decision
Tourism
title_short O comportamento do consumidor infantil de turismo: um estudo exploratório acerca de percepções e motivações das crianças
title_full O comportamento do consumidor infantil de turismo: um estudo exploratório acerca de percepções e motivações das crianças
title_fullStr O comportamento do consumidor infantil de turismo: um estudo exploratório acerca de percepções e motivações das crianças
title_full_unstemmed O comportamento do consumidor infantil de turismo: um estudo exploratório acerca de percepções e motivações das crianças
title_sort O comportamento do consumidor infantil de turismo: um estudo exploratório acerca de percepções e motivações das crianças
author Bonifácio, Ana Luz Passos
author_facet Bonifácio, Ana Luz Passos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mayer, Verônica Feder
Pereira, Rita Marisa Ribes
Silva, Erly Maria de Carvalho e
dc.contributor.author.fl_str_mv Bonifácio, Ana Luz Passos
dc.subject.por.fl_str_mv Criança
Consumidor infantil
Comportamento do consumidor
Decisão de compra
Turismo
Turismo
Mercado consumidor
Criança
Children
Child consumer
Consumer behavior
Purchase decision
Tourism
topic Criança
Consumidor infantil
Comportamento do consumidor
Decisão de compra
Turismo
Turismo
Mercado consumidor
Criança
Children
Child consumer
Consumer behavior
Purchase decision
Tourism
description O grande número de publicações abordando crianças e consumo aponta a crescente representatividade do consumidor infantil em diversos mercados. No entanto, apesar da sua importância no mercado turístico não ser diferente, a produção acadêmica acerca do tema, no Brasil, não acompanha a de outros setores da economia. Daí a importância e, inclusive, uma das motivações desta pesquisa. O presente trabalho faz uma análise do olhar da criança sobre as atividades turísticas locais, além de investigar suas motivações e percepções em relação a destinos turísticos e compreender sua visão do papel que exerce no processo de decisão familiar de compra em produtos e serviços turísticos. O corpus da pesquisa foi construído com questionários e desenhos de 114 crianças do 5º ano do ensino fundamental de uma escola particular de Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro, além de entrevistas em profundidade com 20 dessas crianças. Por se tratar de um estudo exploratório, foram adotados métodos de pesquisa qualitativa: análise de conteúdo e videografia. Os resultados da pesquisa apontaram, no público infantil, o hábito de fazer juízo de valor sobre a atividade turística, tendo, assim, o poder de transformar a forma como ela é feita. Foi identificado, ainda, o perfil de um consumidor consciente dos seus desejos e necessidades, que requer atenção de gestores e planejadores e do mercado turístico como um todo
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2016-03-31T16:19:38Z
2016-03-31T16:19:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/1595
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/1595
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823626488381440