A educação ambiental nos livros didáticos do ensino médio em sua relação com as injustiças e racismos ambientais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/27407 |
Resumo: | Este trabalho é um estudo documental que pesquisou em livros didáticos como aparecem as macro-tendências da Educação Ambiental propostas por Layrargues e Lima, no ano de 2011: viés conservacionista, pragmático e crítico. Trazendo um pouco de contextualização histórica sobre as injustiças sofridas por povos marginalizados no Brasil como os negros e indígenas, dirigindo o assunto para como podemos trazer esses temas de injustiças e racismos relacionando-os com o meio ambiente, no ensino de ciências e conectando-os para o ambiente de sala de aula. De acordo com essas verificações, concluí que as vertentes pragmática e crítica aparecem em sua maioria, sendo que a vertente crítica é a que mais se encaixa nos assuntos de Racismo e Injustiças Ambientais, que é o grande tema de investigação deste trabalho |
id |
UFF-2_3dcc9ec031a70f5914e8762e70b3fb86 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/27407 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
A educação ambiental nos livros didáticos do ensino médio em sua relação com as injustiças e racismos ambientaisRacismo ambientalInjustiça ambientalMacro-tendências da educação ambientalEnvironmental racismEnvironmental injusticeEnvironmental education macro-trendsEste trabalho é um estudo documental que pesquisou em livros didáticos como aparecem as macro-tendências da Educação Ambiental propostas por Layrargues e Lima, no ano de 2011: viés conservacionista, pragmático e crítico. Trazendo um pouco de contextualização histórica sobre as injustiças sofridas por povos marginalizados no Brasil como os negros e indígenas, dirigindo o assunto para como podemos trazer esses temas de injustiças e racismos relacionando-os com o meio ambiente, no ensino de ciências e conectando-os para o ambiente de sala de aula. De acordo com essas verificações, concluí que as vertentes pragmática e crítica aparecem em sua maioria, sendo que a vertente crítica é a que mais se encaixa nos assuntos de Racismo e Injustiças Ambientais, que é o grande tema de investigação deste trabalhoThis work is a documentary study that researched in textbooks how the macro-trends of Environmental Education proposed by Layrargues and Lima appear in 2011: conservationist, pragmatic and critical. Bringing a little historical contextualization about the injustices suffered by marginalized peoples in Brazil such as blacks and indigenous peoples, directing the subject to how we can bring these themes of injustices and racism relating them to the environment, in the teaching of sciences and connecting them to the classroom environment. According to these verifications, I concluded that the pragmatic and critical aspects appear mostly, and the critical aspect is the one that most fits the issues of Racism and Environmental Injustices, which is the major research theme of this work47 p.Fernandes, José Artur BarrosoCardoso, Fernanda SerpaSampaio, Shaula Maíra Vicentini deHaas, Aline Marcela Veloso2022-12-21T19:31:36Z2022-12-21T19:31:36Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfHAAS, Aline Marcela. A educação ambiental nos livros didáticos do ensino médio em sua relação com as injustiças e racismos ambientais. 2022. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciência Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/27407CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-01-19T20:37:13Zoai:app.uff.br:1/27407Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:51:41.954151Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação ambiental nos livros didáticos do ensino médio em sua relação com as injustiças e racismos ambientais |
title |
A educação ambiental nos livros didáticos do ensino médio em sua relação com as injustiças e racismos ambientais |
spellingShingle |
A educação ambiental nos livros didáticos do ensino médio em sua relação com as injustiças e racismos ambientais Haas, Aline Marcela Veloso Racismo ambiental Injustiça ambiental Macro-tendências da educação ambiental Environmental racism Environmental injustice Environmental education macro-trends |
title_short |
A educação ambiental nos livros didáticos do ensino médio em sua relação com as injustiças e racismos ambientais |
title_full |
A educação ambiental nos livros didáticos do ensino médio em sua relação com as injustiças e racismos ambientais |
title_fullStr |
A educação ambiental nos livros didáticos do ensino médio em sua relação com as injustiças e racismos ambientais |
title_full_unstemmed |
A educação ambiental nos livros didáticos do ensino médio em sua relação com as injustiças e racismos ambientais |
title_sort |
A educação ambiental nos livros didáticos do ensino médio em sua relação com as injustiças e racismos ambientais |
author |
Haas, Aline Marcela Veloso |
author_facet |
Haas, Aline Marcela Veloso |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fernandes, José Artur Barroso Cardoso, Fernanda Serpa Sampaio, Shaula Maíra Vicentini de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Haas, Aline Marcela Veloso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Racismo ambiental Injustiça ambiental Macro-tendências da educação ambiental Environmental racism Environmental injustice Environmental education macro-trends |
topic |
Racismo ambiental Injustiça ambiental Macro-tendências da educação ambiental Environmental racism Environmental injustice Environmental education macro-trends |
description |
Este trabalho é um estudo documental que pesquisou em livros didáticos como aparecem as macro-tendências da Educação Ambiental propostas por Layrargues e Lima, no ano de 2011: viés conservacionista, pragmático e crítico. Trazendo um pouco de contextualização histórica sobre as injustiças sofridas por povos marginalizados no Brasil como os negros e indígenas, dirigindo o assunto para como podemos trazer esses temas de injustiças e racismos relacionando-os com o meio ambiente, no ensino de ciências e conectando-os para o ambiente de sala de aula. De acordo com essas verificações, concluí que as vertentes pragmática e crítica aparecem em sua maioria, sendo que a vertente crítica é a que mais se encaixa nos assuntos de Racismo e Injustiças Ambientais, que é o grande tema de investigação deste trabalho |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-21T19:31:36Z 2022-12-21T19:31:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
HAAS, Aline Marcela. A educação ambiental nos livros didáticos do ensino médio em sua relação com as injustiças e racismos ambientais. 2022. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciência Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022. http://app.uff.br/riuff/handle/1/27407 |
identifier_str_mv |
HAAS, Aline Marcela. A educação ambiental nos livros didáticos do ensino médio em sua relação com as injustiças e racismos ambientais. 2022. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciência Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/27407 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823591411417088 |