Corpos, infâncias e suas versões super-heróicas: uma experiência na disciplina Pesquisa e Prática de Ensino na Educação Infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Iara Mirella de Souza
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/26783
Resumo: Este trabalho tem por objetivo apresentar uma experiência na Educação Infantil desenvolvida na disciplina de Pesquisa e Prática de Ensino I (PPE I), ofertada pelo Instituto de Educação Física da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói - RJ, no ano de 2018. O projeto foi realizado no Colégio Universitário Geraldo Reis - Educação Infantil, uma instituição também vinculada à UFF, onde trabalha com grupos multietários, dividido por crianças de 3, 4 e 5 anos, com exceção da turma de acesso, composta por crianças de dois anos. As propostas descritas neste trabalho foram elaboradas dentro do tema “Super-heróis”. Esse projeto ocorreu em três momentos dos quais foram constituídos mediante aos acontecimentos que surgiam em cada encontro. A fundamentação teórica deste trabalho se deu em três temas: no primeiro, consideramos infância como experiência a partir dos estudos de Abramowicz, Levcovitz e Rodrigues (2009) e a criança como protagonista no processo de ensino aprendizagem e desenvolvimento motor quanto a importância do exercício da escuta, segundo Ewald, Martins e Mello (2020); no segundo, nos baseamos nos estudos da Wiggers (2003) sobre corpos e infâncias e ao uso do desenho no fazer pedagógico; e no terceiro, aprofundamos a discussão a partir da questão de gênero através das contribuições de Wiggers (2004), refletindo sobre os desenhos das meninas. Os caminhos percorridos a partir dessa experiência até a construção deste trabalho contribuíram para novas percepções de infâncias, corpo e as mudanças pelas quais estamos sujeitos a vivenciar por meio das experimentações.
id UFF-2_3e4a641410873295d942445bbb91f1f2
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/26783
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Corpos, infâncias e suas versões super-heróicas: uma experiência na disciplina Pesquisa e Prática de Ensino na Educação InfantilInfânciasEducação infantilEducação físicaInfânciaEducação infantilEducação físicaChildhoodChildren´s educationPhysical educationEste trabalho tem por objetivo apresentar uma experiência na Educação Infantil desenvolvida na disciplina de Pesquisa e Prática de Ensino I (PPE I), ofertada pelo Instituto de Educação Física da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói - RJ, no ano de 2018. O projeto foi realizado no Colégio Universitário Geraldo Reis - Educação Infantil, uma instituição também vinculada à UFF, onde trabalha com grupos multietários, dividido por crianças de 3, 4 e 5 anos, com exceção da turma de acesso, composta por crianças de dois anos. As propostas descritas neste trabalho foram elaboradas dentro do tema “Super-heróis”. Esse projeto ocorreu em três momentos dos quais foram constituídos mediante aos acontecimentos que surgiam em cada encontro. A fundamentação teórica deste trabalho se deu em três temas: no primeiro, consideramos infância como experiência a partir dos estudos de Abramowicz, Levcovitz e Rodrigues (2009) e a criança como protagonista no processo de ensino aprendizagem e desenvolvimento motor quanto a importância do exercício da escuta, segundo Ewald, Martins e Mello (2020); no segundo, nos baseamos nos estudos da Wiggers (2003) sobre corpos e infâncias e ao uso do desenho no fazer pedagógico; e no terceiro, aprofundamos a discussão a partir da questão de gênero através das contribuições de Wiggers (2004), refletindo sobre os desenhos das meninas. Os caminhos percorridos a partir dessa experiência até a construção deste trabalho contribuíram para novas percepções de infâncias, corpo e as mudanças pelas quais estamos sujeitos a vivenciar por meio das experimentações.This project aims to report an experience working with children’s education. It’s the result of the researching process started at the Teaching Practice I (PPE I), a discipline available to the undergraduates of the Physical Education Institute at Federal Fluminense University (UFF), Niterói - RJ, in 2018. The project was held at the Geraldo Reis school, an institution associated with the university. There, we worked with students of different ages (3-5 years), but also with the access’s class (2 years old). We decided to make use of the “Super Heroes” theme. The theoretical foundation of this article was based on three main scientific contributions: Firstly, the studies of Abramowicz, Levcovitz, Rodrigues (2009) and their understanding of childhood as an experience. At the same time, we adopted the idea of a child as the protagonist of the teaching and learning process according to Ewald, Martins and Mello (2020). Likewise, we support our analysis as stated by Wiggers (2003) and her investigation of bodies, childhood and children’s drawings applied to a pedagogical practice. Finally, we further our reflection on gender studies throughout the contributions of Wiggers (2004) as well. Thus, this article offers news perceptions of the concept of childhood, bodies and consequent changes we all will experience during our lives.43 p.Correia, Adriana MartinsTerra, Dinah VasconcellosCopolillo, MarthaRodrigues, Iara Mirella de Souza2022-11-03T16:32:51Z2022-11-03T16:32:51Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfRODRIGUES, Iara Mirella de Souza. Corpos, infâncias e suas versões super-heróicas: uma experiência na disciplina Pesquisa e Prática de Ensino na Educação Infantil. 2022. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Instituto de Educação Física, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/26783http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-11-03T16:32:55Zoai:app.uff.br:1/26783Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:00:44.146569Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Corpos, infâncias e suas versões super-heróicas: uma experiência na disciplina Pesquisa e Prática de Ensino na Educação Infantil
title Corpos, infâncias e suas versões super-heróicas: uma experiência na disciplina Pesquisa e Prática de Ensino na Educação Infantil
spellingShingle Corpos, infâncias e suas versões super-heróicas: uma experiência na disciplina Pesquisa e Prática de Ensino na Educação Infantil
Rodrigues, Iara Mirella de Souza
Infâncias
Educação infantil
Educação física
Infância
Educação infantil
Educação física
Childhood
Children´s education
Physical education
title_short Corpos, infâncias e suas versões super-heróicas: uma experiência na disciplina Pesquisa e Prática de Ensino na Educação Infantil
title_full Corpos, infâncias e suas versões super-heróicas: uma experiência na disciplina Pesquisa e Prática de Ensino na Educação Infantil
title_fullStr Corpos, infâncias e suas versões super-heróicas: uma experiência na disciplina Pesquisa e Prática de Ensino na Educação Infantil
title_full_unstemmed Corpos, infâncias e suas versões super-heróicas: uma experiência na disciplina Pesquisa e Prática de Ensino na Educação Infantil
title_sort Corpos, infâncias e suas versões super-heróicas: uma experiência na disciplina Pesquisa e Prática de Ensino na Educação Infantil
author Rodrigues, Iara Mirella de Souza
author_facet Rodrigues, Iara Mirella de Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Correia, Adriana Martins
Terra, Dinah Vasconcellos
Copolillo, Martha
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Iara Mirella de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Infâncias
Educação infantil
Educação física
Infância
Educação infantil
Educação física
Childhood
Children´s education
Physical education
topic Infâncias
Educação infantil
Educação física
Infância
Educação infantil
Educação física
Childhood
Children´s education
Physical education
description Este trabalho tem por objetivo apresentar uma experiência na Educação Infantil desenvolvida na disciplina de Pesquisa e Prática de Ensino I (PPE I), ofertada pelo Instituto de Educação Física da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói - RJ, no ano de 2018. O projeto foi realizado no Colégio Universitário Geraldo Reis - Educação Infantil, uma instituição também vinculada à UFF, onde trabalha com grupos multietários, dividido por crianças de 3, 4 e 5 anos, com exceção da turma de acesso, composta por crianças de dois anos. As propostas descritas neste trabalho foram elaboradas dentro do tema “Super-heróis”. Esse projeto ocorreu em três momentos dos quais foram constituídos mediante aos acontecimentos que surgiam em cada encontro. A fundamentação teórica deste trabalho se deu em três temas: no primeiro, consideramos infância como experiência a partir dos estudos de Abramowicz, Levcovitz e Rodrigues (2009) e a criança como protagonista no processo de ensino aprendizagem e desenvolvimento motor quanto a importância do exercício da escuta, segundo Ewald, Martins e Mello (2020); no segundo, nos baseamos nos estudos da Wiggers (2003) sobre corpos e infâncias e ao uso do desenho no fazer pedagógico; e no terceiro, aprofundamos a discussão a partir da questão de gênero através das contribuições de Wiggers (2004), refletindo sobre os desenhos das meninas. Os caminhos percorridos a partir dessa experiência até a construção deste trabalho contribuíram para novas percepções de infâncias, corpo e as mudanças pelas quais estamos sujeitos a vivenciar por meio das experimentações.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-03T16:32:51Z
2022-11-03T16:32:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RODRIGUES, Iara Mirella de Souza. Corpos, infâncias e suas versões super-heróicas: uma experiência na disciplina Pesquisa e Prática de Ensino na Educação Infantil. 2022. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Instituto de Educação Física, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/26783
identifier_str_mv RODRIGUES, Iara Mirella de Souza. Corpos, infâncias e suas versões super-heróicas: uma experiência na disciplina Pesquisa e Prática de Ensino na Educação Infantil. 2022. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Instituto de Educação Física, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/26783
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823634506842112