O discurso docente sobre gênero e sexualidade na educação física nas escolas vinculadas ao Instituto de Educação Física da Universidade Federal Fluminense
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/34310 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi explorar como ocorre o discurso de docentes sobre gênero e sexualidade nas aulas de EFe das escolas vinculadas às disciplinas de Pesquisa e Prática de Ensino do Instituto de Educação Física da UFF e, consequentemente, examinar qual a percepção dos (as) entrevistados (as) sobre o papel dos (das) professores (as) de EFe sobre as temáticas referentes a gênero e sexualidade nos ambientes de ensino. Para alcançar esse objetivo foram utilizados três procedimentos: revisão da literatura, entrevista semiestruturada e observação participante. A análise das entrevistas e observações participantes foram feitas a partir da Análise de Conteúdo. O tratamento dos resultados mostrou que há uma falta de planejamento nas abordagens de gênero e sexualidade nas aulas de EFe. Essa falta de planejamento estaria atrelada principalmente a lacuna na formação inicial do grupo docente, a escassez de referencial teórico, e um apagamento desse tema diante das recentes políticas educacionais – influenciadas por grupos religiosos e conservadores. Dos (as) entrevistados (as) apenas um teve contato com as temáticas de gênero e sexualidade durante a formação inicial, e somente três docentes possuíam referencial teórico sobre o tema. Constatamos que apesar de a maioria do grupo docente entrevistado considerar relevante a presença dos temas de gênero e sexualidade nas aulas de EFe e nos cursos de graduação em EF, os (as) mesmos (as) ainda possuíam dificuldade em abordar esses temas de forma prática, efetiva e planejada durante as aulas de EFe. |
id |
UFF-2_3f03c0ee718a15015eba7ee32181c6e7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/34310 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
O discurso docente sobre gênero e sexualidade na educação física nas escolas vinculadas ao Instituto de Educação Física da Universidade Federal FluminenseEducação FísicaGêneroSexualidadeEscolaIdentidade de gêneroIdentidade sexualEnsino de educação físicaPhysical EducationGenderSexualitySchoolO objetivo deste estudo foi explorar como ocorre o discurso de docentes sobre gênero e sexualidade nas aulas de EFe das escolas vinculadas às disciplinas de Pesquisa e Prática de Ensino do Instituto de Educação Física da UFF e, consequentemente, examinar qual a percepção dos (as) entrevistados (as) sobre o papel dos (das) professores (as) de EFe sobre as temáticas referentes a gênero e sexualidade nos ambientes de ensino. Para alcançar esse objetivo foram utilizados três procedimentos: revisão da literatura, entrevista semiestruturada e observação participante. A análise das entrevistas e observações participantes foram feitas a partir da Análise de Conteúdo. O tratamento dos resultados mostrou que há uma falta de planejamento nas abordagens de gênero e sexualidade nas aulas de EFe. Essa falta de planejamento estaria atrelada principalmente a lacuna na formação inicial do grupo docente, a escassez de referencial teórico, e um apagamento desse tema diante das recentes políticas educacionais – influenciadas por grupos religiosos e conservadores. Dos (as) entrevistados (as) apenas um teve contato com as temáticas de gênero e sexualidade durante a formação inicial, e somente três docentes possuíam referencial teórico sobre o tema. Constatamos que apesar de a maioria do grupo docente entrevistado considerar relevante a presença dos temas de gênero e sexualidade nas aulas de EFe e nos cursos de graduação em EF, os (as) mesmos (as) ainda possuíam dificuldade em abordar esses temas de forma prática, efetiva e planejada durante as aulas de EFe.The objective of this study was to explore how teachers discourse on gender and sexuality occurs in Physical Education (PE) classes at schools linked to the disciplines of Research and Teaching Practice at the Institute of Physical Education of the UFF and, consequently, examine the perception of respondents on the role of PE teachers on issues related to gender and sexuality in teaching environments. To achieve this objective, three procedures were used: literature review, semi-structured interview and participation observation. The analysis of the interviews and participant observations were carried out using Content Analysis. The treatment of the results showed that there is a lack of planning in the approaches of gender and sexuality in the PE classes. This lack of planning would be mainly linked to the gap in the graduation of the teaching group, the scarcity of theoretical references, and the erasure of this theme in the face of recent education policies – influenced by religious and conservative groups. Of the interviewees, only one had contact with the themes of gender and sexuality during graduation, and only three teachers had a theoretical background on the subject. We found that although the majority of teachers interviewed considered the presence of gender and sexuality themes relevant in PE classes and in PE undergraduated courses, they still had difficulty in approaching these themes in a practical, effective and planned way during PE classes.65 p.Devide, Fabiano Prieshttp://lattes.cnpq.br/7221628863009963Brito, Leandro Teófilo dehttp://lattes.cnpq.br/9674382999196554Silva, Alan Camargohttp://lattes.cnpq.br/0220960603229593Pessanha, Luiz Eduardo Ribeiro2024-08-20T11:33:31Z2024-08-20T11:33:31Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfPESSANHA, Luiz Eduardo Ribeiro. O discurso docente sobre gênero e sexualidade na educação física nas escolas vinculadas ao Instituto de Educação Física da Universidade Federal Fluminense. 2022. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Instituto de Educação Física, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.https://app.uff.br/riuff/handle/1/34310http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-08-20T11:33:35Zoai:app.uff.br:1/34310Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-20T11:33:35Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O discurso docente sobre gênero e sexualidade na educação física nas escolas vinculadas ao Instituto de Educação Física da Universidade Federal Fluminense |
title |
O discurso docente sobre gênero e sexualidade na educação física nas escolas vinculadas ao Instituto de Educação Física da Universidade Federal Fluminense |
spellingShingle |
O discurso docente sobre gênero e sexualidade na educação física nas escolas vinculadas ao Instituto de Educação Física da Universidade Federal Fluminense Pessanha, Luiz Eduardo Ribeiro Educação Física Gênero Sexualidade Escola Identidade de gênero Identidade sexual Ensino de educação física Physical Education Gender Sexuality School |
title_short |
O discurso docente sobre gênero e sexualidade na educação física nas escolas vinculadas ao Instituto de Educação Física da Universidade Federal Fluminense |
title_full |
O discurso docente sobre gênero e sexualidade na educação física nas escolas vinculadas ao Instituto de Educação Física da Universidade Federal Fluminense |
title_fullStr |
O discurso docente sobre gênero e sexualidade na educação física nas escolas vinculadas ao Instituto de Educação Física da Universidade Federal Fluminense |
title_full_unstemmed |
O discurso docente sobre gênero e sexualidade na educação física nas escolas vinculadas ao Instituto de Educação Física da Universidade Federal Fluminense |
title_sort |
O discurso docente sobre gênero e sexualidade na educação física nas escolas vinculadas ao Instituto de Educação Física da Universidade Federal Fluminense |
author |
Pessanha, Luiz Eduardo Ribeiro |
author_facet |
Pessanha, Luiz Eduardo Ribeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Devide, Fabiano Pries http://lattes.cnpq.br/7221628863009963 Brito, Leandro Teófilo de http://lattes.cnpq.br/9674382999196554 Silva, Alan Camargo http://lattes.cnpq.br/0220960603229593 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pessanha, Luiz Eduardo Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física Gênero Sexualidade Escola Identidade de gênero Identidade sexual Ensino de educação física Physical Education Gender Sexuality School |
topic |
Educação Física Gênero Sexualidade Escola Identidade de gênero Identidade sexual Ensino de educação física Physical Education Gender Sexuality School |
description |
O objetivo deste estudo foi explorar como ocorre o discurso de docentes sobre gênero e sexualidade nas aulas de EFe das escolas vinculadas às disciplinas de Pesquisa e Prática de Ensino do Instituto de Educação Física da UFF e, consequentemente, examinar qual a percepção dos (as) entrevistados (as) sobre o papel dos (das) professores (as) de EFe sobre as temáticas referentes a gênero e sexualidade nos ambientes de ensino. Para alcançar esse objetivo foram utilizados três procedimentos: revisão da literatura, entrevista semiestruturada e observação participante. A análise das entrevistas e observações participantes foram feitas a partir da Análise de Conteúdo. O tratamento dos resultados mostrou que há uma falta de planejamento nas abordagens de gênero e sexualidade nas aulas de EFe. Essa falta de planejamento estaria atrelada principalmente a lacuna na formação inicial do grupo docente, a escassez de referencial teórico, e um apagamento desse tema diante das recentes políticas educacionais – influenciadas por grupos religiosos e conservadores. Dos (as) entrevistados (as) apenas um teve contato com as temáticas de gênero e sexualidade durante a formação inicial, e somente três docentes possuíam referencial teórico sobre o tema. Constatamos que apesar de a maioria do grupo docente entrevistado considerar relevante a presença dos temas de gênero e sexualidade nas aulas de EFe e nos cursos de graduação em EF, os (as) mesmos (as) ainda possuíam dificuldade em abordar esses temas de forma prática, efetiva e planejada durante as aulas de EFe. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-08-20T11:33:31Z 2024-08-20T11:33:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PESSANHA, Luiz Eduardo Ribeiro. O discurso docente sobre gênero e sexualidade na educação física nas escolas vinculadas ao Instituto de Educação Física da Universidade Federal Fluminense. 2022. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Instituto de Educação Física, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022. https://app.uff.br/riuff/handle/1/34310 |
identifier_str_mv |
PESSANHA, Luiz Eduardo Ribeiro. O discurso docente sobre gênero e sexualidade na educação física nas escolas vinculadas ao Instituto de Educação Física da Universidade Federal Fluminense. 2022. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Instituto de Educação Física, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022. |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/34310 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823550974132224 |