O processo interacional em material didático para EJA na modalidade de educação a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rego, Maria Filomena Correia do
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/10344
Resumo: O objetivo deste trabalho é elencar os recursos linguísticos que caracterizam as marcas de interlocução empregadas pelo professor autor da aula, para conduzir o processo de aprendizagem em aulas de Educação a Distância (EaD) de disciplinas de diferentes áreas do conhecimento de um curso de ensino médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A análise se deteve no material didático impresso. Este estudo se apoia nos conceitos de aprendizagem como prática social mediada pela linguagem (VYGOTSKY, 1986); de alteridade e dialogismo (BAKHTIN, 2000, 2011) e no referencial teórico da Semiolinguística (CHARAUDEAU, 2009), em especial os conceitos de situação comunicativa, de sujeito e de modos de organização do discurso. O estudo aponta para uma correspondência entre os atos de linguagem presentes no material analisado e os atos de linguagem comuns ao gênero aula, incluindo os elementos de oralidade. Considera-se tal comportamento evidência de uma estratégia de aproximação entre os interlocutores do ato comunicativo que simula a presença física do professor na cena discursiva. Tal aproximação faz-se necessária para promover a interação e, assim, conduzir o processo de ensino e aprendizagem
id UFF-2_3f87695389c42f12466cdac1f47646ea
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/10344
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling O processo interacional em material didático para EJA na modalidade de educação a distânciaAula de EaDEJAInteraçãoMaterial didático impressoEnsino à distânciaEducação de adultosInteração professor-alunoMaterial didáticoDistance educationYouth and adult learning (EJA)InteractionPrinted educational material.O objetivo deste trabalho é elencar os recursos linguísticos que caracterizam as marcas de interlocução empregadas pelo professor autor da aula, para conduzir o processo de aprendizagem em aulas de Educação a Distância (EaD) de disciplinas de diferentes áreas do conhecimento de um curso de ensino médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A análise se deteve no material didático impresso. Este estudo se apoia nos conceitos de aprendizagem como prática social mediada pela linguagem (VYGOTSKY, 1986); de alteridade e dialogismo (BAKHTIN, 2000, 2011) e no referencial teórico da Semiolinguística (CHARAUDEAU, 2009), em especial os conceitos de situação comunicativa, de sujeito e de modos de organização do discurso. O estudo aponta para uma correspondência entre os atos de linguagem presentes no material analisado e os atos de linguagem comuns ao gênero aula, incluindo os elementos de oralidade. Considera-se tal comportamento evidência de uma estratégia de aproximação entre os interlocutores do ato comunicativo que simula a presença física do professor na cena discursiva. Tal aproximação faz-se necessária para promover a interação e, assim, conduzir o processo de ensino e aprendizagemThe aim of this work is to identify the linguistic features that characterize the marks of dialogue employed by the teacher to drive the learning process in lessons of different subjects in a distance education course for youths and adults (EJA). The analysis focused on the printed course material. The study is based on the concepts of learning as social practice mediated by language (VYGOTSKY, 1986); of otherness and dialogism (BAKHTIN, 2000, 2011) and on the theoretical framework of Semiolinguistics (CHARAUDEAU, 2009), especially on the concepts of communicative situation, of subject and of modes of discourse organization. The study pointed to a correlation between the speech acts in the analyzed material and the speech acts common to the genre class, including the elements of speech. This is considered evidence of a strategy to bring together the interlocutors of the communicative act, simulating the physical presence of the teacher in the discursive scene. Such an approach is necessary to promote interaction and thus lead the process of teaching and learning116 f.Feres, Beatriz dos SantosSilva, Humberto Soares daTrouche, Lygia Maria GonçalvesRego, Maria Filomena Correia do2019-07-08T16:09:19Z2019-07-08T16:09:19Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/10344openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-01-19T12:45:05Zoai:app.uff.br:1/10344Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:52:31.925566Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O processo interacional em material didático para EJA na modalidade de educação a distância
title O processo interacional em material didático para EJA na modalidade de educação a distância
spellingShingle O processo interacional em material didático para EJA na modalidade de educação a distância
Rego, Maria Filomena Correia do
Aula de EaD
EJA
Interação
Material didático impresso
Ensino à distância
Educação de adultos
Interação professor-aluno
Material didático
Distance education
Youth and adult learning (EJA)
Interaction
Printed educational material.
title_short O processo interacional em material didático para EJA na modalidade de educação a distância
title_full O processo interacional em material didático para EJA na modalidade de educação a distância
title_fullStr O processo interacional em material didático para EJA na modalidade de educação a distância
title_full_unstemmed O processo interacional em material didático para EJA na modalidade de educação a distância
title_sort O processo interacional em material didático para EJA na modalidade de educação a distância
author Rego, Maria Filomena Correia do
author_facet Rego, Maria Filomena Correia do
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Feres, Beatriz dos Santos
Silva, Humberto Soares da
Trouche, Lygia Maria Gonçalves
dc.contributor.author.fl_str_mv Rego, Maria Filomena Correia do
dc.subject.por.fl_str_mv Aula de EaD
EJA
Interação
Material didático impresso
Ensino à distância
Educação de adultos
Interação professor-aluno
Material didático
Distance education
Youth and adult learning (EJA)
Interaction
Printed educational material.
topic Aula de EaD
EJA
Interação
Material didático impresso
Ensino à distância
Educação de adultos
Interação professor-aluno
Material didático
Distance education
Youth and adult learning (EJA)
Interaction
Printed educational material.
description O objetivo deste trabalho é elencar os recursos linguísticos que caracterizam as marcas de interlocução empregadas pelo professor autor da aula, para conduzir o processo de aprendizagem em aulas de Educação a Distância (EaD) de disciplinas de diferentes áreas do conhecimento de um curso de ensino médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A análise se deteve no material didático impresso. Este estudo se apoia nos conceitos de aprendizagem como prática social mediada pela linguagem (VYGOTSKY, 1986); de alteridade e dialogismo (BAKHTIN, 2000, 2011) e no referencial teórico da Semiolinguística (CHARAUDEAU, 2009), em especial os conceitos de situação comunicativa, de sujeito e de modos de organização do discurso. O estudo aponta para uma correspondência entre os atos de linguagem presentes no material analisado e os atos de linguagem comuns ao gênero aula, incluindo os elementos de oralidade. Considera-se tal comportamento evidência de uma estratégia de aproximação entre os interlocutores do ato comunicativo que simula a presença física do professor na cena discursiva. Tal aproximação faz-se necessária para promover a interação e, assim, conduzir o processo de ensino e aprendizagem
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2019-07-08T16:09:19Z
2019-07-08T16:09:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/10344
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/10344
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823595085627392