O processo interacional em material didático para EJA na modalidade de educação a distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/10344 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é elencar os recursos linguísticos que caracterizam as marcas de interlocução empregadas pelo professor autor da aula, para conduzir o processo de aprendizagem em aulas de Educação a Distância (EaD) de disciplinas de diferentes áreas do conhecimento de um curso de ensino médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A análise se deteve no material didático impresso. Este estudo se apoia nos conceitos de aprendizagem como prática social mediada pela linguagem (VYGOTSKY, 1986); de alteridade e dialogismo (BAKHTIN, 2000, 2011) e no referencial teórico da Semiolinguística (CHARAUDEAU, 2009), em especial os conceitos de situação comunicativa, de sujeito e de modos de organização do discurso. O estudo aponta para uma correspondência entre os atos de linguagem presentes no material analisado e os atos de linguagem comuns ao gênero aula, incluindo os elementos de oralidade. Considera-se tal comportamento evidência de uma estratégia de aproximação entre os interlocutores do ato comunicativo que simula a presença física do professor na cena discursiva. Tal aproximação faz-se necessária para promover a interação e, assim, conduzir o processo de ensino e aprendizagem |
id |
UFF-2_3f87695389c42f12466cdac1f47646ea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/10344 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
O processo interacional em material didático para EJA na modalidade de educação a distânciaAula de EaDEJAInteraçãoMaterial didático impressoEnsino à distânciaEducação de adultosInteração professor-alunoMaterial didáticoDistance educationYouth and adult learning (EJA)InteractionPrinted educational material.O objetivo deste trabalho é elencar os recursos linguísticos que caracterizam as marcas de interlocução empregadas pelo professor autor da aula, para conduzir o processo de aprendizagem em aulas de Educação a Distância (EaD) de disciplinas de diferentes áreas do conhecimento de um curso de ensino médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A análise se deteve no material didático impresso. Este estudo se apoia nos conceitos de aprendizagem como prática social mediada pela linguagem (VYGOTSKY, 1986); de alteridade e dialogismo (BAKHTIN, 2000, 2011) e no referencial teórico da Semiolinguística (CHARAUDEAU, 2009), em especial os conceitos de situação comunicativa, de sujeito e de modos de organização do discurso. O estudo aponta para uma correspondência entre os atos de linguagem presentes no material analisado e os atos de linguagem comuns ao gênero aula, incluindo os elementos de oralidade. Considera-se tal comportamento evidência de uma estratégia de aproximação entre os interlocutores do ato comunicativo que simula a presença física do professor na cena discursiva. Tal aproximação faz-se necessária para promover a interação e, assim, conduzir o processo de ensino e aprendizagemThe aim of this work is to identify the linguistic features that characterize the marks of dialogue employed by the teacher to drive the learning process in lessons of different subjects in a distance education course for youths and adults (EJA). The analysis focused on the printed course material. The study is based on the concepts of learning as social practice mediated by language (VYGOTSKY, 1986); of otherness and dialogism (BAKHTIN, 2000, 2011) and on the theoretical framework of Semiolinguistics (CHARAUDEAU, 2009), especially on the concepts of communicative situation, of subject and of modes of discourse organization. The study pointed to a correlation between the speech acts in the analyzed material and the speech acts common to the genre class, including the elements of speech. This is considered evidence of a strategy to bring together the interlocutors of the communicative act, simulating the physical presence of the teacher in the discursive scene. Such an approach is necessary to promote interaction and thus lead the process of teaching and learning116 f.Feres, Beatriz dos SantosSilva, Humberto Soares daTrouche, Lygia Maria GonçalvesRego, Maria Filomena Correia do2019-07-08T16:09:19Z2019-07-08T16:09:19Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/10344openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-01-19T12:45:05Zoai:app.uff.br:1/10344Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:52:31.925566Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O processo interacional em material didático para EJA na modalidade de educação a distância |
title |
O processo interacional em material didático para EJA na modalidade de educação a distância |
spellingShingle |
O processo interacional em material didático para EJA na modalidade de educação a distância Rego, Maria Filomena Correia do Aula de EaD EJA Interação Material didático impresso Ensino à distância Educação de adultos Interação professor-aluno Material didático Distance education Youth and adult learning (EJA) Interaction Printed educational material. |
title_short |
O processo interacional em material didático para EJA na modalidade de educação a distância |
title_full |
O processo interacional em material didático para EJA na modalidade de educação a distância |
title_fullStr |
O processo interacional em material didático para EJA na modalidade de educação a distância |
title_full_unstemmed |
O processo interacional em material didático para EJA na modalidade de educação a distância |
title_sort |
O processo interacional em material didático para EJA na modalidade de educação a distância |
author |
Rego, Maria Filomena Correia do |
author_facet |
Rego, Maria Filomena Correia do |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Feres, Beatriz dos Santos Silva, Humberto Soares da Trouche, Lygia Maria Gonçalves |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rego, Maria Filomena Correia do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aula de EaD EJA Interação Material didático impresso Ensino à distância Educação de adultos Interação professor-aluno Material didático Distance education Youth and adult learning (EJA) Interaction Printed educational material. |
topic |
Aula de EaD EJA Interação Material didático impresso Ensino à distância Educação de adultos Interação professor-aluno Material didático Distance education Youth and adult learning (EJA) Interaction Printed educational material. |
description |
O objetivo deste trabalho é elencar os recursos linguísticos que caracterizam as marcas de interlocução empregadas pelo professor autor da aula, para conduzir o processo de aprendizagem em aulas de Educação a Distância (EaD) de disciplinas de diferentes áreas do conhecimento de um curso de ensino médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A análise se deteve no material didático impresso. Este estudo se apoia nos conceitos de aprendizagem como prática social mediada pela linguagem (VYGOTSKY, 1986); de alteridade e dialogismo (BAKHTIN, 2000, 2011) e no referencial teórico da Semiolinguística (CHARAUDEAU, 2009), em especial os conceitos de situação comunicativa, de sujeito e de modos de organização do discurso. O estudo aponta para uma correspondência entre os atos de linguagem presentes no material analisado e os atos de linguagem comuns ao gênero aula, incluindo os elementos de oralidade. Considera-se tal comportamento evidência de uma estratégia de aproximação entre os interlocutores do ato comunicativo que simula a presença física do professor na cena discursiva. Tal aproximação faz-se necessária para promover a interação e, assim, conduzir o processo de ensino e aprendizagem |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2019-07-08T16:09:19Z 2019-07-08T16:09:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/10344 |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/10344 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823595085627392 |