Educação ambiental em uma escola integral do município de Angra dos Reis: as práticas e desafios de uma educadora ambiental
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/2052 |
Resumo: | Esta pesquisa tem por objetivo analisar o modo como a educação ambiental vem sendo tratada em uma escola de tempo integral do município de Angra dos Reis, discutindo sua importância e procurando entender as práticas e desafios. Utiliza como referenciais teóricos autores da “educação ambiental crítica” (LOUREIRO (2009), GOLDENBERG (2004), SAUVÉ (1992) além de leis, decretos e documentos eletrônicos elaborados pelos seguintes órgãos: Ministério da Educação, Coordenação Geral de Educação Ambiental: Ministério do Meio Ambiente Departamento de Educação Ambiental. Estes textos permitiram entender e analisar os caminhos que a educação ambiental deve executar dentro da escola. Enfoco, também, as diferentes concepções sobre o ambiente na educação ambiental e suas influências na relação homem-ambiente. A metodologia da pesquisa é qualitativa e a coleta de dados incluiu: observação de aulas e entrevista semi-estruturada com um profissional destinado a trabalhar com educação ambiental respondeu. Com relação à concepção de meio ambiente que a professora possui está claro no planejamento a preocupação com duas dimensões da educação ambiental, a social e a ecológica. Acreditamos que suas experiências formação acadêmica em ciências biológicas, sua trajetória de militância nos movimento ambientalista e sua vivencia familiar de cuidado com a natureza, levam á produção de uma educação ambiental que oscila entre o social e o ecológico, as quais estão claras em seus planejamentos. Apesar disso, existem condições levantas pela professora que constituem desafios a serem superados em busca de uma educação ambiental crítica: A escola ainda trata a educação ambiental como uma disciplina; Não há recursos materiais para dinâmicas diferentes das práticas tradicionais de ensino; A educação ambiental ainda aparece vinculada ao ensino de ciências. Por fim, concluo que a educação ambiental ainda não é tratada no ambiente escolar de forma transversal e é preciso repensar a estrutura escolar para alcançar esse status para a educação ambiental |
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Educação ambiental em uma escola integral do município de Angra dos Reis: as práticas e desafios de uma educadora ambientalEducação ambientalPrática dos professoresVisõesConcepções de meio ambientePedagogiaEducação ambientalEnvironmental educationTeacher practiceVisionsConceptions of the environmentEsta pesquisa tem por objetivo analisar o modo como a educação ambiental vem sendo tratada em uma escola de tempo integral do município de Angra dos Reis, discutindo sua importância e procurando entender as práticas e desafios. Utiliza como referenciais teóricos autores da “educação ambiental crítica” (LOUREIRO (2009), GOLDENBERG (2004), SAUVÉ (1992) além de leis, decretos e documentos eletrônicos elaborados pelos seguintes órgãos: Ministério da Educação, Coordenação Geral de Educação Ambiental: Ministério do Meio Ambiente Departamento de Educação Ambiental. Estes textos permitiram entender e analisar os caminhos que a educação ambiental deve executar dentro da escola. Enfoco, também, as diferentes concepções sobre o ambiente na educação ambiental e suas influências na relação homem-ambiente. A metodologia da pesquisa é qualitativa e a coleta de dados incluiu: observação de aulas e entrevista semi-estruturada com um profissional destinado a trabalhar com educação ambiental respondeu. Com relação à concepção de meio ambiente que a professora possui está claro no planejamento a preocupação com duas dimensões da educação ambiental, a social e a ecológica. Acreditamos que suas experiências formação acadêmica em ciências biológicas, sua trajetória de militância nos movimento ambientalista e sua vivencia familiar de cuidado com a natureza, levam á produção de uma educação ambiental que oscila entre o social e o ecológico, as quais estão claras em seus planejamentos. Apesar disso, existem condições levantas pela professora que constituem desafios a serem superados em busca de uma educação ambiental crítica: A escola ainda trata a educação ambiental como uma disciplina; Não há recursos materiais para dinâmicas diferentes das práticas tradicionais de ensino; A educação ambiental ainda aparece vinculada ao ensino de ciências. Por fim, concluo que a educação ambiental ainda não é tratada no ambiente escolar de forma transversal e é preciso repensar a estrutura escolar para alcançar esse status para a educação ambientalThis research aims to analyze how environmental education is being treated in a school full-time in the municipality of Angra dos Reis, discussing their importance and seeking to understand the practices and challenges. Used as theoretical frameworks authors of "critical environmental education" (Loureiro (2009), Goldenberg (2004), SAUVÉ (1992) in addition to laws, decrees and electronic documents prepared by the following agencies: Ministry of Education, General Coordination of Environmental Education: Ministry environment Department environmental education. These texts allowed analyse the ways that environmental education must perform within the school. I focus on, well, different conceptions of the environment in environmental education and its influence on the relationship between man and environment. The methodology research is qualitative and data collection included: classroom observation and semi-structured interview with an environmental educator. About the concept of environment present in teacher planning we identified the social dimension and the ecological dimension. These views probably results from three experiences: academic background in biology, activism in the environmental movement and experiences in nature with her family. Although these view, her practice is more focused on biological aspects than social aspects. Nevertheless there are conditions that constitute challenges by teacher practices focus on critical environmental education: The school still treats environmental education as a discipline; there are no material resources to different dynamics of traditional teaching practices; Environmental education also appears linked to science education. Finally, I conclude that environmental education is still not treated across the school environment. Thus, it is necessary to rethink the school structure to achieve this status for environmental educationAngra dos ReisPinhão, FrancineBenácchio, Rosilda NascimentoTibau, AndersonCunha, Marise Paulina da Silva Alves2016-07-29T18:01:25Z2016-07-29T18:01:25Z2016-07-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/2052Aluno de graduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-09T22:21:16Zoai:app.uff.br:1/2052Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-09-09T22:21:16Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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