Revisitando a participação no projeto político pedagógico e gestão pedagógica em duas escolas de educação infantil em Santo Antônio de Pádua

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Alexsandra dos Santos
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Barcelos, João Marcos Alves, Machado, Sarah Victória Cardoso
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/35714
Resumo: O Projeto desenvolvido abordou a importância e a intervenções de dois estudantes (de diferentes licenciaturas) em relação a re(visão)do Projeto Político-Pedagógico (PPP) em duas escolas de educação infantil no município de Santo Antônio de Pádua. Na metodologia o projeto assumiu diferentes etapas: a) estudo da arte sobre o tema, b) imersão na escola c) construção de diário de bordo, d) re(visão) documento nas escolas e) intervenção na construção de uma nova versão, contemplado aspectos de uma pesquisa-ação. A intervenção visou resgatar aspectos da participação na reestruturação do PPP das escolas atendendo aos princípios da gestão democrática conforme autores como autores como Veiga (2013), Gadotti (1994) e Padilha (2001). As análises incorporaram aspectos do método fenomenológico de pesquisa, conforme apontamentos de Oliveira (2020), evidenciando experiência, escuta e diálogo dos bolsistas como um princípio formativo na docência.
id UFF-2_41f9f3db92de2d6559a7a16a390da458
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/35714
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Revisitando a participação no projeto político pedagógico e gestão pedagógica em duas escolas de educação infantil em Santo Antônio de PáduaEducação InfantilProjeto pedagógicoO Projeto desenvolvido abordou a importância e a intervenções de dois estudantes (de diferentes licenciaturas) em relação a re(visão)do Projeto Político-Pedagógico (PPP) em duas escolas de educação infantil no município de Santo Antônio de Pádua. Na metodologia o projeto assumiu diferentes etapas: a) estudo da arte sobre o tema, b) imersão na escola c) construção de diário de bordo, d) re(visão) documento nas escolas e) intervenção na construção de uma nova versão, contemplado aspectos de uma pesquisa-ação. A intervenção visou resgatar aspectos da participação na reestruturação do PPP das escolas atendendo aos princípios da gestão democrática conforme autores como autores como Veiga (2013), Gadotti (1994) e Padilha (2001). As análises incorporaram aspectos do método fenomenológico de pesquisa, conforme apontamentos de Oliveira (2020), evidenciando experiência, escuta e diálogo dos bolsistas como um princípio formativo na docência.2024-12-09T13:39:38Z2024-12-09T13:39:38Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/other8 p.application/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/35714CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Alexsandra dos SantosBarcelos, João Marcos AlvesMachado, Sarah Victória Cardosoporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-12-09T13:39:43Zoai:app.uff.br:1/35714Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-12-09T13:39:43Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Revisitando a participação no projeto político pedagógico e gestão pedagógica em duas escolas de educação infantil em Santo Antônio de Pádua
title Revisitando a participação no projeto político pedagógico e gestão pedagógica em duas escolas de educação infantil em Santo Antônio de Pádua
spellingShingle Revisitando a participação no projeto político pedagógico e gestão pedagógica em duas escolas de educação infantil em Santo Antônio de Pádua
Oliveira, Alexsandra dos Santos
Educação Infantil
Projeto pedagógico
title_short Revisitando a participação no projeto político pedagógico e gestão pedagógica em duas escolas de educação infantil em Santo Antônio de Pádua
title_full Revisitando a participação no projeto político pedagógico e gestão pedagógica em duas escolas de educação infantil em Santo Antônio de Pádua
title_fullStr Revisitando a participação no projeto político pedagógico e gestão pedagógica em duas escolas de educação infantil em Santo Antônio de Pádua
title_full_unstemmed Revisitando a participação no projeto político pedagógico e gestão pedagógica em duas escolas de educação infantil em Santo Antônio de Pádua
title_sort Revisitando a participação no projeto político pedagógico e gestão pedagógica em duas escolas de educação infantil em Santo Antônio de Pádua
author Oliveira, Alexsandra dos Santos
author_facet Oliveira, Alexsandra dos Santos
Barcelos, João Marcos Alves
Machado, Sarah Victória Cardoso
author_role author
author2 Barcelos, João Marcos Alves
Machado, Sarah Victória Cardoso
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Alexsandra dos Santos
Barcelos, João Marcos Alves
Machado, Sarah Victória Cardoso
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil
Projeto pedagógico
topic Educação Infantil
Projeto pedagógico
description O Projeto desenvolvido abordou a importância e a intervenções de dois estudantes (de diferentes licenciaturas) em relação a re(visão)do Projeto Político-Pedagógico (PPP) em duas escolas de educação infantil no município de Santo Antônio de Pádua. Na metodologia o projeto assumiu diferentes etapas: a) estudo da arte sobre o tema, b) imersão na escola c) construção de diário de bordo, d) re(visão) documento nas escolas e) intervenção na construção de uma nova versão, contemplado aspectos de uma pesquisa-ação. A intervenção visou resgatar aspectos da participação na reestruturação do PPP das escolas atendendo aos princípios da gestão democrática conforme autores como autores como Veiga (2013), Gadotti (1994) e Padilha (2001). As análises incorporaram aspectos do método fenomenológico de pesquisa, conforme apontamentos de Oliveira (2020), evidenciando experiência, escuta e diálogo dos bolsistas como um princípio formativo na docência.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2024-12-09T13:39:38Z
2024-12-09T13:39:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/35714
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/35714
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 8 p.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1819053600419086336