Revisitando a participação no projeto político pedagógico e gestão pedagógica em duas escolas de educação infantil em Santo Antônio de Pádua
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/35714 |
Resumo: | O Projeto desenvolvido abordou a importância e a intervenções de dois estudantes (de diferentes licenciaturas) em relação a re(visão)do Projeto Político-Pedagógico (PPP) em duas escolas de educação infantil no município de Santo Antônio de Pádua. Na metodologia o projeto assumiu diferentes etapas: a) estudo da arte sobre o tema, b) imersão na escola c) construção de diário de bordo, d) re(visão) documento nas escolas e) intervenção na construção de uma nova versão, contemplado aspectos de uma pesquisa-ação. A intervenção visou resgatar aspectos da participação na reestruturação do PPP das escolas atendendo aos princípios da gestão democrática conforme autores como autores como Veiga (2013), Gadotti (1994) e Padilha (2001). As análises incorporaram aspectos do método fenomenológico de pesquisa, conforme apontamentos de Oliveira (2020), evidenciando experiência, escuta e diálogo dos bolsistas como um princípio formativo na docência. |
id |
UFF-2_41f9f3db92de2d6559a7a16a390da458 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/35714 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Revisitando a participação no projeto político pedagógico e gestão pedagógica em duas escolas de educação infantil em Santo Antônio de PáduaEducação InfantilProjeto pedagógicoO Projeto desenvolvido abordou a importância e a intervenções de dois estudantes (de diferentes licenciaturas) em relação a re(visão)do Projeto Político-Pedagógico (PPP) em duas escolas de educação infantil no município de Santo Antônio de Pádua. Na metodologia o projeto assumiu diferentes etapas: a) estudo da arte sobre o tema, b) imersão na escola c) construção de diário de bordo, d) re(visão) documento nas escolas e) intervenção na construção de uma nova versão, contemplado aspectos de uma pesquisa-ação. A intervenção visou resgatar aspectos da participação na reestruturação do PPP das escolas atendendo aos princípios da gestão democrática conforme autores como autores como Veiga (2013), Gadotti (1994) e Padilha (2001). As análises incorporaram aspectos do método fenomenológico de pesquisa, conforme apontamentos de Oliveira (2020), evidenciando experiência, escuta e diálogo dos bolsistas como um princípio formativo na docência.2024-12-09T13:39:38Z2024-12-09T13:39:38Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/other8 p.application/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/35714CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Alexsandra dos SantosBarcelos, João Marcos AlvesMachado, Sarah Victória Cardosoporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-12-09T13:39:43Zoai:app.uff.br:1/35714Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-12-09T13:39:43Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Revisitando a participação no projeto político pedagógico e gestão pedagógica em duas escolas de educação infantil em Santo Antônio de Pádua |
title |
Revisitando a participação no projeto político pedagógico e gestão pedagógica em duas escolas de educação infantil em Santo Antônio de Pádua |
spellingShingle |
Revisitando a participação no projeto político pedagógico e gestão pedagógica em duas escolas de educação infantil em Santo Antônio de Pádua Oliveira, Alexsandra dos Santos Educação Infantil Projeto pedagógico |
title_short |
Revisitando a participação no projeto político pedagógico e gestão pedagógica em duas escolas de educação infantil em Santo Antônio de Pádua |
title_full |
Revisitando a participação no projeto político pedagógico e gestão pedagógica em duas escolas de educação infantil em Santo Antônio de Pádua |
title_fullStr |
Revisitando a participação no projeto político pedagógico e gestão pedagógica em duas escolas de educação infantil em Santo Antônio de Pádua |
title_full_unstemmed |
Revisitando a participação no projeto político pedagógico e gestão pedagógica em duas escolas de educação infantil em Santo Antônio de Pádua |
title_sort |
Revisitando a participação no projeto político pedagógico e gestão pedagógica em duas escolas de educação infantil em Santo Antônio de Pádua |
author |
Oliveira, Alexsandra dos Santos |
author_facet |
Oliveira, Alexsandra dos Santos Barcelos, João Marcos Alves Machado, Sarah Victória Cardoso |
author_role |
author |
author2 |
Barcelos, João Marcos Alves Machado, Sarah Victória Cardoso |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Alexsandra dos Santos Barcelos, João Marcos Alves Machado, Sarah Victória Cardoso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Infantil Projeto pedagógico |
topic |
Educação Infantil Projeto pedagógico |
description |
O Projeto desenvolvido abordou a importância e a intervenções de dois estudantes (de diferentes licenciaturas) em relação a re(visão)do Projeto Político-Pedagógico (PPP) em duas escolas de educação infantil no município de Santo Antônio de Pádua. Na metodologia o projeto assumiu diferentes etapas: a) estudo da arte sobre o tema, b) imersão na escola c) construção de diário de bordo, d) re(visão) documento nas escolas e) intervenção na construção de uma nova versão, contemplado aspectos de uma pesquisa-ação. A intervenção visou resgatar aspectos da participação na reestruturação do PPP das escolas atendendo aos princípios da gestão democrática conforme autores como autores como Veiga (2013), Gadotti (1994) e Padilha (2001). As análises incorporaram aspectos do método fenomenológico de pesquisa, conforme apontamentos de Oliveira (2020), evidenciando experiência, escuta e diálogo dos bolsistas como um princípio formativo na docência. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 2024-12-09T13:39:38Z 2024-12-09T13:39:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/other |
format |
other |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/35714 |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/35714 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
8 p. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1819053600419086336 |