Aplicação da metodologia peer instruction em salas de aula da rede pública estadual do Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wanis, Rogério
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4689
Resumo: O peer instruction é uma metodologia centrada no aluno, voltada para a compreensão dos conceitos de uma dada disciplina. Nela, alunos devem, após uma breve exposição sobre um tópico da disciplina, responder a questões conceituais de múltipla escolha, chamadas conceptests, individualmente após um minuto ou dois para reflexão sobre a resposta correta. Dependendo do número de respostas corretas dadas em um primeiro levantamento das respostas escolhidas pelos estudantes, pode haver um momento de dois a três minutos onde os estudantes procuram colegas com respostas diferentes das suas, explicam o raciocínio seguido e tentam chegar a um consenso sobre a resposta correta. Após estas sessões de debate, o professor procede a um levantamento das novas respostas, e discute a resposta correta com os estudantes. Neste trabalho, descrevemos a experiência de aplicação da metodologia de ensino descrita acima a duas turmas de 1º ano do ensino médio do Colégio Estadual Dr. Antônio Fernandes, no município de Miguel Pereira, RJ ao longo do ano de 2014, cobrindo a ementa de Cinemática e Mecânica. Analisamos os resultados de desempenho dos estudantes ao responder aos conceptests, e verificamos os efeitos da metodologia sobre o engajamento dos estudantes sobre o processo de aprendizagem e sobre o interesse no estudo da disciplina de Física
id UFF-2_4304376be5a5aa4b1bfe2c1e5322882d
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/4689
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Aplicação da metodologia peer instruction em salas de aula da rede pública estadual do Rio de JaneiroEnsino de físicaEnsino médioMétodos de ensino centrados no alunoPeer instructionEnsino de físicaEnsino médioMétodo de ensinoPhysics teachingHigh school educationLearning methodologies student-centeredPeer instructionO peer instruction é uma metodologia centrada no aluno, voltada para a compreensão dos conceitos de uma dada disciplina. Nela, alunos devem, após uma breve exposição sobre um tópico da disciplina, responder a questões conceituais de múltipla escolha, chamadas conceptests, individualmente após um minuto ou dois para reflexão sobre a resposta correta. Dependendo do número de respostas corretas dadas em um primeiro levantamento das respostas escolhidas pelos estudantes, pode haver um momento de dois a três minutos onde os estudantes procuram colegas com respostas diferentes das suas, explicam o raciocínio seguido e tentam chegar a um consenso sobre a resposta correta. Após estas sessões de debate, o professor procede a um levantamento das novas respostas, e discute a resposta correta com os estudantes. Neste trabalho, descrevemos a experiência de aplicação da metodologia de ensino descrita acima a duas turmas de 1º ano do ensino médio do Colégio Estadual Dr. Antônio Fernandes, no município de Miguel Pereira, RJ ao longo do ano de 2014, cobrindo a ementa de Cinemática e Mecânica. Analisamos os resultados de desempenho dos estudantes ao responder aos conceptests, e verificamos os efeitos da metodologia sobre o engajamento dos estudantes sobre o processo de aprendizagem e sobre o interesse no estudo da disciplina de FísicaCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorPeer instruction is a student-centered teaching method, focused on the conceptual understanding of a discipline. Within its framework, after watching a mini-class on a given topic, students must answer multiple choice conceptual questions (dubbed conceptests) individually, after one or two minutes of reflection. Depending on the number of correct answers given to the question in a first instance, students must find a peer who has chosen a different answer, and debate with them explaining the reasoning followed for arriving at the answer of choice, with two or three minutes for that. The peers should, if possible, try to reach a consensus on what the correct answer would be. After these debate sessions, the teacher proceeds to a second round of answers, and then discusses the correct answer with the students. In our work, we present a report on the application of this teaching method to two first-year high school classes from Colégio Estadual Dr. Antônio Fernandes, in Miguel Pereira county, which is part of the educational network of the state of Rio de Janeiro. The work was conducted along the year 2014, and the syllabus was Kinematics and Mechanics. We analyse the performance of students in answering the conceptests, and we investigate the effects of applying the method on student engagement in the learning process, as well as on their interest in the study of PhysicsAlves, Marcos VeríssimoSales, Nilva Lúcia LombardiEspíndola, AquinoAuler, Luiz TelmoWanis, Rogério2017-09-27T18:49:05Z2017-09-27T18:49:05Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/4689Aluno de MestradoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-17T20:08:43Zoai:app.uff.br:1/4689Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:59:45.329978Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Aplicação da metodologia peer instruction em salas de aula da rede pública estadual do Rio de Janeiro
title Aplicação da metodologia peer instruction em salas de aula da rede pública estadual do Rio de Janeiro
spellingShingle Aplicação da metodologia peer instruction em salas de aula da rede pública estadual do Rio de Janeiro
Wanis, Rogério
Ensino de física
Ensino médio
Métodos de ensino centrados no aluno
Peer instruction
Ensino de física
Ensino médio
Método de ensino
Physics teaching
High school education
Learning methodologies student-centered
Peer instruction
title_short Aplicação da metodologia peer instruction em salas de aula da rede pública estadual do Rio de Janeiro
title_full Aplicação da metodologia peer instruction em salas de aula da rede pública estadual do Rio de Janeiro
title_fullStr Aplicação da metodologia peer instruction em salas de aula da rede pública estadual do Rio de Janeiro
title_full_unstemmed Aplicação da metodologia peer instruction em salas de aula da rede pública estadual do Rio de Janeiro
title_sort Aplicação da metodologia peer instruction em salas de aula da rede pública estadual do Rio de Janeiro
author Wanis, Rogério
author_facet Wanis, Rogério
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves, Marcos Veríssimo
Sales, Nilva Lúcia Lombardi
Espíndola, Aquino
Auler, Luiz Telmo
dc.contributor.author.fl_str_mv Wanis, Rogério
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
Ensino médio
Métodos de ensino centrados no aluno
Peer instruction
Ensino de física
Ensino médio
Método de ensino
Physics teaching
High school education
Learning methodologies student-centered
Peer instruction
topic Ensino de física
Ensino médio
Métodos de ensino centrados no aluno
Peer instruction
Ensino de física
Ensino médio
Método de ensino
Physics teaching
High school education
Learning methodologies student-centered
Peer instruction
description O peer instruction é uma metodologia centrada no aluno, voltada para a compreensão dos conceitos de uma dada disciplina. Nela, alunos devem, após uma breve exposição sobre um tópico da disciplina, responder a questões conceituais de múltipla escolha, chamadas conceptests, individualmente após um minuto ou dois para reflexão sobre a resposta correta. Dependendo do número de respostas corretas dadas em um primeiro levantamento das respostas escolhidas pelos estudantes, pode haver um momento de dois a três minutos onde os estudantes procuram colegas com respostas diferentes das suas, explicam o raciocínio seguido e tentam chegar a um consenso sobre a resposta correta. Após estas sessões de debate, o professor procede a um levantamento das novas respostas, e discute a resposta correta com os estudantes. Neste trabalho, descrevemos a experiência de aplicação da metodologia de ensino descrita acima a duas turmas de 1º ano do ensino médio do Colégio Estadual Dr. Antônio Fernandes, no município de Miguel Pereira, RJ ao longo do ano de 2014, cobrindo a ementa de Cinemática e Mecânica. Analisamos os resultados de desempenho dos estudantes ao responder aos conceptests, e verificamos os efeitos da metodologia sobre o engajamento dos estudantes sobre o processo de aprendizagem e sobre o interesse no estudo da disciplina de Física
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-27T18:49:05Z
2017-09-27T18:49:05Z
2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/4689
Aluno de Mestrado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/4689
identifier_str_mv Aluno de Mestrado
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823630082899968