Desenvolvimento e avaliação de uma sequência didática ativa baseada em jogos sobre oxirredução dentro de uma metodologia ativa de ensino de Química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Yuri Farias Tejo de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/216297
Resumo: Os processos de oxidação e redução estão entre os fenômenos mais comuns e versáteis da Química estando presentes em mecanismos bioquímicos, como respiração e nutrição, inorgânicos, como na corrosão dos metais, orgânicos, como na transformação de vinho em vinagre e físico-químicos, como nas eletrólises e pilhas. A oxidação e a redução também estão incluídas nos conteúdos considerados mais difíceis de se ensinar e aprender, tanto quando o contexto avaliado é o Ensino Médio quanto quando se avalia o Ensino Superior. Este trabalho desenvolveu e avaliou uma sequência didática ativa baseada em jogos para auxiliar o ensino e aprendizagem do conteúdo de oxirredução. Essa sequência está direcionada a todos os níveis de ensino e visa diminuir as dificuldades na transmissão do conteúdo, tornando-o mais agradável e divertido aos aprendizes. A sequência conta com três jogos eletrônicos (acessíveis por celular ou por computador) para ensinar conceitos, cálculos de NOX e balanceamento por oxirredução, além de uma atividade investigativa no formato de RPG para a avaliação. Para o desenvolvimento da sequência didática ativa, na etapa de criação dos jogos eletrônicos, foi utilizada a engine “Construct 3” que possibilita a criação de jogos multiplataformas sem a necessidade de se utilizar uma linguagem de programação e de maneira on-line. A sequência didática está disponível on-line, de maneira livre e gratuita para a sociedade, na forma de material pedagógico, podendo ser utilizada por outros professores e alunos interessados no tema. A pesquisa realizada foi do tipo qualitativa não experimental, exploratória, e utiliza, como desenho de pesquisa, um estudo de caso instrumental, com coletas de dados baseada em questionários, entrevistas e gravações para avaliar a sequência didática ativa baseada em jogos e sua efetividade quando se propõe a ser utilizada como uma ferramenta educacional. Os resultados foram positivos quanto à utilização da sequência educacional ativa, mostrando que esta pode ser utilizada em sala de aula. A sequência foi considerada divertida e capaz de transmitir e avaliar o conteúdo de oxirredução, de acordo com as respostas obtidas em questionário.
id UNSP_423f23fa1c35b9a63b743790b38fa97e
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/216297
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Desenvolvimento e avaliação de uma sequência didática ativa baseada em jogos sobre oxirredução dentro de uma metodologia ativa de ensino de QuímicaDevelopment and evaluation of an active didactic sequence in game based learning about Oxidation-Reduction within one Active Learning in ChemistryEletroquímicaJogosEnsinoMaterial didáticoMotivaçãoOs processos de oxidação e redução estão entre os fenômenos mais comuns e versáteis da Química estando presentes em mecanismos bioquímicos, como respiração e nutrição, inorgânicos, como na corrosão dos metais, orgânicos, como na transformação de vinho em vinagre e físico-químicos, como nas eletrólises e pilhas. A oxidação e a redução também estão incluídas nos conteúdos considerados mais difíceis de se ensinar e aprender, tanto quando o contexto avaliado é o Ensino Médio quanto quando se avalia o Ensino Superior. Este trabalho desenvolveu e avaliou uma sequência didática ativa baseada em jogos para auxiliar o ensino e aprendizagem do conteúdo de oxirredução. Essa sequência está direcionada a todos os níveis de ensino e visa diminuir as dificuldades na transmissão do conteúdo, tornando-o mais agradável e divertido aos aprendizes. A sequência conta com três jogos eletrônicos (acessíveis por celular ou por computador) para ensinar conceitos, cálculos de NOX e balanceamento por oxirredução, além de uma atividade investigativa no formato de RPG para a avaliação. Para o desenvolvimento da sequência didática ativa, na etapa de criação dos jogos eletrônicos, foi utilizada a engine “Construct 3” que possibilita a criação de jogos multiplataformas sem a necessidade de se utilizar uma linguagem de programação e de maneira on-line. A sequência didática está disponível on-line, de maneira livre e gratuita para a sociedade, na forma de material pedagógico, podendo ser utilizada por outros professores e alunos interessados no tema. A pesquisa realizada foi do tipo qualitativa não experimental, exploratória, e utiliza, como desenho de pesquisa, um estudo de caso instrumental, com coletas de dados baseada em questionários, entrevistas e gravações para avaliar a sequência didática ativa baseada em jogos e sua efetividade quando se propõe a ser utilizada como uma ferramenta educacional. Os resultados foram positivos quanto à utilização da sequência educacional ativa, mostrando que esta pode ser utilizada em sala de aula. A sequência foi considerada divertida e capaz de transmitir e avaliar o conteúdo de oxirredução, de acordo com as respostas obtidas em questionário.The oxidation and reduction processes are among the most common and versatile phenomena of chemistry being present in biochemical mechanisms such as respiration and nutrition, inorganic as in the corrosion of metals, organic as in the transformation of wine into vinegar, physicochemical as in electrolysis and batteries. Oxidation and reduction are also included in contents considered more difficult to teach and learn, both when the context evaluated is in high school and when evaluating higher education. This work developed and evaluated a active didactic sequence to assist in teaching and learning the content of oxidation-reduction, being directed to all levels of teaching, which aims to reduce the difficulties in transmitting the content making it more enjoyable and fun. The sequence has 3 electronic games (mobile or computer) to teach concepts, calculations of NOX and balancing by oxidation-reduction and an investigative activity in the RPG format for evaluation. For the development of the active didactic sequence, in the stage of creation of video games was used the engine "Construct 3" that allows the creation of cross-platform games without the need to use a programming language and in an online way. The didactic sequence will be made of open access society, in the form of pedagogical material, and can be used by other teachers and students interested in the subject. The research was of the qualitative type non-experimental, exploratory and uses as a research design an instrumental case study, with data collection based on questionnaires, interviews and recording to evaluate the Game-based learning and its effectiveness when it is proposed to be used as an educational tool. The results were positive regarding the use of the active educational sequence, showing that it can be used in the classroom. The sequence was considered fun and able to transmit and evaluate the oxidation-reduction content, according to questionnaire responses.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cebim, Marco Aurélio [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Araujo, Yuri Farias Tejo de2022-02-03T13:29:47Z2022-02-03T13:29:47Z2021-12-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21629731001017169P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-01T06:00:50Zoai:repositorio.unesp.br:11449/216297Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T13:37:20.948228Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento e avaliação de uma sequência didática ativa baseada em jogos sobre oxirredução dentro de uma metodologia ativa de ensino de Química
Development and evaluation of an active didactic sequence in game based learning about Oxidation-Reduction within one Active Learning in Chemistry
title Desenvolvimento e avaliação de uma sequência didática ativa baseada em jogos sobre oxirredução dentro de uma metodologia ativa de ensino de Química
spellingShingle Desenvolvimento e avaliação de uma sequência didática ativa baseada em jogos sobre oxirredução dentro de uma metodologia ativa de ensino de Química
Araujo, Yuri Farias Tejo de
Eletroquímica
Jogos
Ensino
Material didático
Motivação
title_short Desenvolvimento e avaliação de uma sequência didática ativa baseada em jogos sobre oxirredução dentro de uma metodologia ativa de ensino de Química
title_full Desenvolvimento e avaliação de uma sequência didática ativa baseada em jogos sobre oxirredução dentro de uma metodologia ativa de ensino de Química
title_fullStr Desenvolvimento e avaliação de uma sequência didática ativa baseada em jogos sobre oxirredução dentro de uma metodologia ativa de ensino de Química
title_full_unstemmed Desenvolvimento e avaliação de uma sequência didática ativa baseada em jogos sobre oxirredução dentro de uma metodologia ativa de ensino de Química
title_sort Desenvolvimento e avaliação de uma sequência didática ativa baseada em jogos sobre oxirredução dentro de uma metodologia ativa de ensino de Química
author Araujo, Yuri Farias Tejo de
author_facet Araujo, Yuri Farias Tejo de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cebim, Marco Aurélio [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Araujo, Yuri Farias Tejo de
dc.subject.por.fl_str_mv Eletroquímica
Jogos
Ensino
Material didático
Motivação
topic Eletroquímica
Jogos
Ensino
Material didático
Motivação
description Os processos de oxidação e redução estão entre os fenômenos mais comuns e versáteis da Química estando presentes em mecanismos bioquímicos, como respiração e nutrição, inorgânicos, como na corrosão dos metais, orgânicos, como na transformação de vinho em vinagre e físico-químicos, como nas eletrólises e pilhas. A oxidação e a redução também estão incluídas nos conteúdos considerados mais difíceis de se ensinar e aprender, tanto quando o contexto avaliado é o Ensino Médio quanto quando se avalia o Ensino Superior. Este trabalho desenvolveu e avaliou uma sequência didática ativa baseada em jogos para auxiliar o ensino e aprendizagem do conteúdo de oxirredução. Essa sequência está direcionada a todos os níveis de ensino e visa diminuir as dificuldades na transmissão do conteúdo, tornando-o mais agradável e divertido aos aprendizes. A sequência conta com três jogos eletrônicos (acessíveis por celular ou por computador) para ensinar conceitos, cálculos de NOX e balanceamento por oxirredução, além de uma atividade investigativa no formato de RPG para a avaliação. Para o desenvolvimento da sequência didática ativa, na etapa de criação dos jogos eletrônicos, foi utilizada a engine “Construct 3” que possibilita a criação de jogos multiplataformas sem a necessidade de se utilizar uma linguagem de programação e de maneira on-line. A sequência didática está disponível on-line, de maneira livre e gratuita para a sociedade, na forma de material pedagógico, podendo ser utilizada por outros professores e alunos interessados no tema. A pesquisa realizada foi do tipo qualitativa não experimental, exploratória, e utiliza, como desenho de pesquisa, um estudo de caso instrumental, com coletas de dados baseada em questionários, entrevistas e gravações para avaliar a sequência didática ativa baseada em jogos e sua efetividade quando se propõe a ser utilizada como uma ferramenta educacional. Os resultados foram positivos quanto à utilização da sequência educacional ativa, mostrando que esta pode ser utilizada em sala de aula. A sequência foi considerada divertida e capaz de transmitir e avaliar o conteúdo de oxirredução, de acordo com as respostas obtidas em questionário.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-22
2022-02-03T13:29:47Z
2022-02-03T13:29:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/216297
31001017169P2
url http://hdl.handle.net/11449/216297
identifier_str_mv 31001017169P2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128255506513920